Erro no Redirecionamento de Páginas Bloqueadas pelo SquidGuard (RESOLVIDO)
-
Boa noite, pessoal!
Eu sou novo no uso dessa poderosa ferramenta, mas já venho acompanhando o fórum há 2 semanas e instalei o PFSENSE 2.1.5 para implantar o firewall no acesso da rede wifi da empresa. Tá funcionando normalmente o Captive Portal, o bloqueio das páginas, entre outros recursos que utilizo.
Estou usando o Squid 2.7.9 pkg v.4.3.4 e o squidGuard 1.4_4 v1.9.6 e não estou conseguindo configurar o redirecionamento das páginas bloqueadas pelo SquidGuard. Já vi alguns tópicos com o status de resolvido no fórum e realizei as configurações das pessoas que postaram suas soluções e nada. Além de demorar muito para dar o retorno do erro, a página não carrega com a personalização que fiz. Só volta o erro depois de mais ou menos 2 minutos como: ERRO A URL solicitada não pode ser recuperada…Falha na conexão e diz que o sistema retornou (60) Operation timed out. Por favor, alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema. Agradeço desde já. -
Em todas as paginas ou só as HTTPS?
-
Olá Tomas!
Acontece isso em todas as páginas. E demora muito pra dar o erro.
-
Eu tentaria com Squid3-dev para ver se ocorre o mesmo.
Uso aqui é está bem estável. -
Ok Tomas.
Vou desinstalar o Squid e vou tentar com o squid3-dev. Daqui a pouco eu posto o resultado.
-
Tomas,
Qual é a versão do SquidGuard que você está usando com o Squid3-dev?
Instalei a versão squidGuard-squid3 e não inicia o serviço. Já fui lá em Status>Serviços e cliquei para iniciar o serviço e nada. Quando clico no botão para "startar" no Proxy Filter ele não "starta". O que pode ser? -
Essa versão não roda como serviço, é por demanda.
Só começar a navegar que o Squid inicia o processo, ele é um processo filho do Squid.Pode ver depois que ele vai aparecer como ativo.
-
hummm…ok
Vou testar então e posto o resultado daqui a pouco.
Desde já agradeço pelas informações.
-
Tomas,
Infelizmente não obtive êxito mesmo usando o que vc informou. Anexei o arquivo com a imagem do erro que tá dando na página . Não está direcionando para a página personalizada que criei. Já segui orientações do pessoal do fórum referente ao redirecionamento, mas não obtive sucesso ainda.

-
como esta a configuração do seu squid e squid-guard?
-
Olá Jvicente,
Fiz a configuração do Squid e do SquidGuard de acordo com as informações obtidas no fórum. Vou tentar detalhar aqui para você entender:
Mandarei, primeiramente, os "prints" das telas de configuração do squid e logo em seguida mandarei do squidGuard.
-
Segue as imagens com as configurações do SquidGuard…
-
Faltou uma…
-
squid-guard?
tem o codigo ai da pagina de erro que vc customizou?
-
estou mandando anexo um exemplo do arquivo sgerror.php é só procurar o conteúdo HTML dentro do php e customiza-lo a vontade.
Acesse a pasta /usr/local/www e faça uma copia do arquivo sgerror.php antes e vc pode edita-lo pelo proprio webgui ou transferi-lo atraves de alguma ferramenta como por exemplo o winscp na estrutura que mencionei .
-
Olá Jvicente,
Desculpa a demora. Vi o seu post e vou fazer os testes com esse código. Postarei em anexo o código do erro customizado que criei para você analisar.
-
Jvicente,
Infelizmente não deu certo. Colei a logo dentro do diretório /usr/local/www e mesmo assim não aparece a imagem de erro criada. Sem contar com a demora pra dar o erro da página bloqueada. Vou anexar o erro que o squid retorna. E outra: Já venho há duas semanas quebrando a cabeça com a configuração do PFSENSE 2.1.5. e noto que quando instalo o squidGuard-squid3 meu servidor trava direto dando uma mensagem de swap_pager_getswapspace(16)… Já não sei mais o que fazer. Como está o seu servidor? Tá rodando tudo tranquilo? Por favor, informa pra mim como você configurou o seu firewall. Tô pensando em formatar meu servidor novamente. Será a terceira vez.

-
lendo novamente seu post que vi que vc esta utilizando o captive portal, infelizmente nunca utilizei ele, mas a tarde se tiver um tempo eu tento montar um ambiente para testar aqui.
Vc se baseou a partir de onde para configurar o seu ambiente?Qual o tipo de autenticação vc esta utilizando radius ou voucher ou nenhuma?
-
Cara eu vi a mensagem de erro seu e o código esta como time out. Seu squid esta configurado com transparente sem filtro ssl?
-
Olá Jvicente,
Estou utilizando a autenticação do Captive Portal sem a utilização de voucher. Só a autenticação com o usuário e a senha. Aguardo um retorno seu. Agradeço desde já pela atenção.