Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Upload (ou upstream) muito lento (2.4.1)

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    22 Posts 12 Posters 5.9k Views 6 Watching
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • C Offline
      Caverna
      last edited by

Pessoal, boa tarde!

Reabrindo o Tópico*

Estava utilizando Edgerouter da Ubiquiti. Sem problemas de Upload! Recentemente com a atualização do pfsense para a versão 2.4.1, resolvi voltar ao pfsense e me deparei exatamente com o mesmo problema que tive e resolvi reabrir o tópico pela terceira vez.

Após a atualização 2.3.4 passou a acontecer algo muito estranho. Uma EXTREMA LENTIDÃO no UPLOAD.

O pfsense não passa de 500Kbits de UPLOAD, quando o limite deveria ser 15Mbits. Dependendo a  quantidade de dispositivos fica impossível enviar uma imagem de 15KB via whatsapp de um celular dentro da rede. Enviar 1 e-mail com um anexo de 1 MB então e quase impossível.

Nao houve nenhuma manutenção ou mudança no pfsense.

Quando desativo o pfsense e deixo o Modem (como router) ou mesmo com outro Roteador (asus) e o modem ainda em bridge esse problema não acontece e tudo volta ao normal.

O que já fiz:

• Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup    = Resultado Lentidão Upload
      • Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
      • Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.4.1) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
      • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4)  e configuração do zero  = Resultado Lentidão Upload
      • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup        = Resultado Lentidão Upload
      • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.4.1) e configuração do zero    = Resultado Lentidão Upload

Modem da Net e o Arris.

Tenho se seguinte topologia.

Modem Arris em bridge >> pfsense wan DCHP  pegando IP valido >> Lan (192.168.0.x)

Algumas regras de NAT e OpenVPN. Nada demais.. cerca de 25 dispositivos conectados simultaneamente.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • H Offline
        hunterjn
        last edited by

Boa tarde,

chegaste a fazer alguma atualização de versão, implantação de Squid ou outro pacote?

Juan Damo - Network Administrator

Principal área: TCP/IP (Modo escovar bits)

Também posso te ajudar com Cisco Systems, Windows Server e Zabbix.

https://www.facebook.com/hunterjn

https://juandhelper.wordpress.com/

• C Offline
          Caverna
          last edited by

Somente o upgrade para a ultima versao do pfsense.

Nao tenho nenhum pacote instalado. Nem Squid…

• T Offline
            tomaswaldow
            last edited by

Instalação nova, teste com outro hardware já fez?

Tomas @ 2W Consultoria

• C Offline
              Caverna
              last edited by

Instalação nova não!!

Vou tentar via máquina  virtual.

Está nos meus planos fazer isso mas devido ao trabalho deixei por último.

Até pq não me ajudaria a entender qual a raiz do problema.

Mas obrigado!

• C Offline
                Caverna
                last edited by

Boa noite…

Fiz um novo teste. Liguei o Modem da net no modo roteador com DCHP ativado (logo, não está mais em bridge), reservei um ipfixo para o pfsense e coloquei ele na DMZ do modem da Net.

Melhorou o upload... agora bati 1 mbit ... mas ainda longe dos 5 mbits que consigo quando dou um bypass no pfsense.

Penso que o pfsense esteja fazendo algum tipo de filtro.

Tentei fazer o speedtest (http://www.speedtest.net/) e o resultado é baixo ainda... alguém sabe dizer o motivo?

Abraço,
                Caverna

• T Offline
                  tomaswaldow
                  last edited by

Filtro não tem, e ele é bem ajustado por padrão para performance de rede.
                  Se puder faça um teste com instalação limpa, sem regras, com apenas a regra padrão.
                  Ou mesmo restaurar as configurações de fabrica.

Tomas @ 2W Consultoria

• C Offline
                    Caverna
                    last edited by

Pessoal, voltando com algumas informações. (2o. updade!)

Realizei um instalação do ZERO em outra máquina e tudo voltou ao normal. Pfsense 2.3.2.

Navegação dentro dos padrões contratados da NET.

Então, após esse teste, peguei o equipamento original e fiz um reset para as configurações de fábrica. Para minha surpresa: Não funcionou, inclusive passei a ter problemas com as interfaces de rede e algumas mensagens estranhas na console.

Daí não tive mais outra opção senão refazer a instalação do zero. Resultado: Problema resolvido e tudo funcionando normalmente.

Agora me resta e refazer a configuração novamente!! VPN .. regras.. e por ai vai.

Mas faz parte. O que me incomoda é não ter a solução disso… mas faz parte.. infelizmente não tenho o tempo que gostaria pra fazer troubleshooting.

Até agora o vilão me parece o upgrade pra versão 2.3.2.

Abraço...

• H Offline
                      hunterjn
                      last edited by

Provavelmente algum arquivo de sistema danificou.
                      Para não teres mais estes imprevistos, realize um backup a cada alteração no pfSense. Nem que seja só um backup das configurações para um xml.

Juan Damo - Network Administrator

Principal área: TCP/IP (Modo escovar bits)

Também posso te ajudar com Cisco Systems, Windows Server e Zabbix.

https://www.facebook.com/hunterjn

https://juandhelper.wordpress.com/

• C Offline
                        Caverna
                        last edited by

Já havia tentado restaurar o backup, mas sem sucesso.

Não sei dizer o que houve… Infelizmente sem identificar a causa raiz, apenas foi resolvido com uma instalação nova. bom .. faz parte.

Abraço pessoal e valeu a ajuda.

Moderador, pode fechar o tópico.

• C Offline
                          Caverna
                          last edited by

Pessoal, boa noite!

