IPv6 BelFibra Copel
-
Bom dia a todos,
Instalaram a belfibra aqui e gostaria se saber como que eu faço para passar o ipv6 para as maquinas da rede.
já tentei com o modem em modo ponte, dhcp6-pd e nada.
a copel me entrega um prefixo /64.
mais eu não consigo passar para as maquinas da rede o ip6.
Já vi vários tutoriais já fiz varias configurações (fixo,dhcpv6,ppoe) e nada o ipv6 não funciona para as maquinas da rede somente funciona interno no pfSense.
eu sou obrigado a receber um /56 ou /48 para que ele funcione? ou so um /64 ja consfigo fazer essas configurações.
eu fiz os testes de vpn com o ipv6, e funcionou muito bem, so que como a copel me entrega via dchp6-pd cada vez que o modem reinicia ele me
entrega um novo prefixo do ipv6.espero que alguem possa me ajudar.
desde já agradeço.
-
Dae TreeDark,
Tenho interesse no seu tópico, então estou meio que ressuscitando ele aqui.eu sou obrigado a receber um /56 ou /48 para que ele funcione?
Todas as minhas pesquisas indicam que sim. Mas eu habilitei um DIR-809 da d-link em uma rede, e percebi que ele faz um processo de passagem da rede /64 IPv6 como se fosse um AP, apesar de estar configurado como roteador, e fazer NAT do IPv4. Parece ser algum protocolo diferente, encontrei diversas situações: atap teredo and 6to4 , mas não entendi bem tudo ainda.
Ou seja, existe alguma alternativa para contornar o problema, mas no PFSense eu não encontrei ainda nenhuma configuração que faça o serviço.Se mais alguém estiver passando por isto e quiser se juntar a discussão, acredito que seria interessante.
Inclusive já abri uma reclamação no reclameaqui sobre a questão, mas eles são sabonete, e explicam que em redes residenciais a rede é /64 mesmo, mas para redes empresariais a coisa funcionaria bem, o que não é verdade, pois tenho clientes com IPv6 em rede empresarial que não conseguem rotear o IPv6 também.https://www.reclameaqui.com.br/copel-telecom/ipv6-64-slaac-nao-e-roteavel-no-firewall_zbQAzTqp5spllr-j/
Enfim, se aparecerem novidades estou curioso.
-
Beleza,
Cara eu já falei um monte com a copel tenho links um de 100 e outro de 150, ambos me entregam /64.
Eu percebi quando falava com eles que os atendentes não sabem o que estão falando eles pensam que queremos ipv4 e na verdade queremos um bloco ipv6 que não mude pode ser /48 ou /56 tanto faz.
Eu coloquei o modem em modo bridge e algumas vezes e ele recebeu um /56 mais de reiniciar ou refazer a conexão recebia de volta /64 dai /56 e por ai vai e sempre endereço aleatório mais agora não deixam mais usar em bridge.
Um dos atendentes chegou a falar que entregavam /64 para maior compatibilidade.
O próprio NICBR fala para os provedores entregarem no minimo um /56 para residencia e um /48 para empresas.
Não sei mais como fazer com que a copel entregue um bloco menor que /64 assim eles acabam com o principio do IPV6 não que acabe mais a segurança é 0 dessa maneira em questão de um firewall na rede não direto no micro.
Outra desculpa é o "ip direto" que não é o caso para mim. eu falei já para eles que não quero saber de ipv4 fixo eu somente quero receber o mesmo bloco ipv6 quando desligo e ligo o modem só isso.Fico no aguardo pra quem puder ajudar!!
-
Blz pessoal!
Primeiro gostaria de pedir desculpas por reviver um tópico tão antigo, mas com cada vez mais usuários tendo acesso a IPv6, essa dúvida vai ser cada vez mais comum.
Também sou usuário da Copel Telecom e adquiri um Netgate 3100 recentemente, estava a duas semanas tentando fazer o IPv6 funcionar, sem sucesso. Depois de ler e reler várias msgs, achei a msg de um usuário (razzfazz) com a solução.
Na interface WAN para que a interface consiga pegar um IPv6, habilitar as opções:
- Request a IPv6 prefix/information through the IPv4 connectivity link
- Only request an IPv6 prefix, do not request an IPv6 address
Pelo menos no meu caso que sou usuário da Copel Telecom e estou usando no modo bridge (o Pfsense que disca), funcionou. Não garanto que vai funcionar para os outros, com operadoras diferentes, mas se for uma situação parecida, vale a pena tentar.
PS.: é claro que o restante também tem que estar configurado corretamente, interface LAN (track interface), etc... E reinicie o Pfsense, descobri que muitas coisas acabam funcionando somente depois que o netgate é reiniciado, então quando tiver dúvida se funcionou ou não reinicie para ter certeza.