Voip conecta mas não sai audio
-
Rafa, observando a sua captura, deu a entender que a primeira conexão, a que funcionou, a porta de destino era apenas a 5060.
Na captura abaixo, eu pude observar diversas portas de destino, e pelo que pesquisei, o SIP não utiliza portas altas.
Eu realmente não sei se o problema é esse pois nunca configurei uma rede assim, mas acho que pode ser alguma coisa com o NAT conforme descrito anteriormente no site que sugeri.Tenta configurar um NAT estático na VLAN de origem para fora, para que a porta de origem não seja reescrita.
Seria mais ou menos assim:Disable source port rewriting
By default pfSense software rewrites the source port on all outbound traffic. This is necessary for proper NAT in some circumstances such as having multiple SIP phones behind a single public IP registering to a single external PBX. With a minority of providers, rewriting the source port of RTP can cause one way audio. In that case, setup manual outbound NAT and Static Port on all UDP traffic potentially with the exclusion of UDP 5060.
Imagem de um exemplo:
Na imagem acima, o IP 192.168.255.250 sai com NAT estático, não tendo sua porta de origem randomizada, ou sofrendo PAT (port address translation).
Caso isso não funcione, tem uma outra observação que você pode tentar, que é instalar o aplicativo abaixo, ele está lá na parte de programas para instalar no pfsense:
Use the siproxd package
The Siproxd package is used only for deployments with local phones and a remote PBX where rewriting the source port breaks the ability to connect because the service will not work with rewritten source ports. In this very specific circumstance the siproxd package enables multiple phones to connect to a single outside server with a static source port of 5060.
Do not use this package if the PBX is local. Only use it if the upstream PBX strictly requires all phones to have a source port of 5060.
As informações foram tiradas do tutorial lá no site do pfsense: https://docs.netgate.com/pfsense/en/latest/nat/configuring-nat-for-voip-phones.html
Avisa ai se tiver sucesso
-
@mcury
Tudo certo?Já tinha a regra criada, o que fiz foi retirar a range de portas que a "OPERADORA" para utilizar ... ficou assim :
Funcionando certinho, mas tem uma questão que não impede o funcionamento mas não condiz com o pensamento de portabilidade de usar em qualquer lugar.
Só Funciona se o IP da internet local estiver marcado ali e o Permitir reescrever IP estiver marcado.
Alguma dica?
-
@rafamello Desculpe, não entendi o que você quis dizer com: "Funcionando certinho, mas tem uma questão que não impede o funcionamento mas não condiz com o pensamento de portabilidade de usar em qualquer lugar."
Os usuários estão utilizando de outras subnets?
Ou você teria mais de um IP público? -
@mcury, eu tirei as portas nas configurações do NAT como na imagem anterior, funcionou... Só que tem essa opção de deixar o IP Externo configurado no app, se eu tirar ele, não funciona.
Deveria funcionar sem nada marcado ali, tipo... se o usuário sair da empresa vai funcionar na internet que ele está automaticamente.
-
@rafamello Entendi, bem, a configuração do NAT seria para redes que estão atrás do pfsense.
Quando o usuário está na rua, ele não estará atrás do pfsense, ele estará se conectando diretamente ao IPBX através do 3g ou de uma rede wifi qualquer, sem relação nenhuma com a sua empresa.Como eu não conheço esse aplicativo, e tenho pouca experiência com VOIP, eu recomendaria uma conexão VPN, mas de repente existam outras opções que eu desconheço, vale a pena pesquisar melhor.
Eu faria da seguinte maneira:
Configure uma VPN no pfsense, acho que a Openvpn seria melhor que o IPsec nesse caso, pela maior facilidade de configurar o celular dos clientes.
Eu configuraria um SPLIT tunnel, ou seja, quando o cliente se conecta a VPN, você roteia as conexões para o IPBX pelo túnel, as outras conexões do cliente não utilizariam a VPN assim não usando a banda de internet da empresa.
Crie regras de NAT conforme descrito anteriormente, com NAT estático de saída para os usuários da VPN.Dessa forma, quando o cliente precisar usar o VOIP, ele precisa se conectar a VPN da empresa.
Ele não vai precisar alterar o IP público no APP, pois ele estará usando o IP da WAN da empresa. -
até agora você não disse que existe um uso em duas etapas
(rede corporativa / é acesso pessoal à internet Wi-Fi, 4G, etc.)que tipo de dispositivos são esses?
você diz que eles são portáteis ... ?!nós os usamos em uma versão portátil
https://www.zoiper.com/uma solução perfeita se você precisar de um recurso de telefone comercial e se quiser usar uma conta SIP em casa
(ao mesmo tempo) -
@DaddyGo Muito legal esse zoiper, já li a parte de Help lá, tutorial para tudo que é cliente =)
-
esta é uma super aplicação que estamos a usar há muito tempo
Com um código QR, o provedor de serviços pode fornecer ao cliente configurações instantâneas
-
Boa tarde pessoal.
Desculpe a demora, mas estava envolvido em outros projetos as vezes é bom deixar uma coisa de lado pois a cabeça pensa melhor.
Consegui solucionar o problema, era um simples detalhe:
![alt text]( image url)
Onde está marcado de vermelho eu estava colocando as portas que a operadora nos passou, deixei em branco funcionou na hora.
Agora liga instantaneamente após cada ligação, antes demorava uns 30 segundos ou nem ligava.
Agradeço atenção de vocês, muito obrigado.. Todo problema é um aprendizado.
-
Boas notícias.