Transformar notebook em "servidor wifi"
-
Senhores, possuo os seguintes equipamentos:
Notebook com entrada Ethernet e Wireless
MiniModem 4GB da Claro ZTE MF79S
Roteador ASUS modelo: RT-AC51U | AC750
A ideia seria: Instalar o PFsense no Notebook e usar em conjunto com o roteador para fornecer Wifi aos visitantes. Só que, precisaria ser criado uma tela de login, aonde, quando o cliente conectasse no wifi fosse direcionado a ela para inserir dados como: Nome, Telefone, Email, para que posteriormente fosse usado para fins de marketing. Esse "sistema" seria usado em eventos externos, aonde qualquer colaborador da empresa simplesmente chegaria e ligaria o notebook e roteador em um canto e deixaria a mágica acontecer.
Esse Roteador ASUS possui entrada USB para MiniModem, funciona perfeitamente convertendo o 4GB para WIreless.
Tentei conectar o MiniModem direto no notebook, mas o PfSense não o reconhece. Pesquisei e vi que esse modelo não é compatível, por isso uso em conjunto com o roteador.
Eis os problemas:
- O Notebook obviamente, só possui uma entrada Ethernet, que é listada como WAN no Pfsense
- O Wifi integrado não aparece, nem mesmo quando conecto um USB Wireless
Existe alguma forma de fazer esse "sistema" nessas configurações atuais? Ou precisaria por exemplo, espetar um adaptador USB RJ45?
Nos testes que estou realizando, estou deixando assim:
- Um cabo de rede sai da porta Ethernet do notebook e vai para porta 1 do roteador
- Feito isso, eu consigo acessar o Pfsense da rede, fazer as configurações, etc.
Está certo esse formato? Pois no PFsense ele recebe o IP DHCP vindo do roteador, e lista como WAN, ao invés de LAN.
E referente a tela de cadastro que solicita essas informações, é possível fazer pelo próprio captive portal do Pfsense, ou é necessário o Freeradius também?