Postfix Forwarder

• Pessoal bom dia,
    Sou novo no mundo open source, tenho implementado o pfSense como firewall, proxy e vpn.
    Agora estou tentando implementar o anti-spam (Postfix Forwarder) em outro hardware, segui os passos básicos postados aqui, porém, como não é muito detalhado, tenho algumas dúvidas.
    O cenário é o seguinte, tenho um appliance de servidor de e-mail e quero implementar o pfSense Postfix Forwarder como servidor anti-spam.

• Como configurar o firewall deste pfSense (que será instalado o postfix forwarder)?
    • Tenho que ter link de Wan e Lan?
    • Como visualizar os logs do postfix?

Fiz um teste e consigo enviar e-mail da minha rede interna para fora, interna para interna, porém, não recebo e-mails externos.
    Desde já agradeço muito a ajuda.

• Olá,
    Eu também gostaria muito de uma documentação das funcionalidades do Postfix Forwarder , eu quero utiliza-lo para encaminha e filtrar emails que sera enviados para dois servidores de e-mail. Com a função de anti-spam isso ajudaria muito ao combate dessa praga.

Ele tem varias funções e sem um tutorial fica complicado de entender.

Abraços.

• Tenta contato com o Marcello Coutinho, moderador do Forum, ele é o mantenedor do pacote.

• Qualquer documento do postfix sobre antispam vai te ajudar. Este pacote transporta para interface do pfsense o postifx.
    O Mailscanner é o complemento para o antispam.

A configuração é sempre da esquerda para a direita, os comentários dos campos são um minihelp.

A grosso modo, o postfix vai validar o cabeçalho, aplicar acls e verificar os recipientes válidos(buscando no AD) enquanto o mailscanner vai analisar o conteúdo da mensagem.

att,
    Marcello Coutinho

• Olá Marcello,
    Estou estudando e tentando aprender a ultima versão do Postfix Forwarder disponível para o pFsense 2.1.5-RELEASE (i386).

Minha duvida, é possível criar um Alias ou virtual maps para que possa redirecionar um e-mail para outro?