Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squid 3.3.10 para pfsense 2.0 e 2.1 com filtro de SSL/HTTPS

Portuguese
    129
    593
    357.4k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • marcellocM
      marcelloc
      last edited by

@eumesmoluiz:

Pessoal, a partir de qual versão nao precisa instalar as bibliotecas ???

A partir do pfsense 2.2

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        josafar
        last edited by

ainda precisar preencher before auth ??

• E
          erick.denner
          last edited by

Tenho que configurar algum repositório para conseguir instalar essa versão do squid?

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

@erick.denner:

Tenho que configurar algum repositório para conseguir instalar essa versão do squid?

Não.

• E
              eumesmoluiz
              last edited by

Grato pela resposta Marcelo

• J
                josafar
                last edited by

Marcelloc ainda precisar preencher before auth ??

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

@josafar:

Marcelloc ainda precisar preencher before auth ??

De configuração de patch, nada. Para alguns métodos de autenticação e acls personalizadas sim.

• J
                    josafar
                    last edited by

marcelooc vc poderia fazer algumas explicaçoes para ssl baseada nas versoes 2.2.2

os procedimentos que mudaram por favor

• marcellocM
                      marcelloc
                      last edited by

@josafar:

marcelooc vc poderia fazer algumas explicaçoes para ssl baseada nas versoes 2.2.2

Simples:

• Instale o pacote

• Crie o certificado CA

• Habilite o serviço

• Instale o certificado nas estações / navegadores

• Use

• G
                        gilles.villeneuve
                        last edited by

Olá Marcelo, boa tarde.
                        Fiz exatamente esse procedimento mas não rolou, o pacote é o squid3?
                        Fica com Deus.
                        Att.,

• marcellocM
                          marcelloc
                          last edited by

@gilles.villeneuve:

o pacote é o squid3?

Na 2.2 sim, na 2.1 é o squid3-dev.

• E
                            Erfur
                            last edited by

Basta criar alias para o endereço do google.com.br e gmail.com e colocar no bypass que para de dar erro de certificado no google chrome.

• M
                              manzke89
                              last edited by

Ola estou usando pfSense 2.2.4 com squid3 e filtro ssl, estou tendo problemas com o skype, demora no envio e recebimeno de mensagens, principalmente em conversa em grupo.. alguem com o mesmo problema?

• A
                                alandnc
                                last edited by

Bom dia pessoal,

Estou com uma dificuldade ma configuração,  a aba de configuração do squid não salva as marcações. Alguém sabe oque é?

• E
                                  etecsa
                                  last edited by

Boa tarde a todos.

Estou com a versão pfsense 2.2.4, squid 0.3.8, squidguard 1.9.15, proxy transparente, certificado gerado e instalados nas máquinas dos usuários, tudo ok, menos:

Google Drive, DropBox e Windows Update, os quais não funcionam nas máquinas dos usuários.

Depois de tanto pesquisar, nestes quase 2 meses (inclusive verifiquei aqui no forum que tem outros camaradas enfrentando o mesmo problema),  cheguei a conclusão de que o problema não está nas regras do firewall e nem no squidguard, mas no Squid. Quando o desativei hoje, os programas acima funcionaram normalmente.

Por gentileza, alguém conseguiu encontrar uma solução para este problema?

Desde já agradeço!

Rangel

• T
                                    tomaswaldow
                                    last edited by

O que sei tem sido feito é colocar esses domínios para não passar pelo proxy, o que ao meu ver é um problema.

Prefiro usar proxy ativo.

Tomas @ 2W Consultoria

• G
                                      guitarcleiton
                                      last edited by

@etecsa:

Boa tarde a todos.

Estou com a versão pfsense 2.2.4, squid 0.3.8, squidguard 1.9.15, proxy transparente, certificado gerado e instalados nas máquinas dos usuários, tudo ok, menos:

Google Drive, DropBox e Windows Update, os quais não funcionam nas máquinas dos usuários.

Depois de tanto pesquisar, nestes quase 2 meses (inclusive verifiquei aqui no forum que tem outros camaradas enfrentando o mesmo problema),  cheguei a conclusão de que o problema não está nas regras do firewall e nem no squidguard, mas no Squid. Quando o desativei hoje, os programas acima funcionaram normalmente.

Por gentileza, alguém conseguiu encontrar uma solução para este problema?

Desde já agradeço!

Rangel

Google Drive, DropBox e ambos tem configuração de proxy, é só ir nos softwares e informar os dados de seu firewall
                                      Windows Update é só colocar as url na whitelist

download.windowsupdate.com
                                      Update.Microsoft.com
                                      windowsupdate.com
                                      download.Microsoft.com
                                      windowsupdate.Microsoft.com
                                      NtServicePack.Microsoft.com
                                      wustat.Windows.com

att.

