[Resolvido] Duvida - Sarg Reports
-
Olá Pessoal Boa noite!
Estou com uma duvida… como faço para saber quais sites que foram bloqueados no Sarg? já dei uma procurada pelo fórum, na net e não consegui resolver meu problema.
Configurei o sarg pelos posts que achei no site, ele gera 2 tipos de relatório, de 1h e de 1 dia, mas não consigo identificar se o site foi ou não bloqueado e a opção de denied está marcada na aba geral mas não consegui identificar como posso saber se o site foi ou não bloqueado. Ele me mostra sites usuários, downloads, mas não identifiquei nada que informe o bloqueio do site.
Galera, sei que é uma pergunta simples mas, peço desculpas sou iniciante no assunto... Estou questionando isso pq estou na duvida se o usuário está conseguindo ou não burlar o bloqueio do squidguard, fiz o bloqueio de alguns sites por horário, mas na relação alguns sites aparecem mesmo fora do horário programado e ai não sei se foi bloqueado ou não
Abaixo os prints da configuração que eu fiz.
Obrigado,
Diego
-
O denied aparece no final da linha, como uma coluna extra.
Veja a quantidade de bytes baixados do site logado. 1k pode significar que ele não conseguiu acessar.
O squidguard registra em outro log o que foi bloqueado, pode ser este o motivo de você não ver nenhum denied no sarg.
-
Olá Marcello,
Obrigado pela ajuda! não sabia disso.
Aonde fica esses logs? pq verifiquei e nem o squid 3 está exibindo os sites bloqueados na aba realtime..
Tem algo a ver com a pasta de log do squid que mudei de Log para Logs em função do LightSquid?Outra duvida, antes aparecia uma aba " redirector " e nesse local eu conseguia visualizar os sites que foram encaminhados para a regra de bloqueio e não aparece mais essa aba, ai hoje fui analisar os logs de 1 hora e o sarg não gerou esse relatório.
Pensei que podia ser algum problema na minha instalação. Como faço para desinstalar manualmente o Sarg?
Já desinstalei pelo webgui mas as configurações do sarg continuam preenchidas, em qual local fica as demais pastas para excluir manualmente? só encontrei a sarg-reports antes em usr/local/Obrigado
Diego
-
para apagar as configurações do sarg do xml, você vai precisar editar ele na mão.
o viconfig é um comando de console que da acesso direto a edição do xml.
MUITO CUIDADO com este procedimento, você pode simplesmente inutilizar seu pfsense.
-
Olá Marcello
Ok! Obrigado pelo retorno! vou tentar apagar as configs editando arquivo para ver se consigo resolver meu problema!
existe alguma forma de exibir os sites bloqueados no squidguard acessando este outro log pelo sarg?
abraços
Diego
-
existe alguma forma de exibir os sites bloqueados no squidguard acessando este outro log pelo sarg?
Escolher o log como squidguard deveria resolver, mas infelizmente o formato de log que o squidguard esta gerando da core dumped do sarg.
Não sei de quem é a culpa, só sei que está assim :) -
Olá Marcello
Como não tenho muito conhecimento acabei não modificando o xml preferi reinstalar o sarg.
Gerei novamente o relatório e agora ele me mostra a aba "Redirector" nessa aba mostra os sites bloqueados o horário do acesso e a respectiva regra que bloqueou só que se eu forçar o update do relatório pela segunda vez essa opção some e só aparece se desinstalar e instalar novamente.
isso seria um bug? anexo os prints de tela
obrigado
abraços
-
isso seria um bug?
Como te falei no outro post, o formato do log do squidguard pode dar crash no sarg.
Você conseguiu gerar um, mas provavelmente na segunda tentativa o sarg não conseguiu.tenta rodar o sarg via console para ver se ele indica o possível erro.
-
Olá Marcello
Realizei o procedimento que vc me solicitou.
Abaixo vou deixar um resumo do procedimento realizado para deixar no post caso alguém precise.
Acessei remotamente o console do pfsense pelo programa putty, fui na opção do shell que é a 8 e rodei o log de duas formas,
digitando só sarg e depois como sarg -xPelo que foi gerado, não sei se entendi corretamente mas deveria aparecer o log de bloqueio correto? mas na WebGui não aparece a opção!
Mais uma vez obrigado pela ajuda
abraços,Comando Sarg.
Comando sarg -x
-
Tenho o mesmo problema. Foi o que o Marcelloc falou. dependendo
de como esta estruturado o seu squidguard com várias.ACLs o log
Do surfista da um crach e o sarg não consegue gerar o log.
Tentei várias formas mas não tive.sucessor.
Pelas pesquisas que fiz só funciona bem quando utiliza o squidguard
De forma simples sem muitas acls e grupos de site
O próprio marcelloc me informou que tem.algo relacionado no fórum internacional. -
Entendi!!
Eu tenho 2 acls ( internet liberada e internet bloqueada) e 4 grupos bloqueio por palavras, bloqueio por horário, bloqueio por URL e permissões.
Se diminuir essas regras será que funciona?
outra duvida, utilizo o squid 3, será que isso interfere?
pq no meu entendimento (espero q esteja correto) o log gerou os sites bloqueados.
