PfSense com 2 LANS porém LAN 2 não navega
-
@Pipe said in PfSense com 2 LANS porém LAN 2 não navega:
@mcury oi amigo tudo bem?
Pra variar vc sempre nos salvando rs...
Arrumei um tempinho depois do almoço rsrs
Sobre as regras novamente, na minha versão (2.7.2) está assim: LAN_SUBNET por LAN_WIFI_SUBNET. Creio que seja a mesma coisa , certo?
Sim, está correto.
Pode confirmar se ping para 8.8.8.8 funciona ?
Caso funcione, tente um ping para google.com em seguida. -
Já havia feito esse teste. Ele Pinga para IP´s externos sim, Porém não resolve nomes. Se pingar por exemplo: www.terra.com.br, ele não acha.
-
Já havia feito esse teste. Ele Pinga para IP´s externos sim, Porém não resolve nomes. Se pingar por exemplo: www.terra.com.br, ele não acha.
Verifique se as máquinas nessa rede LAN_WIFI estão recebendo servidor DNS.
Pelo Windows, basta digitar ipconfig ou ipconfig /all (não lembro se apenas o ipconfig vai te dar essa informação).Se for o DNS do pfsense que as máquinas estão recebendo, confirme se tem uma regra de firewall na LAN_WIFI permitindo acesso ao IP do firewall nessa mesma rede (LAN_WIFI ip address).
-
@mcury Isso também já havia verificado me desculpe esqueci de avisar.
Todos os clientes pegam DNS Próprio Firewall (IP da placa de rede LAN WIFI 10.90.0.1).
Sobre a regra essa, agora tu me pegou, Não lembro de ter feito uma assim. Poderia só me descrever mais detalhadamente ela?
-
Sobre a regra essa, agora tu me pegou, Não lembro de ter feito uma assim. Poderia só me descrever mais detalhadamente ela?
É uma regra simples, seria no seu caso, Protocolo TCP/UDP | LAN_WIFI_SUBNET | LAN_WIFI address | Port 53 DNS
-
@mcury É realmente, desse jeito não fiz. Fiz uma de DNS sim mas não era para wifi Address. Vou tentar assim que tiver acesso ao Firewall w dou um retorno. Muito obrigado pela tua ajuda até aqui.
-
@mcury É realmente, desse jeito não fiz. Fiz uma de DNS sim mas não era para wifi Address. Vou tentar assim que tiver acesso ao Firewall w dou um retorno. Muito obrigado pela tua ajuda até aqui.
Vai lá, acho que deve resolver..
-
Segue Print das configurações do Client (IP, etc) e os tests de Ping em que ali mostro que para o IP do google, Ok. porém para URL não resolve::
e abaixo as regras que fiz novamente nessa LAN WIFI, incluindo a que vc me indicou:
Até o momento não consigo navegar.
-
@Pipe Tem um detalhe quando revi uma das suas primeiras perguntas ali em cima... E estava justamente pensando nisso, sobre o NAT.. Como que a "LAN2" vai "sair " para fora ? Mas em parece que ele já criou. Segue para ver se é isso mesmo:
-
justamente pensando nisso, sobre o NAT.
Se for permissão no Unbound, o teste abaixo Query refused, e não timeout no DNS.
Testa isso por no prompt do CMD DOS, digite:
nslookup (dê enter)
terra.com.br (dê enter)
exitE cole o output aqui por favor.