Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Faixa de IP na rede wireless instável

Portuguese
    4
    14
    2827
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      MarcioMacedo last edited by

Saudações, sou novo por aqui e tenho aprendido muito com os tópicos.
      Tenho um server pfsense rodando como firewall e fechando uma VPN em outro server. o máquina que está com o pfsense recebe a conexão de internet numa placa de rede e distribui a conexão através de um roteador wirelless (Roteador Wireless N 150M Modelo TL-WR741ND) Estou conectando por uma porta LAN. O DHCP do roteador está desabilitado (Estou usando o DHCP do pfsense).
      As máquinas que usam a conexão via cabo, funcionam perfeitamente, mas as máquinas que usam a conexão via wireless só permanecem conectadas por um período, depois elas perdem a conexão. Quando vou verificar o IP e máscara de rede que a máquina está usando, não é a mesma faixa de IP configurados na rede. Então reinicio o pfsense e a conexão é restabelecida (mas só por algumas horas).

Alguém pode me ajudar?  ???

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • S
        suportefloripa last edited by

Se vc reiniciar o Router Wireless e não o pfSense, funciona? Eu tive um problema parecido uma vez e era um problema no Router.

• M

Não, não funciona. Só volta a wireless quando reinicio o servidor.

• S

As configurações me parecem estar corretas, pode ser algum problema no router mesmo. já tentou com outro?

• M

Esse router é novo.

• S

O ip do router está na mesma faixa de ip da lan do pfsense?

• M

Sim, está na mesma faixa.
                  Gateway padrão 10.0.1.1
                  Servidor DHCP 10.0.1.1
                  Router 10.0.1.2

• S

Então nao sei mais. fiquei sem opções. espero que mais alguém apareça para ajudar. pra mim parece tudo certo. o cabo que vai do router até o pfsense está ok?

• M

Está, a rede cabeada funciona, a que cai é apenas wireless.
                      Quando a wireless cai, eu vou status da conexão (na máquina cliente) e vejo que o IP não é mais 10.0.1.247, fica 198.0…. e a máscara de Sub-rede também muda.

• J
                        johnnybe last edited by

Eu faria alguns testes: alterar o numero do canal no roteador wireless, verificar se não existe alguma fonte que possa estar atrapalhando o sinal transmissão/recepção e por fim, substituir o roteador por outro de outra marca.
                        Mas existe um outro detalhe: certa vez descobri que uma máquina específica, com NIC wireless Realtek, causava a queda do sinal wireless em todas as outras. Bastou trocar a placa de rede daquela máquina e o problema desapareceu. Eu faria alguns testes neste sentido também.

• L
                          lorigas last edited by

Boa noite Marcio

Só me tira uma duvida. Pelo que eu entendi o PFSense é o gateway da sua rede e está efetuando o roteamento da internet e o DHCP. Pra que configurar o wireless em modo router?

Configure ele para trabalhar como access point!

Faça o teste e tenho quase certeza que resolve. O problema está sendo o router wireless conflitando roteamento com o pfsense!

Fica a dica!!!

• J
                            johnnybe last edited by

@LCantano:

O problema está sendo o router wireless conflitando roteamento com o pfsense!

Não foi isto que entendi, afinal o Marcio disse que o Roteador dele está configurado na mesma rede que o pfSense, com o DHCP desabilitado e portanto não acredito que seja problema de conflito e rotas. Veja o post anterior do Marcio:

@MarcioMacedo:

Gateway padrão 10.0.1.1
                            Servidor DHCP 10.0.1.1
                            Router 10.0.1.2

• L
                              lorigas last edited by

@johnnybe:

@LCantano:

O problema está sendo o router wireless conflitando roteamento com o pfsense!

Não foi isto que entendi, afinal o Marcio disse que o Roteador dele está configurado na mesma rede que o pfSense, com o DHCP desabilitado e portanto não acredito que seja problema de conflito e rotas. Veja o post anterior do Marcio:

@MarcioMacedo:

Gateway padrão 10.0.1.1
                              Servidor DHCP 10.0.1.1
                              Router 10.0.1.2

Então Jonnybe desculpe se eu fiz confusão

Eu tinha entendido que ele tinha setado no router wireless IP/mask e gw. Com essa configuração o router wireless continua funcionando como router sem atribuição de ip e isso é que pode causar este tipo de conflito. Falo isso pois já tive essa experiência com router wireless d-link mesmo sem dhcp ativado depois de um tempo atribuindo ele atribuia ip default dele para as maquinas. Foi só configurá-lo como access point que o problema foi solucionado.

Obrigado pela orientação e desculpe a informação equivocada.

• J
                                johnnybe last edited by

@LCantano:

Então Jonnybe desculpe se eu fiz confusão

Eu tinha entendido que ele tinha setado no router wireless IP/mask e gw. Com essa configuração o router wireless continua funcionando como router sem atribuição de ip e isso é que pode causar este tipo de conflito. Falo isso pois já tive essa experiência com router wireless d-link mesmo sem dhcp ativado depois de um tempo atribuindo ele atribuia ip default dele para as maquinas. Foi só configurá-lo como access point que o problema foi solucionado.

Obrigado pela orientação e desculpe a informação equivocada.

LCantano,

Antes de mais nada, não é preciso pedir tanta desculpas por isto. Na minha opinião, qualquer tentativa em ajudar, colaborar, passar experiências que vivemos no dia-a-dia, são muito bem vindas! Mesmo quando a gente se equivoca, seja por que for. É humano.
                                Cada roteador tem lá suas particularidades e, alguns, são péssimos de interface. Para não falar dos modem.  ::)
                                Portanto, não esquenta não. Continue compartilhando suas experiências, por favor.

• First post
                                  Last post

Products

• Platform Overview
                                • TNSR
                                • pfSense
                                • Appliances

Services

• Training
                                • Professional Services

Support

• Subscription Plans
                                • Contact Support
                                • Product Lifecycle
                                • Documentation

News

• Media Coverage
                                • Press
                                • Events

Resources

• Blog
                                • FAQ
                                • Find a Partner
                                • Resource Library
                                • Security Information

Company

• About Us
                                • Careers
                                • Partners
                                • Contact Us
                                • Legal
                                Our Mission

We provide leading-edge network security at a fair price - regardless of organizational size or network sophistication. We believe that an open-source security model offers disruptive pricing along with the agility required to quickly address emerging threats.

Subscribe to our Newsletter

Product information, software announcements, and special offers. See our newsletter archive to sign up for future newsletters and to read past announcements.

© 2021 Rubicon Communications, LLC | Privacy Policy