Sarg 2.3.6 para pfsense

• @ccesario:

Marcello,

Parece que existe um problema com os argumentos.

Olhando os logs percebi que ao executar a atualização forçada, é gerado os seguinte log
    Apr 11 14:43:43 fw php: /pkg_edit.php: Sarg: force refresh now with '-d date +%d/%m/%Y-date +%d/%m/%Y' args and none action after sarg finish.

Porém ao executar o processo automático, ou seja pelo cron é gerado o seguinte log.
    Apr 11 15:00:01 fw php: : Sarg: force refresh now with '' args and  action after sarg finish.

att

Marcello, não seria aqui o problema ?
    84         if ($id > 0 && is_array($config['installedpackages']['sargschedule']['config'])){
    85                 $args=$config['installedpackages']['sargschedule']['config'][$id]['args'];
    86                 $action=$config['installedpackages']['sargschedule']['config'][$id]['action'];
    87                 }
    88         else{
    89                 $args=$_POST['args'];
    90                 $action=$_POST['action'];
    91                 }
    92         log_error("Sarg: force refresh now with '".$args."' args and ".$action." action after sarg finish.");

Já que o no cron ele passa 0 como parametro do ID !?

*0 /1 * * * root /usr/local/bin/php /usr/local/www/sarg.php 0

att,

• @ccesario:

Marcello, não seria aqui o problema ?
    84         if ($id > 0 && is_array($config['installedpackages']['sargschedule']['config'])){

testa com if ($id >= 0 && is_array($config['installedpackages']['sargschedule']['config'])){

Se funcionar me avisa para eu publicar o patch.

• @marcelloc:

testa com if ($id >= 0 && is_array($config['installedpackages']['sargschedule']['config'])){

Se funcionar me avisa para eu publicar o patch.

Marcello, pode publicar, funcionou certinho

Apr 11 18:00:01 fw php: : Sarg: force refresh now with '-d date +%d/%m/%Y-date +%d/%m/%Y' args and none action after sarg finish.
    Apr 11 19:00:01 fw php: : Sarg: force refresh now with '-d date +%d/%m/%Y-date +%d/%m/%Y' args and none action after sarg finish.

Porém o lance do cache ainda não está certo. Não está atualizando legal não.  Será que uma div+ajax não resolveria o problema?

att,

• @ccesario:

Marcello, pode publicar, funcionou certinho

ok, obirgado pelo feedback.

@ccesario:

Porém o lance do cache ainda não está certo. Não está atualizando legal não.  Será que uma div+ajax não resolveria o problema?

Olha o fonte do frame e verifica se existem na linha duas instruções para não fazer cache

• Sim, existe, eu já verifiquei.

• @ccesario:

Sim, existe, eu já verifiquei.

Tem mais alguma idéia para o browser não fazer cache disso sem reprogramar a interface?

Minha opinião é que dá para conviver com isso, já está bem melhor que antes.

• @marcelloc:

Tem mais alguma idéia para o browser não fazer cache disso sem reprogramar a interface?

Minha opinião é que dá para conviver com isso, já está bem melhor que antes.

Vou pensar em algo aqui  e fazer alguns testes.

Com certeza, da para conviver tranquilo. Apenas estou apontando isso como melhoria :) .. Já que que existem comentários sobre o assunto.

:D

• @ccesario:

Vou pensar em algo aqui  e fazer alguns testes.

Que tal a solução?

Algo com Javascript, utilizando a função Random?

Ao chamar a pagina a ser carregado no Frame, inclua um parametro na URL com o valor gerado pelo random.

var axel = Math.random() + "";
    var num = axel * 1000000000000000000;

<iframe src="/sarg_frame.php?preventcache=num" frameborder="0" width="100%" height="600"></iframe>

Tipo essa sugestão

http://support.google.com/dfa/partner/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=134572

O que acha?

• Você já testou?

• Na interface do Sarg ainda nao.
    Testei em outras paginas

Vou ver se consigo fazer um teste ainda hoje e lhe reporto

• Sugestão para NO CHACHE :)

–- sarg_reports.php.ORI        2012-04-11 21:35:52.000000000 -0300
    +++ sarg_reports.php    2012-04-11 21:50:33.000000000 -0300
    @@ -72,8 +72,12 @@

-

-                             <iframe src="/sarg_frame.php" frameborder="0" width="100%" height="600"></iframe>
    +

Testado com sucesso.

