Configurar pfSense em Produção

• Bom dia!

Fiz alguns testes localmente na rede e funcionou o básico, porém agora quero colocar em produção o pfSense.

Minha rede tem esse formato:

Aparelhos do Link Algar -> Roteador Dlink gerenciável que tem as configurações da Algar -> Switch.

Coloquei o ip da LAN no pfSense e conectei no Switch, estou acessando normalmente.

Coloquei os mesmos ip que tem no modem na WAN do pfSense e conectei no Modem, quando fiz isso a conexão caiu em todas as máquinas.

*A pergunta é a seguinte como faço a configuração para o pfSense corretamente ?

Obrigado a todos.

• Bom dia

O Pfsense vai ser o servidor DHCP?

A configuração é simples na interface Lan Vc configura as informações de sua rede interna e na interface Wan configura o Ip da sua operadora de internet geralmente um /16 se esta usando um Dlink depois do roteador deixa ele como
    bridge e configura a wan como ip automatico

• willfranco

Não vai ser servidor DHCP não, o roteador já esta fazendo o DHCP.

Editei o problema, não é Modem é um roteador Dlink DSR-1000N.

• Weslei,

Tira o Roteador de DHCP, coloca o pfsense!

Funciona melhor!

• rafamaximo2014

primeiro tenho que resolver o problema, depois posso até fazer esse ajuste mesmo pra ficar melhor.

Sabe como resolver ?

• Bom dia!

Fiz alguns testes localmente na rede e funcionou o básico, porém agora quero colocar em produção o pfSense.

Aparelhos do Link Algar -> Roteador Dlink gerenciável que tem as configurações da Algar -> Switch.

Já colocou o roteador da Algar para ir direto na interface do pfSense? Quantas interfaces possui?

Coloquei o ip da LAN no pfSense e conectei no Switch, estou acessando normalmente.

Coloquei os mesmos ip que tem no modem na WAN do pfSense e conectei no Modem, quando fiz isso a conexão caiu em todas as máquinas.

Obrigado a todos.

• wallace_

Como aqui é link dedicado, do distribuidor vai para o roteador e do roteador para os Switchs.

• @wesleyaleixo:

Bom dia!

Obrigado a todos.

Deixe o DHCP da LAN desativado (como vc disse que prefere o roteador fazendo o DHCP).

Sobre a WAN, nos informa como é feita sua conexão!!!! É por PPPoE/ Conexão por IP Dinâmico/ IP Estático….etc

• andrezaomac,

IP estático.

Configuração da Algar que esta no roteador.

• tenta configurar sua interface LAN do roteador e a WAN do pfsense com uma rede /30.

no seu switch cria uma rota default apontando para a interface lan do router.

• Amigo Boa noite

Oque você precisa fazer é colocar seu pfsense com duas placas de rede uma para WAN colocar as configurações do seu fornecedor de internet, na placa LAN você tem que colocar o IP do seu roteador, ou seja ele deve esta como 192.168.1.1 por exemplo.
    Oque vc vai ter que fazer é colocar o IP do seu roteador 192.168.1.1 na placa LAN do Pfsense e trocar o ip do seu roteador para 192.168.1.2 e nas configurações do DHCP do roteador vc coloca o gateway apontando para o IP do pfsense 192.168.1.1.

• @wesleyaleixo:

andrezaomac,

IP estático.

Provavelmente sue provedor de internet usa algum bloqueio por Mac Address vinculado ao modem original deles.

• @andrezaomac:

@wesleyaleixo:

andrezaomac,

IP estático.

Provavelmente sue provedor de internet usa algum bloqueio por Mac Address vinculado ao modem original deles.

Tem como resolver ?

• @rafael.santos:

Amigo Boa noite

Oque você precisa fazer é colocar seu pfsense com duas placas de rede uma para WAN colocar as configurações do seu fornecedor de internet, na placa LAN você tem que colocar o IP do seu roteador, ou seja ele deve esta como 192.168.1.1 por exemplo.
    Oque vc vai ter que fazer é colocar o IP do seu roteador 192.168.1.1 na placa LAN do Pfsense e trocar o ip do seu roteador para 192.168.1.2 e nas configurações do DHCP do roteador vc coloca o gateway apontando para o IP do pfsense 192.168.1.1.

Já fiz essa configuração, porém não acessa a internet somente a rede local pela LAN.

• Faça uma clonagem do Mac Address do modem do seu provedor na Interface WAN do pfSense.

Vá em Interfaces>>WAN>> MAC Address>> E adicione o endereço Mac, e faça o teste.

Depois nos da um feedback.

• Nada da certo kkkk

• Qual realmente está sendo o problema?

Somente a internet? Os usuários conectados no pfSense não estão navegando?

• wallace_,

fiz uma configuração no pfSense pensando que tava correta, mas quando coloco o cabo no roteador para de funcionar a internet nas maquinas que estão na rede.

• @wesleyaleixo:

wallace_,

fiz uma configuração no pfSense pensando que tava correta, mas quando coloco o cabo no roteador para de funcionar a internet nas maquinas que estão na rede.

Veja DNS, confere se esta ativo a opção Forward no DNS Resolver.

• Você colocou sua interface WAN para receber IP automático via DHCP?

O servidor DHCP da sua rede quem é?

Windows, pfSense ou o Roteador ?

• wallace_,

DHCP é o roteador.

• @Tomas:

@wesleyaleixo:

wallace_,

Veja DNS, confere se esta ativo a opção Forward no DNS Resolver.

Enable DNS resolver, está marcado como Enable.

• @wesleyaleixo:

wallace_,

DHCP é o roteador.

Seu roteador consegue entregar endereço IP para sua interface WAN do pfSense?

• @wallace_:

@wesleyaleixo:

wallace_,

DHCP é o roteador.

Seu roteador consegue entregar endereço IP para sua interface WAN do pfSense?

Eu coloquei manualmente os IPs na interface WAN. Não deu certo.

• Wesley,
    Se eu li corretamente vc escreveu que colocou o MESMO IP do ROteador na Interface WAN do pfsense? Se vc realmente fez isso, está incorreto.
    Você terá um conflito de IP e quando conectar o cabo da interface WAN do PFSENSE no roteador ou switch, a Internet vai parar de funcionar, já que vc terá 2 devices na rede com o mesmo IP.
    Coloque no post os endereços que vc usou na WAN / LAN, (mude para endereços fictícios para não comprometer sua rede)

Abraço
    Fabricio Guzzy.

• O roteador ta dando DHCP, mas qual eh o seu default gateway?

Tenta detalhar melhor o cenario para podermos te ajudar.

• Na propria descrição do teu questionamento tem o erro.

wesleyaleixo says:

Com certeza irá cair. O que tu precisa fazer é deixar que a WAN receba IP via DHCP do roteador ou solicitar que o roteador seja configura em bridge, pois dessa forma tu pode configurar manualmente na interface WAN o IP que a Algar disponibiiza ou ainda configurar outro IP na WAN do teu pfsense.

Ex: Se na WAN do roteador tem o 192.168.1.1, na WAN do pfsense tu poe o 192.168.1.2. O que tu precisa tomar cuidado é para que o roteador não distribua o 192.168.1.2 para outro host.

Log in to reply