Acesso bidirecional?



  • Eu acredito que seria isso mesmo Lucas, sabes como fazer essa regra no firewall? Obrigado.



  • libere na LAN o seu IP para acessar o ip e porta do equipamento externo, e ao contrario faca um NAT autorizando o ip e porta do externo para o seu ip



  • Seria +/- assim?




  • isso mesmo.. e ao contrario é NAT
    lembre-se que se vc tem alguma regra de bloqueio ou proxy, essa deve estar antes de todas..



  • Certo, eu acesso Firewall >> Nat e depois tem várias abas. quais dela eu crio a regra? Tem Port Forward, 1:1, Outbound e Npt…



  • Port forward



  • hummm, não estou sabendo criar essas regras, se tu puder dar um exemplo ficaria agradecido..  :-[



  • traduzindo: tudo que chegar na minha interface "GVT" na porta "telnet"(23) vai direcionar para o ip 192.168.0.65 na porta telnet

    isso falando em portas especificas, se vc quer que tudo de um determinado ip va para outro em sua rede, use a aba 1:1




  • No meu caso é a aba 1:1 mesmo, fiz aqui a regra mas ainda tenho uma dúvida, no external subnet ip, eu coloquei o meu ip fixo, está correto isso? Obrigado




  • nao uso 1:1 mais creio que é o ip ou a faixa de ips do equipamento externo que esta acessando sua rede, ou seja, assim voce limita o acesso a somente aquele ip especifico..



  • hummmm, eu fiz isso no 'destination' coloquei um alias que criei com 5 ips..  :'(



  • Caros, boa tarde. Estou com uma dificuldade e acho que a solução é parecida com a apontada pelo Lucas.
    Tenho dois sites ligados em OpenVPN. Os computadores do site B acessam o servidor e as impressoras que ficam no site A, e rodam o sistema da empresa sem problemas. Estou tentando fazer um computador do site A acessar o relógio de ponto no site B para buscar as batidas. Tentei criar uma segunda VPN do site A para o B, mas não funcionou. Não consigo pingar os IPs do site B a partir do site A. Pelo que sei, o relógio não trabalha com uma porta específica (Dimep Miniprint) e dentro do site B consigo acessa-lo sem problemas

    Desde já agradeço



  • vc ja fez as liberacoes de firewall entre as redes? nas duas pontas? com a vpn fechada o acesso se da nos dois sentidos se tudo estiver corretamente configurado..



  • Olá Lucas, desculpe a demora e obrigado pelo retorno.
    Creio que esteja liberado corretamente. As portas que abri em uma ponta, abri na outra também, exceto a do acesso RDP ao servidor. Em anexo uma imagem das minhas regras de firewall nos dois sites. As duas VPNs aparecem UP nos dois, mesmo assim o site 1 não pinga o site 2.




  • @lfx:

    …Pelo que sei, o relógio não trabalha com uma porta específica (Dimep Miniprint)...

    Desde já agradeço

    Tem certeza amigo? Pq se o troço tem porta de rede e usa protocolo TCP/IP obrigatoriamente deverá utilizar um ip/porta para se comunicar.



  • henriquejensen, pesquisei em várias fontes, mesmo com a Dimep, e não encontrei nenhuma informação sobre porta. Mas acredito que o problema maior seja alguma configuração do pfsense, pois do site A eu não consigo pingar nenhum IP do site B. Se eu conseguir pingar esses IPs, e consequentemente o IP do relógio, meu problema está resolvido.
    O que eu não consigo entender, é que configurei os 2 ao mesmo tempo, a cada configuração feita em um (regras de firewall, portas etc), eu fazia no outro no mesmo minuto. Não faz sentido o acesso estar unidirecional.
    Outra coisa que acabei de notar, é que o acesso ao RDP do servidor (que fica no site A) não funciona, por exemplo, de casa. Se eu estiver no galpão da empresa (site B), eu consigo acessar pelo IP e pelo nome da máquina. Será que esses problemas tem mesma origem?

    Obrigado



  • @lfx:

    henriquejensen, pesquisei em várias fontes, mesmo com a Dimep, e não encontrei nenhuma informação sobre porta. Mas acredito que o problema maior seja alguma configuração do pfsense, pois do site A eu não consigo pingar nenhum IP do site B. Se eu conseguir pingar esses IPs, e consequentemente o IP do relógio, meu problema está resolvido.
    O que eu não consigo entender, é que configurei os 2 ao mesmo tempo, a cada configuração feita em um (regras de firewall, portas etc), eu fazia no outro no mesmo minuto. Não faz sentido o acesso estar unidirecional.
    Outra coisa que acabei de notar, é que o acesso ao RDP do servidor (que fica no site A) não funciona, por exemplo, de casa. Se eu estiver no galpão da empresa (site B), eu consigo acessar pelo IP e pelo nome da máquina. Será que esses problemas tem mesma origem?

    Obrigado

    Cara, é como o Lucas falou,

    "vpn fechada o acesso se da nos dois sentidos se tudo estiver corretamente configurado".

    Na aba OpenVPN do seu server tem que estar assim:

    ID Proto Source Port Destination Port Gateway Queue Schedule Description
    icon IPv4            *       *                   *       *             *               *             none

    Essa regra diz que tudo vai trafegar entra sua VPN e sua LAN.



  • Então, na aba OpenVPN tenho essa regra sim, nos dois firewalls, e logo abaixo as regras das portas.

    ID Proto               Source Port Destination Port Gateway Queue Schedule Description

    IPv4 TCP           *            *              *           *        *        none                 Permitir Site-to-Site
    IPv4 TCP           *            1195          *         1195      *        none                 Porta VPN 1
    IPv4 TCP           *            1196          *         1196      *        none                 Porta VPN 2



  • Realmente eu não imagino o que possa ser. Começo a pensar se não é interferência por placa de rede ou algum outro hardware de uma das máquinas. Vou começa a trocar peças e me certificar disso.

    Obrigado pela ajuda amigos



  • Bom dia a todos!
    Depois de muitos testes e surras, troquei o computador inteiro. Instalei o mesmo pfSense, baixei o xml da configuração do antigo e coloquei no novo, acertei as placas de rede e tudo funcionou perfeitamente. Então era algum item de hardware que impedia o funcionamento perfeito da VPN.

    Obrigado pela ajuda


Log in to reply