Interface WAN do pfsense com pppoe perdendo pacotes
-
Bom dia amigos do forum, venho com uma dúvida no minimo estranha.
Configurei o pfsense aqui na empresa para usá-lo como firewall e serviços de proxy,
tal como o squid e squidguard e alguns outros serviços. Acontece o seguinte, assim
que conectei o pfsense por meio do pppoe aparentemente funcionou, só que passados alguns
minutos de repente a conexão ficou lenta, quase insuportavél de usar, monitorando o trafégo
por meio de status>gateway reparei que o pfsense começou a perder pacotes onde o RTT aumenta
e a latência do do gateway chega a aumentar tanto que a internet cai. Gostaria de ver com os
amigos do forum se existe alguma configuração básica para ser feita para resolver esse problema.Cenário utilizado é o seguinte.
Link da OI > Wan - (PFSENSE) -lan
Serviços instalados no pfsense.
Squid 2.7 ( transparent ).
SquidGuard ( não estou usando blacklist, criei minha própria )
HAVP antivirus ( por sínal funcionando muito bem )hardware utilizado
Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8200 @ 2.33GHz
memoria de 2048 mb
hd 160
rede onboard ( wan )
rede ofboard ( lan ) -
se não for problemas e link, provavelmente é o seu hardware, mais precisamente as placas de rede, em quanto fica seu MBUF e o State Table?
-
E ae Lucas segue um print das informações, quanta as placas de rede, já foram trocadas recentemente. Nesse momento ai, ainda esta dando pra usar, mas ping de 32.1 ms, vich não dá.
-
Já pesquisei em vários lugares, mas ninguém tem um problema semelhante ao meu. Já liguei na OI que é a operadora telecom aqui da região, disseram que o link esta ok. Detalhes nesse momento ai esta com configuração padrão, sem nenhum filtro ou regra ativada, quando eu coloque o modem direto acabam os problemas, mas quanto coloco o pfsense em PPPOE para discar para a OI ai, fica com internet lenta e perdendo pacotes, acho que configuração padrão não podia ter esse tipo de problema? não acha.
-
ja tive problemas parecidos, apesar de a OI na epoca jurar que nao havia problema (resposta padrao) consegui que trocassem o roteador e resolveu.. mais no seu caso eu ainda acho que é o hardware…
-
ja tentou desativar o HAVP, ja vi esse cara incomodar.. e muito..
-
Sim, inclusive já desinstalei o mesmo, estou usando o pfsense sem nenhum pacote ou regra, ele esta default
-
Ola sou um mero iniciante em pfSense, mas vc ja testou este link via pppoe em outra maquina com um discador normal via desktop Linux de preferencia, pra tirar a duvido do hardware ou sistema…
-
Sim, inclusive a conexão funciona normal. Quando coloco o PFSENSE para receber a conexão via DHCP pela WAN não tenho esse tipo de problema, porém quando coloco a WAN em PPPoE acontence o erro, perdendo pacotes direto. Já procurei em foruns de todos os tipos os tipos, inclusive estou trocando idéias com uns gringos ai do forum, mas nem os bixos conseguem solucionar esse problema. Estou na busca por uma solução.
-
Amigo uma vez tive problema com a config do MTU que fica na descrissao do pppoe mesmo do pfsense puz o usado pelo operadora e rolo de boa.
-
Pelo que percebi você está na versão 2.1.5, tenta fazer o teste em uma versão anterior, tipo 2.1 ou até mesmo com a versão beta 2.2
-
Man, tenho a MTU rodando em configuração default.1492, acredito que não seja esse o problema.
-
Migrei da versão 2.1.0, e estava pior a perda de pacote. Com essa nova versão continua perdendo, porém da pra usar.
-
UPS, foi mal o MTU está blank, isto é, 1500.
-
Testou outro modem?
-
Cara eu estava com o mesmo problema porem com o Vivo Speedy, troquei o modem na sexta feira passada e até o momento 99% (Só não ganha 100% por que a vivo é uma merda)
Toque seu modem e seja feliz.
-
Cara, testei sim coloquei outro modem, troquei placas de redes, por último agora, fiz uma outra instalação em outra máquina com configuração semelhante, pois aqui na empresa temos vária máquinas com configuração igual, e mesmo assim continua com esse problema. Fica aberto esse post, ainda estou na busca por uma solução. Agradeço o empenho da galera.
-
@luiz.bsb continua com problema?
instalei PF a uns 2 dias aqui na empresa e tipo um roteador wirelles que discava (pppoe), porem como queria deixar até o wifi dentro do pf, então tirei o mesmo e deixei modem -> porta wan pf e o pf quem disca, depois disso comecei a ter problemas também, da impressão que a net cai a cada 2 / 3 minutos, porem nos logs não tem nada.
Uso em minha lan, porem quem disca é o meu roteador e la esta tudo normal e o link da internet é o mesmo (vivo speedy) com o mesmo modem dlink 500x.
Vou caçar alguma solução aqui também, caso tenha resolvido e puder postar. -
Sim testei outro modem, mas permanece o problema, estamos na busca.
-
vai ficar bem "estranha" minha rede com praticamente 2 roteadores, porem o wirelles ta como "repetidor" apenas e ligado a uma outra placa de rede do pf, mais vou colocar um roteador sem fio novo que tenho aqui na empresa só para discar e vou ver no que dá, pq ta tenso