Navigation

Netgate Discussion Forum
    • Register
    • Login
    • Search
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search

Upload (ou upstream) muito lento (2.4.1)

Portuguese
    12
    22
    3749
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • C
      Caverna last edited by

Pessoal, boa tarde!

Reabrindo o Tópico*

Estava utilizando Edgerouter da Ubiquiti. Sem problemas de Upload! Recentemente com a atualização do pfsense para a versão 2.4.1, resolvi voltar ao pfsense e me deparei exatamente com o mesmo problema que tive e resolvi reabrir o tópico pela terceira vez.

Após a atualização 2.3.4 passou a acontecer algo muito estranho. Uma EXTREMA LENTIDÃO no UPLOAD.

O pfsense não passa de 500Kbits de UPLOAD, quando o limite deveria ser 15Mbits. Dependendo a  quantidade de dispositivos fica impossível enviar uma imagem de 15KB via whatsapp de um celular dentro da rede. Enviar 1 e-mail com um anexo de 1 MB então e quase impossível.

Nao houve nenhuma manutenção ou mudança no pfsense.

Quando desativo o pfsense e deixo o Modem (como router) ou mesmo com outro Roteador (asus) e o modem ainda em bridge esse problema não acontece e tudo volta ao normal.

O que já fiz:

• Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup    = Resultado Lentidão Upload
      • Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
      • Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.4.1) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
      • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4)  e configuração do zero  = Resultado Lentidão Upload
      • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup        = Resultado Lentidão Upload
      • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.4.1) e configuração do zero    = Resultado Lentidão Upload

Modem da Net e o Arris.

Tenho se seguinte topologia.

Modem Arris em bridge >> pfsense wan DCHP  pegando IP valido >> Lan (192.168.0.x)

Algumas regras de NAT e OpenVPN. Nada demais.. cerca de 25 dispositivos conectados simultaneamente.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • H
        hunterjn last edited by

Boa tarde,

chegaste a fazer alguma atualização de versão, implantação de Squid ou outro pacote?

Juan Damo - Network Administrator

Principal área: TCP/IP (Modo escovar bits)

Também posso te ajudar com Cisco Systems, Windows Server e Zabbix.

https://www.facebook.com/hunterjn

https://juandhelper.wordpress.com/

• C
          Caverna last edited by

Somente o upgrade para a ultima versao do pfsense.

Nao tenho nenhum pacote instalado. Nem Squid…

• T
            tomaswaldow last edited by

Instalação nova, teste com outro hardware já fez?

Tomas @ 2W Consultoria

• C
              Caverna last edited by

Instalação nova não!!

Vou tentar via máquina  virtual.

Está nos meus planos fazer isso mas devido ao trabalho deixei por último.

Até pq não me ajudaria a entender qual a raiz do problema.

Mas obrigado!

• C
                Caverna last edited by

Boa noite…

Fiz um novo teste. Liguei o Modem da net no modo roteador com DCHP ativado (logo, não está mais em bridge), reservei um ipfixo para o pfsense e coloquei ele na DMZ do modem da Net.

Melhorou o upload... agora bati 1 mbit ... mas ainda longe dos 5 mbits que consigo quando dou um bypass no pfsense.

Penso que o pfsense esteja fazendo algum tipo de filtro.

Tentei fazer o speedtest (http://www.speedtest.net/) e o resultado é baixo ainda... alguém sabe dizer o motivo?

Abraço,
                Caverna

• T
                  tomaswaldow last edited by

Filtro não tem, e ele é bem ajustado por padrão para performance de rede.
                  Se puder faça um teste com instalação limpa, sem regras, com apenas a regra padrão.
                  Ou mesmo restaurar as configurações de fabrica.

Tomas @ 2W Consultoria

• C
                    Caverna last edited by

Pessoal, voltando com algumas informações. (2o. updade!)

Realizei um instalação do ZERO em outra máquina e tudo voltou ao normal. Pfsense 2.3.2.

Navegação dentro dos padrões contratados da NET.