Estou reabrindo o tópico pq o problema voltou a ocorrer. Exatamente após o upgrade 2.3.4.

A velocidade de Upload fica limitada a alguns Kbits .. nunca passa de 500kbits. A velocidade de Download não sofre nenhum problema. Só o Upload.

Fica inviável até utilizar o Whatsapp.

O que já fiz:

• Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup = Resultado Lentidão Upload
                          • Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
                          • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4)  e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
                          • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup = Resultado Lentidão Upload

O que resolveu (contornou!)

• Mesmo hardware - Instalação Sophos Home Edition (9.5) = SEM LENTIDÃO no UPLOAD.
                          • Roteador Wireless (Asus RT-AC66U) como Router recebendo IP do Arris (NET) = SEM LENTIDÃO no UPLOAD

Com isso, isolei o problema no Pfsense e já sei que não é o Hardware e também não é nenhum configuração feita por mim após a instalação visto que estou com o mesmo problema de lentidão em uma instalação zerada.

A questão é QUAL É O PROBLEMA? Qual configuração que foi alterada no upgrade que pode ter causado isso?

Alguém já passou por algo parecido?

Abraço,
                          Caverna

• C Offline
                            carlosvalter
                            last edited by

Opa amigo estou com o mesmo problema com essa atualização 2.3.4. Já fiz diversas alterações, mas nada resolveu.

Quando desativo o proxy no cliente, os upload funciona normal.

• R Offline
                              Raniel
                              last edited by

Boa Tarde.
                              Provavelmente seja outro cas, mas tive um problema bem parecido quando atualizei para 2.3.4, só que estava o down e up baixos.

Tinha uma regra para câmeras dentro de Firewall> Traffic Shaper> Limiters  para limitar o tráfego, mas com a atualização acabou gerando a regra para toda a rede e não apenas para o IP das câmeras, então apaguei o limitador e funcionou.

• C Offline
                                carlosvalter
                                last edited by

Dei uma olhada e não tenho nenhuma regra em Traffic Shaper.

Ainda não descobri a solução.

E me desculpe a ignorância, mas o que é CAS?

• C Offline
                                  Caverna
                                  last edited by

Reabrindo o tópico.

Será que ninguém mais sofre com esse problema?

Abraço.

• T Offline
                                    Thionas
                                    last edited by

Bom dia pessoal, também estou com o mesmo problema, recentemente instalamos um link de 100 mbps para redundância com outro de 10 mbps. O dowload está normal, mas o upload está muito baixo, nas maquinas da rede não passa de 7 mbps, o estranho é que em meu pc fica normal entre 89 mbps o up, mas nos outros está chegando somente 7mb.
                                    De pacotes utilizamos Captive portal mas sem limitar a banda, utilizo também squid e lightsquid.
                                    Estou utilizando a versao 2.4.2-release-p1 (amd64) maquina fisica, o que pode ser? alguém tem uma ideia?

• G Offline
                                      gfcf
                                      last edited by

Estou com o mesmo problema...
                                      Antes o download e upload estavam baixos....
                                      Zerei as configurações no shell e reiniciei, configurei novamente... A taxa de download tá ok, mas upload tá um desastre...
                                      Estou usando a versão 2.4.3 release p1
                                      Em sistema, avançado, rede, marquei a opção: Hardware Checksum Offloading
                                      Em ajuste de sistema já inseri a regra: kern.ipc.nmbclusters valor: 131072
                                      E até o momento nada de resolver...
                                      Estou começando a achar que pode ser questão de driver da placa de rede.
                                      Estou usando 3 placas realtek gigabit e 1 placa 100mbit
                                      Encontrei esse tópico: https://www.netgate.com/docs/pfsense/hardware/tuning-and-troubleshooting-network-cards.html
                                      Fiz algumas alterações, mas sem sucesso..
                                      Se alguém tiver resolvido, favor nos ajudar...

• marcellocM Offline
                                        marcelloc
                                        last edited by

Como fica a velocidade negociada entre a interface do modem e o pfsense?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• leobozziL Offline
                                          leobozzi
                                          last edited by

Estou na mesma. Olha aqui meu ambiente e o que tentei.

implantei um Pfsense 2.4.1 esse fds, e um problema de upload tá me tirando o sossego. Tenho o seguinte cenário:
                                          1 WAN - conectada direta no modem em modo Bridge (OI Velox - lixo)
                                          1 LAN
                                          O upload está baixissimo, down ta ok
                                          Então vendo isso, fiz várias tentativas
                                          Troquei a operação do modem para Router e nada
                                          restaurei o pfsense para configuração de fabrica e nada
                                          restaurei o modem e tentei configurar novamente para rotear e nada
                                          Voltei o modem para Bridge e nada
                                          fiz uma instalação limpa do pfsense e nada
                                          atualizei o pfsense para a ultima versão e nada
                                          Deixei basicão após o constatar o problema
                                          Deixei todas as regras padrão e somente fiz uma para um server 2008 de fora para dentro que tá ridículo

Se configuro o modem como roteador, server dhcp, redirecionamento para o server windows fica ótimo, upload e down ótimos. Ele fica espetado no Switch

Alguém já passou por isso? Não troquei a placa de rede WAN do Server para ter certeza se é hardware.

• F Offline
                                            Franco097
                                            last edited by

Bom pessoal, estávamos com o mesmo problema em um cliente nosso e resolvemos removendo essas duas informações da imagem abaixo. Aparentemente o problema é o driver da placa de rede.
                                            System->Advanced->Networking->Network Interfaces

upload dica.png .

G 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                                            • First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.