[Resolvido] Duvida - Sarg Reports
-
Entendi!!
Eu tenho 2 acls ( internet liberada e internet bloqueada) e 4 grupos bloqueio por palavras, bloqueio por horário, bloqueio por URL e permissões.
Se diminuir essas regras será que funciona?
outra duvida, utilizo o squid 3, será que isso interfere?
pq no meu entendimento (espero q esteja correto) o log gerou os sites bloqueados.
Estou achando que é algum problema no Webgui do meu pfsense por isso que não mostra.Obrigado
Abraços -
Tambem utilizo o squid 3. O que obsevei na minha situacao, vc executa via terminal mas quando vai no diretorio onde e salvo o relatorio quando gera o conteudo fica vazio.
-
Olá, Gilmar
fui verificar a pasta em questão e o meu relatório é gerado.. reparei que ele gerou um relatório block.log e nesta pasta tem relatórios
block.log.0, block.log.1, block.log.2 e por ai vai…acho q meu pfsense deve estar com algum bug, pq o relatório de 1 em uma hora não é mais gerado, só quando eu dou um force update.
dados do block log.
acho q meu pfsense deve estar com algum bug, pq o relatório de 1 em uma hora não é mais gerado, só quando eu dou um force update.
abraços,
diego
-
Seu sarg esta com a opcao de rotacionar o log por isso o arquivo block, block.1, block.2 etc.
Toda vez que o agendamento executa o script para gerar o relatorio ele move o nome block para o block.1 e por assim em diante -
Olá Gilmar,
Não sabia que o rotate fazia isso! obrigado pela ajuda.
Eu estou tentando achar uma solução para o problema dos relatórios de acesso bloqueado, mas está difícil!!
Estava procurando no fórum até na parte internacional e eu vi diversos posts seus sem solução :-\ .
Fazendo testes reparei que se marcar todas as opções do report options menos a private report ele sempre gera a opção do redirector, sem erros, mas parece que o relatório não é salvo sei lá, pq toda hora é gerado um relatório com os sites bloqueados do momento.Vc já fez este teste de marcar todas as opções?
Existe outro relatório que mostre isso? ou alguma configuração no lightsquid que possibilite mostrar os bloqueios?
Abraços
Diego
-
Pois e tentei de todas às formas de configuração do sarg para
gerar o relatório de acesso negado porém sem sucesso.
Tentei o lightsquid porém ele não trata ainda logs de bloqueio do squidguard.
ainda irei configurar um ambiente de teste para tentar descobrir o motivo
Também estou frustrado com isso mas ainda não desisti. -
Olá Gilmar,
Não sei se te ajuda, mas agora os relatórios estão sendo gerados normalmente. Só vou ter certeza na segunda feira, pq causa de vários usuários mas em todos os testes que fiz (até com diferentes usuarios, horários etc) o sarg gerou a aba "redirector" informando todos os bloqueios, não gerou erro e nem deixou de exibir alguma informação.
Para funcionar dessa forma marquei todas as opções e deixe somente as 2 abaixo desmarcadas na aba general - report options.
Private no
Use ip adress insead userid in reports.abraços,
-
Que bom
Eu cheguei a fazer parecer o redrector mas no dia seguinte como tenho vários acessos
Negados ele parou de gerar. Executou o sarg em modo console via débug aí ele deu erro
dentro de umas URLs acessadas pelo o usuário.
aí acedeu o bloco.log localizei a linha e removido e o sarg passou a voltar a funcionar mas
em outros dias o erro apareceu aí e ficar removendo a linha do erro dentro do bloco.log -
Olá Gilmar
Cara tava funcionando perfeitamente até agora, mas na hora de gerar o relatório das 12:00 não gerou e quando tentei gerar via console deu erro….
Hour string too long in redirector log file /var/squidguard/log/block.log
era esse erro que aparecia pra vc? alguém tem alguma solução?
se entendi bem o sarg dividiu o endereço do site pq era muito grande e o sarg não conseguiu ler ai abortou o relatório.. é isso?
dei uma pesquisada mas como não manjo muito de inglês, fiquei na duvida, se entendi bem houve uma correção no Sarg para ignorar a linha e exibir em laranja no final do relatorio.. não sei se isso se aplica aqui.. dá uma olhada no link
http://sourceforge.net/p/sarg/bugs/139/abraços,

-
Bom dia.
A solução para o erro do sarg quando encontra alguma url com problema e durante a geração do relatório em modo GUI não gera e não apresenta erro mas
se você for no modo shell e rodar o comando sarg +x -ddate +%d/%m/%Y
-date +%d/%m/%Y
e ver esta mensagem abaixo a solução deve ser esta.