Então, após esse teste, peguei o equipamento original e fiz um reset para as configurações de fábrica. Para minha surpresa: Não funcionou, inclusive passei a ter problemas com as interfaces de rede e algumas mensagens estranhas na console.

Daí não tive mais outra opção senão refazer a instalação do zero. Resultado: Problema resolvido e tudo funcionando normalmente.

Agora me resta e refazer a configuração novamente!! VPN .. regras.. e por ai vai.

Mas faz parte. O que me incomoda é não ter a solução disso… mas faz parte.. infelizmente não tenho o tempo que gostaria pra fazer troubleshooting.

Até agora o vilão me parece o upgrade pra versão 2.3.2.

Abraço...

• H
                      hunterjn last edited by

Provavelmente algum arquivo de sistema danificou.
                      Para não teres mais estes imprevistos, realize um backup a cada alteração no pfSense. Nem que seja só um backup das configurações para um xml.

Juan Damo - Network Administrator

Principal área: TCP/IP (Modo escovar bits)

Também posso te ajudar com Cisco Systems, Windows Server e Zabbix.

https://www.facebook.com/hunterjn

https://juandhelper.wordpress.com/

• C
                        Caverna last edited by

Já havia tentado restaurar o backup, mas sem sucesso.

Não sei dizer o que houve… Infelizmente sem identificar a causa raiz, apenas foi resolvido com uma instalação nova. bom .. faz parte.

Abraço pessoal e valeu a ajuda.

Moderador, pode fechar o tópico.

• C
                          Caverna last edited by

Pessoal, boa noite!

Estou reabrindo o tópico pq o problema voltou a ocorrer. Exatamente após o upgrade 2.3.4.

A velocidade de Upload fica limitada a alguns Kbits .. nunca passa de 500kbits. A velocidade de Download não sofre nenhum problema. Só o Upload.

Fica inviável até utilizar o Whatsapp.

O que já fiz:

• Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup = Resultado Lentidão Upload
                          • Mesmo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
                          • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4)  e configuração do zero = Resultado Lentidão Upload
                          • Novo Hardware - Instalação NOVA do PFsense (2.3.4) e restore do backup = Resultado Lentidão Upload

O que resolveu (contornou!)

• Mesmo hardware - Instalação Sophos Home Edition (9.5) = SEM LENTIDÃO no UPLOAD.
                          • Roteador Wireless (Asus RT-AC66U) como Router recebendo IP do Arris (NET) = SEM LENTIDÃO no UPLOAD

Com isso, isolei o problema no Pfsense e já sei que não é o Hardware e também não é nenhum configuração feita por mim após a instalação visto que estou com o mesmo problema de lentidão em uma instalação zerada.

A questão é QUAL É O PROBLEMA? Qual configuração que foi alterada no upgrade que pode ter causado isso?

Alguém já passou por algo parecido?

Abraço,
                          Caverna

• C
                            carlosvalter last edited by

Opa amigo estou com o mesmo problema com essa atualização 2.3.4. Já fiz diversas alterações, mas nada resolveu.

Quando desativo o proxy no cliente, os upload funciona normal.

• R
                              Raniel last edited by

Boa Tarde.
                              Provavelmente seja outro cas, mas tive um problema bem parecido quando atualizei para 2.3.4, só que estava o down e up baixos.

Tinha uma regra para câmeras dentro de Firewall> Traffic Shaper> Limiters  para limitar o tráfego, mas com a atualização acabou gerando a regra para toda a rede e não apenas para o IP das câmeras, então apaguei o limitador e funcionou.

• C
                                carlosvalter last edited by

Dei uma olhada e não tenho nenhuma regra em Traffic Shaper.

Ainda não descobri a solução.

E me desculpe a ignorância, mas o que é CAS?

• C
                                  Caverna last edited by

Reabrindo o tópico.

Será que ninguém mais sofre com esse problema?

Abraço.