Quem mais puder testar e relatar, seria de grande ajuda.

att

• ccesario,

Posso testar..

Aproveitando tem como explicar esse codigo, inclusive o lance de "–-" e "+++". Desculpe se fugi do assunto
    mas gostaria de entender..para depois ajudar em projetos futuros..

• significa código que sai
    • significa código que entra
      :)

• @ccesario:

Testado com sucesso.

Quem mais puder testar e relatar, seria de grande ajuda.

att

Marcello com isso parece ter resolvido o problema por definitivo.

Chegou a testar ?

att

• Vou fazer isso hoje.

• fiz alteração..Acho que resolveu…

• Bom dia pessoal. Olha, eu fiz os meus agendamentos, seguindo as orientações do ccesario, só que não deu muito certo não.

1º: Tive que da um "Force Update" pra aparecer os relatórios de hoje (12/04), e realmente esta normal.

2º: Só que apagou os relatórios do dia anterior (12/04);

Eu tinha feito um agendamento de 5 em 5 minuntos, com rotare logs, e tava legal. só tava dando um erro quando ia virar o dia. (e pior que nem lembro mais como era a conf. direito)

O que foi que eu fiz de errado?

segue imagem de como esta os meus agendamentos e como ficou os relatórios.

abraços

• @thiagomespb:

fiz alteração..Acho que resolveu…

Aqui também!

Obrigado por testar e reportar!

;)

• @Babingthon:

Bom dia pessoal. Olha, eu fiz os meus agendamentos, seguindo as orientações do ccesario, só que não deu muito certo não.

1º: Tive que da um "Force Update" pra aparecer os relatórios de hoje (12/04), e realmente esta normal.

2º: Só que apagou os relatórios do dia anterior (12/04);

Bom, comigo está funcionando sem maiores problemas.

Segue um pequeno resumo das minhas configurações:

Tenho marcado as como configuração principal para meus relatórios as seguintes configurações: gerar o index e a opção de overwrite, além de outras opções.

Meus agendamentos estão definidos como

A cada hora, com o seguinte parâmetro :  -d date +%d/%m/%Y-date +%d/%m/%Y e sem nenhum rotate.
    A cada dia, com o seguinte parâmetro: -d date -v -1d +%d/%m/%Y-date -v -1d +%d/%m/%Y e com o rotate ativado.

Então a toda hora é gerado o report do dia atual sempre substituindo as informações antigas. E a 00 hora de cada novo dia é gerado um report do dia anterior fazendo um rotate, sendo assim os logs do squid/squidguard são zerados a cada novo dia e os relatórios estão sempre atualizados a cada hora.

:)

Segue abaixo as imagens da minha configuração.

• ccersario,

vi que vc usa o squid.. só que algumas pessoas estão usando o squidguard.. vai funcionar ??

• @mantunespb:

ccersario,

vi que vc usa o squid.. só que algumas pessoas estão usando o squidguard.. vai funcionar ??

Sim vai, eu uso o squidGuard também, nessa máquina eu não ativei ainda.

Vou ativá-lo ainda hoje.

• Bom dia pessoal,

Preciso de uma ajuda (já procurei nesse tópico, porém não achei). O problema é o seguinte… Meu relatório funciona perfeitamente, porém nos sites acessados de cada Ip, em vez de haver o nome do site (www.uol.com.br, www.terra.com.br, etc) o relatório imprime algo como .***.***. (o que seria o ip em asterisco)....
    Alguém sabe alguma solução??

Obrigado desde já!!

• @lorenzobrazuna:

O relatório imprime algo como .***.***. (o que seria o ip em asterisco)….
    Alguém sabe alguma solução??

Basta desmarcar a opção privacy na aba de configurações do sarg e gerar novamente os relatórios.

• @marcelloc:

Basta desmarcar a opção privacy na aba de configurações do sarg.

Nuuss, falha minha em não ter percebido. Obrigado! Funcionou!
    E parabéns pelo projeto, da de 10 a 0 no LightSquid (ao menos eu acho).

Obrigado.

• Testei e funcionou.  :)

coloquei também um rand no sarg_frame para dificultar o cache das outras paginas de relatórios.

Publiquei as alterações sem mudar a versão.

• Opa,

Agora o frame tá atualizando legal.

Vou monitorar no fds pra ver como fica os agendamentos.

