Tutorial Squid PFsense 2.0 RC3
-
Parabéns Breno,
A iniciativa de compartilhar faz muito bem para o mundo opensource e principalmente para quem compartilha.
att,
Marcello Coutinho -
Obrigado Marcelo. Vamos aguardar o retorno do pessoal que buscou e achou a ajuda necessária para ver se o trabalho está sendo bem feito e se o pessoal tá conseguindo resolver os problemas.
Abraços a todos e aguardo retorno do post.
ATT
Breno Alencar
-
Galera. Elaborei esse mini tutorial para tentar ajudar os nossos colegas que sentirem alguma dificuldade de configuração básica do squid. Conforme for evoluindo o tópico vou postando mais tutoriais avançados da ferramente squid. Espeço que gostem. Segue link:
Parabéns pela sua iniciativa…
Gostaria apenas de sugerir a sua participação no blog que estamos organizando: http://www.pfsense-br.org/blog/ - Ao invés de publicar seus textos no 4shared, porque não postar diretamente neste espaço que estamos tentando organizar?
Fica a dica! ;)
Post sobre o blog aqui no forum: http://forum.pfsense.org/index.php/topic,42042.0.html
Abraços!
Jack -
Vou postar os 2 tutoriais no novo canal. Peço desculpas por não ter faito antes. Obrigado pelo isentivo. Abraços a todos
-
Já que o tópico se trata do Squid + pfSense 2.0 RC3.
Eu estou tentando fazer com que a autenticação dos meus usuários seja transparente para eles.
Li vários artigos/dicas/posts a respeito de como o fazer, alguns nomes me chamaram a atenção como NTLM e Kerberos mas não me aprofundei pois estou me confundindo mais do que esclarecendo minhas duvidas.Sei que o pfSense não da suporte a este tipo de autenticação, teria alguma forma de fazer funcionar o Squid 2.7 desta maneira que mencionei anteriormente no pfSense?
Meu ambiente é um:
Windows Server 2008 R2 virtualizado com A/D;
pfSense 2.0 R3 virtualizado com Squid/SquidGuard; -
Voce pode instalar o samba no pfsense a partir dos pacotes do freebsd e colocar no domínio.
Duplique sua vm e faça os testes.
Autenticar via Kerberos no squid limita a transparência da autenticação a alguns browsers(ie7 ou mais, Firefox, chrome) dentro do Windows a partir do xp sp3 ou superior.
A vantagem do Kerberos é ser bem mais leve que o samba no que diz respeito a quantidade de consultas ao AD.
-
Quando você menciona instalar via pacote, você quer dizer via Ports/CVsup? ou baixar o pacote e compila-lo?
-
pkg_add -r nome_do_pacote.
O freebsd 8.1 ja é considerado archive para o pessoal do freebsd, portanto Voce tem duas opções. Procura o caminho completo do samba no FTP.freebsd.org na versão stable ou procura a 8.1 no FTP-archive.freebsd.org
-
Desculpe a falta de familiaridade com o FreeBSD. Terei que fazer uma procura manual no FTP a procura do pacote samba? Não tem outro método de procura?
-
para 64 bits:
http://ftp-archive.freebsd.org/pub/FreeBSD-Archive/ports/amd64/packages-8.1-release/Latest/
para 32 bits:
http://ftp-archive.freebsd.org/pub/FreeBSD-Archive/ports/i386/packages-8.1-release/Latest/
normalmente, só precisamos do pkg_add -r nome do pacote, mas no caso especifico da 8.1, precisamos do caminho completo ou seguir outros tutoriais para alterar o caminho padrão de busca por pacotes compilados.
-
Vou postar os 2 tutoriais no novo canal. Peço desculpas por não ter faito antes. Obrigado pelo isentivo. Abraços a todos
Show of ball @breno.uni.
Parabéns pela publicação. Esta é de fato a vocação do blog… Nosso objetivo não é substituir os forums e wikis oficiais do pfSense. Gostaríamos apenas de disponibilizar um espaço aberto a qualquer um que queira produzir documentação em pt_BR e não sabe onde publicar.
;)
Abraços!
Jack