[OFF-TOPIC] Mercado de appliances de segurança mantém ritmo forte



  • Buenas!

    Esta é uma notícia que tem relação direta com o nosso pfSense, haja vista que ele vem embarcado em um número cada vez maior de appliances ou "soluções proprietárias" (sendo o motor de arranque destas últimas).

    De acordo com um estudo divulgado pelo IDC nesta segunda-feira (2), o mercado global de appliances de segurança cresceu tanto em termos de receita como em unidades vendidas pelo oitava vez consecutiva no primeiro semestre de 2012. O faturamento mundial dos fabricantes cresceu 9,7% sobre o ano anterior, para US$ 1,9 bilhões, e as remessas cresceram 12,9%, para mais de 511 mil unidades.

    As participações de mercado combinadas dos cinco maiores fornecedores globais aumentaram para 50,7% no primeiro trimestre de 2012. A Cisco continua liderando com participação de 18,4% da receita, enquanto a Check Point ficou em segundo lugar com quota de 12,7% e receita 25,9% maiores. A Juniper foi o único dos grandes fornecedores que perdeu participação (0,7%) e teve um aumento de receita modesto (+0,8%). McAfee e Fortinet ganharam cerca de meio por cento de share em relação ao mesmo período do ano anterior, ambas com forte crescimento de receitas (18,1% e 24,2%, respectivamente).

    O segmento de firewalls/VPN obteve o maior crescimento de receita (23,3%, correspondente a 28,3% do mercado total de appliances de segurança) no trimestre. Isso se deve em grande parte ao crescimento da Cisco e ao forte trimestre em SRX da Juniper, apesar da redução em outras partes do portfólio. O mercado de Unified Threat Management (UTM) representou 28,5% de receitas e cresceu 12,2%.

    Continue lendo no link original da notícia: http://www.ipnews.com.br/telefoniaip/index.php/seguranca/categorias-de-seguranca/seguranca/24700-mercado-de-appliances-de-seguranca-mantem-ritmo-forte.html

    Abraços!
    Jack



  • Interessante, aqui na empresa a demanda por soluções em Appliance tem crescido bastante.

    Estou inclusive buscando informações de RBs compativeis com o PFSense que possam ser compradas no brasil, mas não tenho obtido muito sucesso.



  • @LFCavalcanti:

    Estou inclusive buscando informações de RBs compativeis com o PFSense que possam ser compradas no brasil, mas não tenho obtido muito sucesso.

    Isso porque não temos nenhum grande distribuidor nacional deste tipo de hardware. Os hardware de fora são caros ou com poucos recursos… Em ambos os casos, acaba inviabilizando negócios.

    De qualquer forma, a matéria faz uma referência mais abrangente a questão do Appliance (mais na ideia do UTM do que do hardware "engavetado")!

    Abraços!
    Jack



  • Sim sim, e podemos enquadrar ai as soluções Mikrotik, Ubiquiti e afins. Não são exatamente do mesmo "ramo", mas a popularização dessas soluções tem ajudado.

    Hoje estou usando Intel Atoms para Servidores de "micro" porte. Mas comprar uma Appliance para isso não parece interessante.

    Pesquisei no eBay e da pra montar com RB e Case com $ 400, só que adicionando importação, fica mais caro do que o PC com Atom, por isso estou procurando algo nacional.


Locked