• Pessoal, boa tarde.
    Faço uso do Squidguard e ao tentar gerar o Sarg, recebo a seguinte mensagem:

1 Cannot delete /usr/local/www/sarg-reports/12apr2012-16apr2012/d10_0_3_37.html - No such file or directory

2 Error: Could not find report index file.
    Check sarg settings and try to force sarg schedule.

Tudo o que já foi feito é:
    Reinstalação do pacote,
    Modificação no sarg.conf, permissões nos diretórios.

Alguma ideia para o problema?
    Obrigado à todos.

• @electron:

Alguma ideia para o problema?

Você já tentou agendar uma execução do sarg(aba schedule)?
    você habilitou os logs no squid?

• Você já tentou agendar uma execução do sarg(aba schedule)?
    você habilitou os logs no squid?

Sim, as duas opções.

• Olá!

Estou com o SARG em ambiente de produção em dois clientes, funciona 100%, inclusive para Squidguard.

Uma sugestão seria aumentar o tamanho das fontes nos relatórios que ele gera pois a leitura fica cansativa.

• Marcello, depois quando tiver um tempinho, por favor verifique aquela sugestão  que lhe encaminhei referente ao log do squidGuard.

Quando o Log esta definido para o SquidGuard e por acaso o squidGuard não esteja ativado, o sarg não completa o processo na geração do relatório.

att,

• pessoal, num teria como tipo o SARG filtar mais os sites? Tipo assim, eu olhando os relatórios, percebo que o usuario acessa um unico site, so que ele "pega" tudo que foi acessado, os .gif, .jpg e etc.

num teria como configurar não, procurei mais nao achei nada parecido.

abraços

• Desmarca o show full url in report na aba de configurações.

• vlw marcello, vou testar aqui.

sim, o negocio do frame deu certo sim viu!!

abraços.

• pessoal, tou com uma dúvida. estou começando a realizar meus "bloqueios" aqui, me orientando pelo SARG, so que aconteceu o seguinte:

tenho aqui o squidguard, em que tenho cadastrado em grups ACL cada setor com seus respectivos computadores. eu tenho aqui uma VM em que coloca o ip dela no setor onde quero bloquear/testar os acessos. tou olhando aqui os acessos de uma maquina,  em ACESSED SITE, tem o site www.estadao.com.br, aonde quando clico nele aparece bloqueado. a minha duvida esta ai, como o nome diz, ACESSED SITE (sites acessados), num era pra mostrar o site nessa tela, em vez de mostrar ele bloqueado nao?

deu pra entender?

abraços.

• Pessoal, alguém conseguiu habilitar o algum método de proteção ao acessar o sarg-reports ?

http://pfsenseip/sarg-reports (está liberado  para qualquer um acessar)

Verificando a configuração do  lighttpd, parece que ele tem o modulo de autenticação mod_auth. , mais não seria seria interessante mudar isso manualmente.

Existe alguma boa prática para realizar isso no pfsense?!

att,

• @ccesario:

Existe alguma boa prática para realizar isso no pfsense?!

Já fazemos quase tudo com o php buscando os htmls no disco. O primeiro passo seria mudar a pasta onde o sarg publica os arquivos para um diretorio fora do /usr/local/www.

O segundo passo é melhorar o php para acertar o link das imagens.

Não é simples mas também não é impossível.

• bom dia pessoal, rapaz até que enfim o meu SARG tá funcionando perfeitamente. Obrigado ao pessoal ai, vai se de muito ajuda aqui no meu trabalho.

abraços.

• Marcelo,

Resolvi excluir o sarg pq estava aumentando o espaço no HD, porem notei que os relatorios ainda ficaram no pfsense. Qual seria
    a manteira de excluir estes relatórios.. Pq que a simples excluir do pacote nã remove tudo que é relacionado ao mesmo ??

• @thiagomespb:

Marcelo,

Resolvi excluir o sarg pq estava aumentando o espaço no HD, porem notei que os relatorios ainda ficaram no pfsense. Qual seria
    a manteira de excluir estes relatórios.. Pq que a simples excluir do pacote nã remove tudo que é relacionado ao mesmo ??

Por padrão os relatórios são gerados no seguinte diretório /usr/local/www/sarg-reports/.

A remoção do pacote não remove os relatórios gerados, para isso basta remover o diretório /usr/local/www/sarg-reports/ ;)

att,

Log in to reply