Postfix Forwarder

• Pessoal bom dia,
    Sou novo no mundo open source, tenho implementado o pfSense como firewall, proxy e vpn.
    Agora estou tentando implementar o anti-spam (Postfix Forwarder) em outro hardware, segui os passos básicos postados aqui, porém, como não é muito detalhado, tenho algumas dúvidas.
    O cenário é o seguinte, tenho um appliance de servidor de e-mail e quero implementar o pfSense Postfix Forwarder como servidor anti-spam.

• Como configurar o firewall deste pfSense (que será instalado o postfix forwarder)?
    • Tenho que ter link de Wan e Lan?
    • Como visualizar os logs do postfix?

Fiz um teste e consigo enviar e-mail da minha rede interna para fora, interna para interna, porém, não recebo e-mails externos.
    Desde já agradeço muito a ajuda.

• Olá,
    Eu também gostaria muito de uma documentação das funcionalidades do Postfix Forwarder , eu quero utiliza-lo para encaminha e filtrar emails que sera enviados para dois servidores de e-mail. Com a função de anti-spam isso ajudaria muito ao combate dessa praga.

Ele tem varias funções e sem um tutorial fica complicado de entender.

Abraços.

• Tenta contato com o Marcello Coutinho, moderador do Forum, ele é o mantenedor do pacote.

• Qualquer documento do postfix sobre antispam vai te ajudar. Este pacote transporta para interface do pfsense o postifx.
    O Mailscanner é o complemento para o antispam.

A configuração é sempre da esquerda para a direita, os comentários dos campos são um minihelp.

A grosso modo, o postfix vai validar o cabeçalho, aplicar acls e verificar os recipientes válidos(buscando no AD) enquanto o mailscanner vai analisar o conteúdo da mensagem.

att,
    Marcello Coutinho

• Olá Marcello,
    Estou estudando e tentando aprender a ultima versão do Postfix Forwarder disponível para o pFsense 2.1.5-RELEASE (i386).

Minha duvida, é possível criar um Alias ou virtual maps para que possa redirecionar um e-mail para outro?

Hoje eu faço isso no Postfix no modo testo no Debian.

virtual_alias_maps = hash:/etc/postfix/virtual
    /etc/postfix/virtual:
        joao@example.com jose@dominio.com.br

Desde já obrigado.

• Olá,
    Alguém sabe se é possível criar um Alias ou virtual maps para que possa redirecionar um e-mail para outro? Com o Postfix Forwarder?

Abraços.

• Tentou colocar estas opções no campo custom options?

Como esse é um pacote para antispam, não coloquei na gui opções de redirecionamentos ou caixas locais.

• Olá Marcello,
    Eu pensei em fazer isso, só não tinha certeza que iria funcionar.

Muito Obrigado.

• Olá bom dia,

Qual é a versão estável do pfSense onde o Postfix Forwarder funciona perfeitamente?

Estou tentando o pfSense 2.2.4-RELEASE (amd64) com Postfix Forwarder 2.4.2, mas não esta legal não.

Abraços.

• Segue as instruções que postei no tópico do fórum internacional.

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=40622.msg539711#msg539711

Até sair a versão 2.3, temos que contornar alguns pacotes removendo o pbi e instalando o pkg do freebsd.

• Muito obrigado Marcello,

Eu tenho que implantar isso aqui na empresa, não aguento mais de tanto spam que chega. É tanto spam que quase para o serviço do postfix no Debian.

Outra coisa Marcello, para executar o que esta no posta que você passou, o Postfix tem que estar instalado na versão 2.2.4? Ou executo antes da instalação?

Abraços.

• @Márcio:

Muito obrigado Marcello,
    Eu tenho que implantar isso aqui na empresa, não aguento mais de tanto spam que chega. É tanto spam que quase para o serviço do postfix no Debian.
    Outra coisa Marcello, para executar o que esta no posta que você passou, o Postfix tem que estar instalado na versão 2.2.4? Ou executo antes da instalação?
    Abraços.

Sei que não é o tópico do assunto, mas uma possibilidade é migrar para Zimbra e utilizar o serviço de AntiSpam dele.

• @Márcio:

Instala o pacote via interface web
    vai na console/ssh e digita/cola aqueles passos

se atualizar o pfsense, repete os passos.

• Olá Marcello
    Quando sigo os passos que você informou, na ultima linha ao exucutar

pkg install postfix

Proceed with this action? [y/N]: y
    pkg: http://pkg.FreeBSD.org/FreeBSD:10:amd64/latest/All/postfix-2.11.5,1.txz: Not Found

Entrando no link tem um Postifix mais recente - postfix-2.11.6,1.txz.

Será isso!

• Isso deve ser um problema temporário no repositório do freebsd. A atualização de versão é automática.

Tenta executar um pkg  update antes do pkg install postfix

• Olá boa noite,

Como que eu faço pra testar a conexão do Postfix Forwarder com o Active Directory, se ele esta realmente verificando os email validos?

Grato.

• Olá bom dia,

(Em laboratório)

Verificando os logs encontrei um reject do postfix/postscreen, percebi que depois de algum tempo o email é entregue ao servidor de email.

Tem alguma configuração especifica para o postfix/postscreen pra que ele entregue o email mais rapido?

Sep 30 23:03:04 asmail postfix/postscreen[30712]: NOQUEUE: reject: RCPT from [209.85.160.177]:36732: 450 4.3.2 Service currently unavailable; from=fulano@gmail.com, to=infra@meudominio.com.br, proto=ESMTP, helo= <mail-yk0-f177.google.com>Abraços.</mail-yk0-f177.google.com>/infra@meudominio.com.br/fulano@gmail.com

• @Márcio:

Tem alguma configuração especifica para o postfix/postscreen pra que ele entregue o email mais rapido?

Esse é a função do postscreen, ele sempre rejeita a primeira comunicação para evitar "bots burros".

Se desabilitar o recurso, as mensagens chegam instantaneamente

• Obrigado Marcelo,

Então esse é uma função padrão do postscreen, não existe então um configuração para ele faça essa entrega rápida!

É aconselhável que deixe habilitado?

Ele faz a verificação do IP do servidor de origem sempre ou uma vez só?

O postscreen faz cache depois da verificação?

Obrigado.

• @Márcio:

É aconselhável que deixe habilitado?

Depende de você somente definir se deixa habilitado ou não

@Márcio:

Ele faz a verificação do IP do servidor de origem sempre ou uma vez só?
    O postscreen faz cache depois da verificação?

Sim. Uma vez só. Mas esse "cache" não sobrevive a um reboot/restart do processo.

• Olá Marcello,

Qual é a versão do pfSense que não tem nenhum problema com o Portfix Forwareder e com Sqlite?

Seu usar o procedimento do link abaixo, eu não consigo mais usar o Postifix via Gui na versão pf 2.2.4. É isso mesmo, acontece isso?

Obrigado por tudo.

Bom fim de semana.

Log in to reply