Virtualizando PfSense
-
Olá pessoal, vou mudar meu TI, e estava pensando em virtualizar o PfSense com o Citrix XenServer, o que voces acham sobre?
-
Bom dia Marcos,
Tenho o PFSense virtualizado em 16 clientes e não tenho problemas, eu que eu recomendo é você tomar cuidado com as configurações do SO de virtualização que você irá utilizar pra não gerar trafego desnecessário e colisões de pacotes.
-
Com o Citrix XenServer voce acha que vai ficar OK?, e a quanto a seguranca?
-
tenho em vários clientes virtualizado via xenserver..
porem infelizmente o mesmo não tem suporte para usar o xen tools, porem não tive problemas..
-
exato não tem o Xen tools ja o ESXi possui suporte e funciona perfeitamente.
quanto à segurança não vejo problemas até pq o Xenserver tem a própria configuração de regras de bloqueio e o gerencimento de disco virtual dele é excelente.
-
Obrigado pela atenção de todos, vou virtualizar com o XenServer
-
estou com problemas no xenserver, as interfaces de rede são reconhecidas como de 100mbs e não gigabit, isso só se resolve com o xentools mesmo?
-
estou com problemas no xenserver, as interfaces de rede são reconhecidas como de 100mbs e não gigabit, isso só se resolve com o xentools mesmo?
Tem um tópico aqui no fórum com o procedimento para a E1000
-
http://forum.pfsense.org/index.php/topic,68340.msg376665.html#msg376665
-
olá pessoal, quero aproveitar o tópico pra perguntar outra coisa em relação ao pfSense virtualizado.
estou usando o pfSense virtualizado no Citrix XenServer já tem algum tempo e está funcionando ok, entretanto ainda tenho algumas dúvidas em relação a melhor configuração de rede para esse ambiente.o meu ambiente é o seguinte:
tenho o IP de internet do provedor; o pfSense funciona como o gateway da minha rede e faz a interface da rede externa(internet) com a interna; entretanto o pfSense está virtualizado no XenServer…
Devo deixar a rede do XenServer configurada para usar a VM do pfSense como gateway ou devo ter um outro gateway físico para o Xen? -
fiz o testes aqui com o link passado, meu pfsense continua subindo como re0 re1 a 100mbs. Algo a mais a se fazer?
Citrix XenServer 6.2
Servidor IBM X3300 M4
PfSense 2.1.3 64 Bits -
fiz o testes aqui com o link passado, meu pfsense continua subindo como re0 re1 a 100mbs. Algo a mais a se fazer?
Revise o tutorial, o Marcus tem isso em produção.
-
Marcos, qual versão do XenServer está usando ?
-
Citrix XenServer 6.2
Servidor IBM X3300 M4
PfSense 2.1.3 64 BitsJa verificou na interface web do pfsense, em interfaces ( nome da interface - no campo Speed and duplex) se ele nao habilitou a opcao de 1000 ?
-
-
Tenho o meu em hyper-v na produçao, mais de 6 meses sem nenhum problema.
-
Boa noite,
Podem me tirar uma duvida sobre a virtualização, com relação as placas de rede? como é feito por que para cada maquina/servidor não teria que ter varias placas de rede?, não entendo como isso ficaria fisicamente!
Desculpem minha ignorância…
-
Boa noite,
Podem me tirar uma duvida sobre a virtualização, com relação as placas de rede? como é feito por que para cada maquina/servidor não teria que ter varias placas de rede?, não entendo como isso ficaria fisicamente!
Desculpem minha ignorância…
A grosso modo, fisicamente de uma porta de rede física se consegue fazer varias (determinado numero) "portas" virtuais, mais ou menos assim com relacao a ter placas de rede.
-
Obrigado a todos, refiz a instalação do zero do xenserver seguindo os passos para interface e1000 e funcionou dessa vez.
-
Pessoal, boa tarde!
Estou desenterrando este tópico, queria tirar uma dúvida.
Estou pensando em virtualizar o pfsense, seguinte ambiente:1 server físico com xenserver e dois servidores virtuais, 1º server pfsense para firewall e failover de links, 2º só para proxy server, DHCP, DNS da rede.
Fisicamente, preciso de quantas placas de rede?
Pergunto por conta dos links de internet, no caso dois, precisaria seguimentar estes links.Ou estou totalmente errado, e é só preciso criar placas virtuais que dará certo?