Hour string too long in redirector log file /var/squidguard/log/block.logIsto e um bug na versão do sarg 2.3.2 que não consegue tratar arquivos com url quebradas então a solução e utilizar o sarg 2.3.5 porem o mesmo ainda não esta portado
para o freebsb e por isso não esta no freebsb.
Então em conversa com o Marcelloc o mesmo copilou a versao do sarg 2.3.5 e colocou no repositório dele.
O procedimento é remover a versão do sarg oficinal do pfsense a 2.3.2 pelo shell para isso digite pkg_delete sarg-2.3.2.
Obs não remova o pacote pela GUI mas sim somente pelo shell e em seguida utilize estes comandos abaixo para instara a versão nova.
pkg_add -rf http://e-sac.siteseguro.ws/packages/amd64/8/All/jpeg-8_4.tbz
pkg_add -r http://e-sac.siteseguro.ws/packages/amd64/8/All/sarg-2.3.5.tbzCom isso este problema do sarg não ira ocorrer mais.
Quero agradecer o Marcello Coutinho que já contribui bastante com a comunidade pfsense.
Caso alguém possa fazer alguma doação pelo Marcello pelas suas contribuições será de grande valia. -
está ocorrendo um erro após remover o sarg pelo shell e instalar conforme indicado no post anterior.
[2.0.1-RELEASE][admin@firewall.local]/root(18): sarg +x -d
date +%d/%m/%Y
-date +%d/%m/%Y
/libexec/ld-elf.so.1: Shared object "libpcre.so.3" not found, required by "sarg" -
Olá,
Para utilizar essa modificação fiz o seguinte no console shell do pfsense.
Para acessar o console utilizei o putty e depois fui na opção 8:Para Remover…
1 - fiz um backup do sarg.conf em /usr/local/etc/sarg/
2 - removi o sarg 2.3.2_2 ( pkg_delete sarg 2.3.2_2.tbz )
3 - removi o jpeg-8_3.tbz (pkg_delete jpeg-8_3.tbz)
4 - removi o gd20-35_7,1.tbz (pkg_delete gd20-35_7,1.tbz)
para instalar..
1 - pkg_add http://e-sac.siteseguro.ws/packages/amd64/8/All/gd20-35_8,1.tbz
2 - pkg_add -rf http://e-sac.siteseguro.ws/packages/amd64/8/All/jpeg-8_4.tbz
3 - pkg_add -r - http://e-sac.siteseguro.ws/packages/amd64/8/All/sarg-2.3.5.tbz
4 - depois restaure o sarg.conf em /usr/local/etc/sarg/se vc não tiver feito um backup do sarg.conf, acesse o WebGui, vai na opção sarg reports e nas abas (general, users e schedule) clique em save para ele gerar novamente a configuração.
Se alguém puder, faça uma doação para o Marcelloc pelas suas contribuições.
Espero que isso ajude!!
Abraços,
Diego
-
Fetching http://e-sac.siteseguro.ws/packages/amd64/8/All/sarg-2.3.5.tbz… Done.
pkg_add: warning: package 'sarg-2.3.5' requires 'freetype2-2.4.11', but 'freetype2-2.4.4' is installed
pkg_add: warning: package 'sarg-2.3.5' requires 'freetype2-2.4.11', but 'freetype2-2.4.7' is installed
pkg_add: warning: package 'sarg-2.3.5' requires 'png-1.5.14', but 'png-1.4.8' is installed
pkg_add: warning: package 'sarg-2.3.5' requires 'jpeg-8_4', but 'jpeg-8_3' is installed
pkg_add: warning: package 'sarg-2.3.5' requires 'gd-2.0.35_8,1', but 'gd-2.0.35_7,1' is installed
pkg_add: warning: package 'sarg-2.3.5' requires 'pcre-8.32', but 'pcre-8.21_1' is installed
pkg_add: warning: package 'sarg-2.3.5' requires 'gettext-0.18.1.1_1', but 'gettext-0.18.1.1' is installed
pkg_add: warning: package 'sarg-2.3.5' requires 'libiconv-1.14_1', but 'libiconv-1.13.1_1' is installedObrigado pela ajuda.
-
Se alguém puder, faça uma doação para o Marcelloc pelas suas contribuições.
Obrigado por lembrar deste pobre desenvolvedor de software :D
Este tópico já esta ok? vou colocar como resolvido.