Novo no pfsense 2.0.1
-
Olá galera,
instalei o pfsense 2.0.1 lendo o livro cookbook do pfsense 2.0
tenho o netvirtua e não consigo fazer o pfsense navegar na net e não encontro tutorial nenhum explicando como
gostaria de uma ajuda ou um linkUm abraço
-
se for igual a minha internet a cabo, o netvirtual.. controla o o acesso a internet via MAC, pode pode clonar o mac do seu roteador antigo ou computador.. e colocar
no pfsense..Márcio
-
Ola,
O uso do pfsense não exige nenhuma configuração especial para funcionar com o Virtua. Não é nem necessário clonar o MAC…
Onde exatamente vc teve problemas?
Quando você finaliza a instalação, ele vai te perguntar qual a interface de rede que você quer definir como WAN (por default esta interface vai ser configurada para usar DHCP) basta especificar a placa que vc ligou no cable modem, logo depois de especificar esta interface ele vai pedir para vc especificar qual interface quer usar como LAN, ao informar o IP ele vai perguntar se você deseja habilitar o dhcpd nesta interface.
Quando a maquina rebootar, ela vai pegar um IP com o virtua e vai estar com NAT habilitado numa interface e firewall habilitado na outra , basta ligar uma maquina configurada para usar IP dinamico no mesmo segmento de rede desta interface que ela vai pegar um IP oferecido pelo seu pfsense e vc vai navegar.
Edson
-
que esquisito, fiz isso mas não navega o status do pfsense tudo verdinho mas não navegou
dai começei a fuçar nas regras na nat, então quando "caguei tudo" formatei ele e começei de novo! -
Ele fica no status do gateway "Gathering data"
-
Aqui na minha NET só funciona clonando endereço.
-
funcionou mas tive que ir em routing e colocar a tela:
http://pontoexe.files.wordpress.com/2010/11/3.jpgque peguei em outro site
que loucura! -
Também uso Net Virtua com IP dinâmico em 2 locais diferentes sem necessidade de clonar MAC ou mesmo de fazer qualquer configuração manual no Gateway.
A única coisa que é necessária, após configurar as interfaces, é reiniciar o modem. -
aproveitando que estou sendo um mala
como faço para criar uma DMZ para por meu ps3 nela?
pq o call of duty modern warfare 3 fica dando acesso strict -
Minha experiência com modem da net na hora de substituir o router é sempre fazer um dhcp release antes de desligar.
Com relação ao ps3, procure os requisitos do jogo. Pode ser nat faltando, necessidade de habilitar upnp, regras, etc.
Não precisa de dmz para isso. -
procurei por aqui mas a informação é bem vaga!
-
o facebook tambem agora que vi não entra
que estranho não bloqueei nada dele! -
o facebook tambem agora que vi não entra
que estranho não bloqueei nada dele!Por padrão, o pfsense permite toda requisição de dentro "LAN" para fora "WAN". Então, não seria pra bloquear o facebook ou qualquer outra coisa.
Porém, se você alterou alguma coisa nas regras, instalou algum pacote de filtragem como o SquidGuard etc… bem, você precisa especificar suas configurações. -
procurei por aqui mas a informação é bem vaga!
Para habilitar UPnP vá em Services: UPnP & e habilite o serviço, clicando nas caixas Enable UPnP & NAT-PMP e Allow UPnP Port Mapping.
Nem sempre é necessário mas depende de sua topologia. Já tive que fazer estas configurações quando usava um ambiente onde o pfSense estava virtualizado. -
habilitei mas o call of duty fica com nat strict
mas isso é o de menos,
o comportamento desse aqui anda muito esquisito….ele não quis subir e navegar logo de cara quando instalei e habilitei o DHCP no modem do virtua
a navegação hora fica excelente hora fica esquisitame disseram que tenho que criar rules para ficar melhor!
-
Você configurou alguma regra ou esta tudo no padrão?
-
tudo no padrão
vira e mexe o virtua cai e tenho que desligar o cable modem e ligar de novo
achei muito estranho ele não funcionar de primeira quando instalei! -
Estabilizou o pfsense,
gostaria de ver um tutorial para por o ps3 em DMZ! -
Sem um switch com vlan, o procedimento é colocar mais uma placa no pfsense ligar o ps3 com cabo cross, configurar o ip e dhcp da dmz e depois as regras.
-
vou ter que usar uma placa usb para ethernet, pq o pczinho que usei pra isso só tem uma saida pci
vi muitos tutoriais pra criar um slot virtual mas o pfsense não deixa eu criar mais um slot sem ter ele fisicamente para fazer o dmz!
com o dmz o call of duty 3 não vai dar strict na NAT! -
Posso estar errado mas com um único ip válido para nat 1:1, não adianta ter dmz.
Monitora via tcpdump que portas o jogo precisa e depois de identificar, faça o nat.
-
o TCPdump eu baixo no pacote e ai começo o jogo e ele me mostra quais portas ele precisa?
-
O tcpdump já faz parte do pfsense.
Você precisa acessar a console/ssh para executá-lo.olha os tutoriais na parte de cima do fórum.