• T
                                    Thionas last edited by

Bom dia pessoal, também estou com o mesmo problema, recentemente instalamos um link de 100 mbps para redundância com outro de 10 mbps. O dowload está normal, mas o upload está muito baixo, nas maquinas da rede não passa de 7 mbps, o estranho é que em meu pc fica normal entre 89 mbps o up, mas nos outros está chegando somente 7mb.
                                    De pacotes utilizamos Captive portal mas sem limitar a banda, utilizo também squid e lightsquid.
                                    Estou utilizando a versao 2.4.2-release-p1 (amd64) maquina fisica, o que pode ser? alguém tem uma ideia?

• G
                                      gfcf last edited by

Estou com o mesmo problema...
                                      Antes o download e upload estavam baixos....
                                      Zerei as configurações no shell e reiniciei, configurei novamente... A taxa de download tá ok, mas upload tá um desastre...
                                      Estou usando a versão 2.4.3 release p1
                                      Em sistema, avançado, rede, marquei a opção: Hardware Checksum Offloading
                                      Em ajuste de sistema já inseri a regra: kern.ipc.nmbclusters valor: 131072
                                      E até o momento nada de resolver...
                                      Estou começando a achar que pode ser questão de driver da placa de rede.
                                      Estou usando 3 placas realtek gigabit e 1 placa 100mbit
                                      Encontrei esse tópico: https://www.netgate.com/docs/pfsense/hardware/tuning-and-troubleshooting-network-cards.html
                                      Fiz algumas alterações, mas sem sucesso..
                                      Se alguém tiver resolvido, favor nos ajudar...

• marcelloc
                                        marcelloc last edited by

Como fica a velocidade negociada entre a interface do modem e o pfsense?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• leobozzi
                                          leobozzi last edited by

Estou na mesma. Olha aqui meu ambiente e o que tentei.

implantei um Pfsense 2.4.1 esse fds, e um problema de upload tá me tirando o sossego. Tenho o seguinte cenário:
                                          1 WAN - conectada direta no modem em modo Bridge (OI Velox - lixo)
                                          1 LAN
                                          O upload está baixissimo, down ta ok
                                          Então vendo isso, fiz várias tentativas
                                          Troquei a operação do modem para Router e nada
                                          restaurei o pfsense para configuração de fabrica e nada
                                          restaurei o modem e tentei configurar novamente para rotear e nada
                                          Voltei o modem para Bridge e nada
                                          fiz uma instalação limpa do pfsense e nada
                                          atualizei o pfsense para a ultima versão e nada
                                          Deixei basicão após o constatar o problema
                                          Deixei todas as regras padrão e somente fiz uma para um server 2008 de fora para dentro que tá ridículo

Se configuro o modem como roteador, server dhcp, redirecionamento para o server windows fica ótimo, upload e down ótimos. Ele fica espetado no Switch

Alguém já passou por isso? Não troquei a placa de rede WAN do Server para ter certeza se é hardware.

• F
                                            Franco097 last edited by

Bom pessoal, estávamos com o mesmo problema em um cliente nosso e resolvemos removendo essas duas informações da imagem abaixo. Aparentemente o problema é o driver da placa de rede.
                                            System->Advanced->Networking->Network Interfaces

upload dica.png .

G 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                                            • G
                                              giancarlo_torres @Franco097 last edited by

@Caverna , não sei se já conseguiu resolver. Eu estava com o mesmo problema e resolvi selecionando 2 opções no pfsense.

1 - vá em System->Advanced-> Firewall & NAT
                                              selecione a opção Firewall Optimization Options e escolha a opção Conservative. clique em save no fim da página.

2 - depois vá em System->Advanced->Networking

role a página até Network Interfaces. Marque as 3 primeiras caixas checkbox. As 2 últimas devem ficar desmarcadas. Clique em save no fim da página.

Reinicie o Pfsense e veja se deu resultado.

F 1 Reply Last reply Reply Quote 0
                                              • F
                                                fbocosta @giancarlo_torres last edited by

@giancarlo_torres

Qual a melhor opção nesse caso ??

• First post
                                                  Last post