Analista de Sistemas
                                      Bacharel em Sistemas de Informação

https://cleiton.tech.blog/

• R
                                        RafaellFreitas
                                        last edited by

Galera boa tarde, já li este tópico de ponta a ponta mas não consigo fazer o squid funcionar de forma transparente, ao habilitar a função ele para de navegar. Estou confuso de tanta informação que li durante essa semana de busca pra este problema.
                                        O que preciso é que de maneira totalmente transparente pro usuário verificar as urls navegadas (http / https), a rede é aberta e não tenho controle sobre os dispositivos dos clientes.
                                        Tentei inclusive utilizar wpad / pac mas não funcionou direito (Celulares com android não recebem a conexão).

Imagino que o proxy transparente seja a melhor opção. Se alguém puder dar um pequeno passo a passo de como proceder.

Estou utilizando:
                                        PFSense 2.2.4-RELEASE (amd64)
                                        squid3 package 0.4.1.1

Preciso adicionar alguma regra de redirecionamento no firewall (NAT) ?

Obrigado.

• M
                                          maximilian Bruno
                                          last edited by

venho aqui deixar meu muito obrigado ao marcelloc, e ao jão rocha neto pela video aula, e todos os colaboradores é claro…. sem voces não teria conseguido..

segue esta video aula, é exatamente sobre este topico.... depois de umas 3 semanas quebrando a cabeça deu certo...

https://www.youtube.com/watch?v=neXcYtFDRLA

não consegui usar elias para deixar determinado ip liberado, mas, se adicionar o ip individualmente libera ele tranquilamente no bypass proxy source..... maquinas que acessam banco programas da caixa e outras conexões seguras, eu estou deixando liberado(no bypass proxy)

unica coisa diferente da video aula e das instruções do forum que fiz foi:
                                          na configuração do https/ssl intercept - na opção remote cert cheks, marque as duas opções ("accept remote server certificate erros" e "do not verify remote certificate")...... no de baixo, CERTIFICATE ADAPT: NÂO MARQUE NADA. NENHUM!
                                          se eu entendi corretamente, a primeira opção é sobre aceitar certificados externos (bancos, receita, caixa, notafiscal,etc.), por tanto deixei habilitado aceitar certificado com erro e nao verificar certificados remotos (neste ponto acho que certificado remoto é o certificado do servidor da caixa por exemplo.) a segunda opção entendi como sendo um gerenciador local de certificados... o que para qualquer conexão segura, teria o mesmo comportamento de uma violação de segurança, acredito que se habilitar qualquer uma das tres opções no campo de certificate adapt,, voce estara habilitando a interceptação do certificado (da caixa, do gmail, dos bancos) o certificado precisa de uma conexão direta à estação, acredito que essa configuração gerou muitos dos erros que vi acima, aqui pra mim, foi desabilitar essas opções que corrigiu o erro ao acessar gmail.

mesmo quando fizer alteração no proxy server, vá no proxy filter e clique em apply..... sempre faça a limpeza do cache do navegador perdi muito tempo por não faze-lo. fiz tudo certo e nao funcionou, agora, tranquilo, com tudo funcionando, acredito que muitos dos meus testes nao funcionaram por nao limpar cache do navegador.

primeira vez que instalo o pfsense, foi uma experiencia muito boa, ja to planejando a proxima implementação.
                                          obrigado a todos!
                                          PROJETOS FUTUROS ( colocar multi wan, criar dois escopos no dhcp, 192.168.10.3-192.168.10.99 (dhcp) e 192.168.10.100-192.168.10.252(dhcp, não aceitar maquina que nao tenha sido cadastrada pelo mac) e por fim, negar o trafego de um escopo para o outro.... 10.3-10.99 não conversar com escopo 10.100-10.252 ..... é possivel? ou to querendo demais? a ideia é na mesma estrutura fisica, aceitar conexoes (10.3-10.99) sem acesso as maq da empresa e o servidor, e quando criar a reserva de ip pelo mac, ela passe a fazer parte do escopo interno(10.100-10.252) e ae sim acessar servidor e as demais maquinas do meu parque.
                                          sobre o finalzinho ae, se tiverem uma horientação vou atraz do resto. obrigado

• M
                                            maximilian Bruno
                                            last edited by

@alandnc:

Bom dia pessoal,

Estou com uma dificuldade ma configuração,  a aba de configuração do squid não salva as marcações. Alguém sabe oque é?

tenta tirar espaços acentos, ou algum valor invalido para o campo, passei por isso, não lembro onde mas enquanto nao tirei o espaco do nome nao salvou… tava fazendo "ip diretoria" e nao salvava coloquei "ipDIRETORIA" ele salvou

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.