Estou achando que é algum problema no Webgui do meu pfsense por isso que não mostra.Obrigado
Abraços -
Tambem utilizo o squid 3. O que obsevei na minha situacao, vc executa via terminal mas quando vai no diretorio onde e salvo o relatorio quando gera o conteudo fica vazio.
-
Olá, Gilmar
fui verificar a pasta em questão e o meu relatório é gerado.. reparei que ele gerou um relatório block.log e nesta pasta tem relatórios
block.log.0, block.log.1, block.log.2 e por ai vai…acho q meu pfsense deve estar com algum bug, pq o relatório de 1 em uma hora não é mais gerado, só quando eu dou um force update.
dados do block log.
acho q meu pfsense deve estar com algum bug, pq o relatório de 1 em uma hora não é mais gerado, só quando eu dou um force update.
abraços,
diego
-
Seu sarg esta com a opcao de rotacionar o log por isso o arquivo block, block.1, block.2 etc.
Toda vez que o agendamento executa o script para gerar o relatorio ele move o nome block para o block.1 e por assim em diante -
Olá Gilmar,
Não sabia que o rotate fazia isso! obrigado pela ajuda.
Eu estou tentando achar uma solução para o problema dos relatórios de acesso bloqueado, mas está difícil!!
Estava procurando no fórum até na parte internacional e eu vi diversos posts seus sem solução :-\ .
Fazendo testes reparei que se marcar todas as opções do report options menos a private report ele sempre gera a opção do redirector, sem erros, mas parece que o relatório não é salvo sei lá, pq toda hora é gerado um relatório com os sites bloqueados do momento.Vc já fez este teste de marcar todas as opções?
Existe outro relatório que mostre isso? ou alguma configuração no lightsquid que possibilite mostrar os bloqueios?
Abraços
Diego
-
Pois e tentei de todas às formas de configuração do sarg para
gerar o relatório de acesso negado porém sem sucesso.
Tentei o lightsquid porém ele não trata ainda logs de bloqueio do squidguard.
ainda irei configurar um ambiente de teste para tentar descobrir o motivo
Também estou frustrado com isso mas ainda não desisti. -
Olá Gilmar,
Não sei se te ajuda, mas agora os relatórios estão sendo gerados normalmente. Só vou ter certeza na segunda feira, pq causa de vários usuários mas em todos os testes que fiz (até com diferentes usuarios, horários etc) o sarg gerou a aba "redirector" informando todos os bloqueios, não gerou erro e nem deixou de exibir alguma informação.
Para funcionar dessa forma marquei todas as opções e deixe somente as 2 abaixo desmarcadas na aba general - report options.
Private no
Use ip adress insead userid in reports.abraços,
-
Que bom
Eu cheguei a fazer parecer o redrector mas no dia seguinte como tenho vários acessos
Negados ele parou de gerar. Executou o sarg em modo console via débug aí ele deu erro
dentro de umas URLs acessadas pelo o usuário.
aí acedeu o bloco.log localizei a linha e removido e o sarg passou a voltar a funcionar mas
em outros dias o erro apareceu aí e ficar removendo a linha do erro dentro do bloco.log -
Olá Gilmar
Cara tava funcionando perfeitamente até agora, mas na hora de gerar o relatório das 12:00 não gerou e quando tentei gerar via console deu erro….
Hour string too long in redirector log file /var/squidguard/log/block.log
era esse erro que aparecia pra vc? alguém tem alguma solução?
se entendi bem o sarg dividiu o endereço do site pq era muito grande e o sarg não conseguiu ler ai abortou o relatório.. é isso?
dei uma pesquisada mas como não manjo muito de inglês, fiquei na duvida, se entendi bem houve uma correção no Sarg para ignorar a linha e exibir em laranja no final do relatorio.. não sei se isso se aplica aqui.. dá uma olhada no link
http://sourceforge.net/p/sarg/bugs/139/abraços,

-
Bom dia.
A solução para o erro do sarg quando encontra alguma url com problema e durante a geração do relatório em modo GUI não gera e não apresenta erro mas
se você for no modo shell e rodar o comando sarg +x -ddate +%d/%m/%Y
-date +%d/%m/%Y
e ver esta mensagem abaixo a solução deve ser esta.
Hour string too long in redirector log file /var/squidguard/log/block.logIsto e um bug na versão do sarg 2.3.2 que não consegue tratar arquivos com url quebradas então a solução e utilizar o sarg 2.3.5 porem o mesmo ainda não esta portado
para o freebsb e por isso não esta no freebsb.
Então em conversa com o Marcelloc o mesmo copilou a versao do sarg 2.3.5 e colocou no repositório dele.
O procedimento é remover a versão do sarg oficinal do pfsense a 2.3.2 pelo shell para isso digite pkg_delete sarg-2.3.2.
Obs não remova o pacote pela GUI mas sim somente pelo shell e em seguida utilize estes comandos abaixo para instara a versão nova.
pkg_add -rf http://e-sac.siteseguro.ws/packages/amd64/8/All/jpeg-8_4.tbz
pkg_add -r http://e-sac.siteseguro.ws/packages/amd64/8/All/sarg-2.3.5.tbzCom isso este problema do sarg não ira ocorrer mais.
Quero agradecer o Marcello Coutinho que já contribui bastante com a comunidade pfsense.
Caso alguém possa fazer alguma doação pelo Marcello pelas suas contribuições será de grande valia.