Modem NET bridge no PFSENSE
-
@mcury ip estou vendo pelo cmd -> ipconfig e pela interface de rede(ncpa.cpl)
De windows entendo mais, mas de pfsense ainda não muito rsrs
-
@dr1co Ok, se o computador está recebendo IP público, seu pfsense também deveria estar.
Vamos fazer uma captura, vá em Diagnostics / Packet Capture
Conforme imagem acima, mas substitua WAN pela interface da NET, no seu caso WANNET.
Clique em start lá em baixo nessa mesma página, e deixe rodando.
Enquanto isso, reinicie o modem da NET.
Após o completo reinicio do modem, clique em STOP, e cole aqui o que encontrar.--- Lembrando de alterar qualquer IP público para X.X.X.X-----
Para olhar a captura com mais detalhes, você pode baixar um aplicativo chamado Wireshark, fazer o download da captura e abrir o arquivo lá.
-
Ah, e uma outra coisa, só pode haver um equipamento conectado ao modem.
Se você conectar dois, apenas um dele receberá IP.
Pode ser esse o problema, confirme que apenas o pfsense está conectado a porta LAN1 do roteador, e as outras portas do modem devem estar sem nada conectado. -
@mcury Mano, não sei o que era, só sei que tu disse que ia almoçar, e eu simplesmente resetei o modem net, desativei o wifi e coloquei em bridge, e funcionou, o pfsense pega ip publico, já reiniciei o modem(desliguei e liguei), e o pfsense pegou o ip 192.168.100.1 e depois ele reconheceu a internet, voltando ao ip publico.
-
@dr1co Boa cara, para não pegar mais o IP 192.168.100.1, vá em:
Interfaces > WANNET
E coloque o IP 192.168.100.1 em:
Caso não faça isso, após uma queda de energia, o pfsense vai pegar primeiro o IP 192.168.100.1
Se fizer isso, o pfsense vai recusar esse IP e esperar pelo IP público.
-
E uma última coisa, você pode habilitar novamente as opções: Isso lá, também em interfaces / WANNET
-
@mcury said in Modem NET bridge no PFSENSE:
@dr1co Boa cara, para não pegar mais o IP 192.168.100.1, vá em:
Interfaces > WANNET
E coloque o IP 192.168.100.1 em:
Caso não faça isso, após uma queda de energia, o pfsense vai pegar primeiro o IP 192.168.100.1
Se fizer isso, o pfsense vai recusar esse IP e esperar pelo IP público.
Blz, irei fazer. Vale a pena fazer aquela configuração pra acessar o modem da net? Que mandou na primeira resposta?
Pensei em fazer isso
-
Vale sim, pois caso algum dia tenha algum problema com a NET, e você precise do suporte deles, você irá precisar resetar o modem lá no botão de reset com um alfinete.
Caso você faça essa configuração, você poderá simplesmente desativar o modo bridge pela configuração do modem e solicitar que verifiquem.
-
@mcury Estou seguindo o manual que mandou no inicio, vou interagir no outro link, ok?
Pq algumas telas mudaram, ou eu não estou entendendo direito, mandando lá possa ser que mais alguem tenha duvida e fica tudo centralizado, ta bom?
-
@dr1co Perfeito, vamos interagir por lá, para que aquele tópico fique mais assertivo em relação a eventuais dúvidas que poderão surgir.