ACESSO FTP
-
Bom dia Pessoal!
tenho um ftp interno aqui e estou tentando libera-lo externo, na verdade a liberação deu certo consigo dar um telnet na porta liberada e responde, porém quando tento acesso por web ou pelo FILEZILLA apresenta a mensagem que segue abaixo.
Alguem sabe me dizer se é um problema no firewall?
Resposta: 227 Entering Passive Mode (192,168,0,2,218,4).
Estado: O servidor enviou uma resposta passiva com um endereço não roteável. Usando o endereço do servidor como alternativa.
Comando: LIST
Resposta: 150 Opening BINARY mode data connection.
Erro: A conexão excedeu limite de tempo
Erro: Falha na obtenção da lista de pastas -
Segue print da tela do filezilla…
-
Você possui mais de um link de internet?
-
nao apenas 1 link, no caso se eu libero o servidor na porta 21 funciona, porem se eu tento mascarar a porta nao funciona….
-
tentou fazer nat?
-
Sim na NAT nao funciona, e se libera direto na porta 21 funciona.
-
Vá até system > advanced > system Tunables
Localize a opção debug.pfftpproxy
altere o valor de 0 para 1.
não sei se irá funcionar, mas teste aí.
Obs, sua regra de Nat está correta né? em Destination port está a porta que vc quer usar para mascarar (Ex: 20000) e redirecionando para o IP de seu FTP (Ex: 192.168.0.2 na porta 21)
Obs: também deve direcionar a porta 20
abçs
-
Já pensou em pesquisar no fórum sobre conexão de ftp e /ou como o protocolo ftp funciona?
Existem vários e vários tópicos sobre o mesmo assunto.
-
Victor irei testar a sua dica, obrigado!
Marcelloc irei pesquisar nao fiz uma pesquisa a fundo, obrigado!
abraços,
Renan
-
Olá Pessoal,
Eu estou com problemas no NAT, eu fiz o update da versão 2.1.5 para 2.2.6 e vários NATs parou de funcionar, em especial o NAT do FTP.
Minhas regras são as mesmas da versão 2.1.5, mas algumas não funciona como o ftp por exemplo.Reply: 227 Entering Passive Mode
Error: Server returned unroutable private IP address in PASV replyJá procurei aqui no fórum, Como o Marcello Disse, tem vários assuntos, mas, não consegui entender.
Não uso Proxy nesse Firewall
Tenho no servidor Windows o Filezilla Server.Abraços.
-
Achei esse link que pode te ajudar:
http://www.proftpd.org/docs/howto/NAT.html
Principalmente este trecho do texto:
However, one big problem still exists. The passive FTP connections will use ports from 1024 and up, which means that you must forward all ports 1024-65535 from the NAT to the FTP server! And you have to allow many (possibly) dangerous ports in your firewalling rules! Not a good situation. For a good description of active versus passive FTP data transfers, see: http://slacksite.com/other/ftp.html To resolve this, simply use the PassivePorts directive in your proftpd.conf to control what ports proftpd will use for its passive data transfers: PassivePorts 60000 65535 # These ports should be safe...
Verifica quais são as portas passivas configuradas no seu Filezilla e crie regras de NAT dessas portas apontando para o seu servidor.
https://wiki.filezilla-project.org/Network_Configuration
-
Olá Pessoal,
##RESOLVIDO## Para o meu caso!Foi só criar as regras corretas e configurar as Port Range no Servidor ftp.
Abraço a todos.
-
Deixar todo esse range de portas abertas não me parece boa pratica de segurança.
Tente instalar o pacote FTP Proxy Client, ative e selecione a interface LAN, desative as regras de NAT e faça o teste.
-
Deixar todo esse range de portas abertas não me parece boa pratica de segurança.
Tente instalar o pacote FTP Proxy Client, ative e selecione a interface LAN, desative as regras de NAT e faça o teste.
No caso do Márcio foram somente 3 portas altas, então creio que não tenha tanto problema de segurança. O redirecionamento da porta 21 é muito mais crítico em termos de segurança do que essas portas altas.
Mas têm a opção de utilizar o modo ativo no client FTP, porém o server deve suportar. Mas há alguns pontos negativos. A melhor opção seria o modo passivo mesmo.
http://www.slacksite.com/other/ftp.html
-
Pessoal,
Obrigado pela sugestão, eu também que não seria uma boa pratica criar um NAT com essas portas.Tem alguma configuração especial pra ser feito no FTP Client Proxy? Ou apenas as opções de ativar e selecione a interface LAN?
Pra min não funcionou.
Obrigado a todos.
-
@Márcio:
Pessoal,
Obrigado pela sugestão, eu também que não seria uma boa pratica criar um NAT com essas portas.Tem alguma configuração especial pra ser feito no FTP Client Proxy? Ou apenas as opções de ativar e selecione a interface LAN?
Pra min não funcionou.
Obrigado a todos.
No caso do FTP Client Proxy, vc deverá ativar na interface WAN.
-
Depende, no meu caso o servidor é externo, e então o trafego vem da LAN, ativo na LAN.
Se é NAT para um servidor interno vale o teste, nunca fiz,
-
olá amigos,
Estava tudo funcionando, porém após atualizar o FTP travou para os clientes.
Tenho as seguintes regras NAT
If Proto Src. addr Src. ports Dest. addr Dest. ports NAT IP NAT Ports
WAN1 TCP/UDP * * WAN1 address 21 (FTP) 192.168.0.234 21 (FTP)
WAN1 TCP/UDP * * WAN1 address 990 192.168.0.234 990
WAN1 TCP * * WAN1 address 51050 - 51100 192.168.0.234 51050 - 51100Mensagem de erro:
Reply: 227 Entering Passive Mode (192,168,0,234,199,133)
Error: Server returned unroutable private IP address in PASV replyNão sei mais o que fazer !!!
-
Reginaldo,
Você configurou o seu servidor FTP o Passive Mode com essas portas 51050 - 51100?Exemplo do ProFtp
Habilitando o modo passivo.
pasv_enable=YES
pasv_address=IPMAQUINA onde esta instalado!
pasv_max_port=51100
pasv_min_port=51050If Proto Src. addr Src. ports Dest. addr Dest. ports NAT IP NAT Ports
WAN1 TCP * * WAN1 address 51050 - 51100 192.168.0.234 51050 - 51100
-
Márcio,
Então efetuei a configuração no filezilla, porém parece não surtir efeito.