Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema ao gerar relatório com Lightsquid, busca apenas uma máquina!

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    21 Posts 3 Posters 2.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • I
      iury_moreira
      last edited by

Bom dia pessoal, estou com um probleminha que está complicando o meu trabalho. Sou iniciante no pfsense e tentei procurar tópicos semelhantes ao meu problema, infelizmente não encontrei.

O meu problema é o seguinte, tentei instalar o Sarg com squid3 e squidguard3 para bloqueio de https e gerar relatórios, porém não consegui utilizar o sarg para isso, ao acessar a aba view report me aparecia o erro: Could not find report index…

Então, o que fiz foi desinstalar os pacotes e instalar apenas o Sarg e o lightsquid. Ao acessar a mesma aba de relatórios do sarg consegui visualizar os dados gerados mas com um problema, de 10 máquinas funcionais a única informação que me mostra é o localhost através de uma máquina. Alguém tem passado por isso? Pode me auxiliar?  :(

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        tomaswaldow
        last edited by

O log do Squid está habilitado?

Tomas @ 2W Consultoria

• I
          iury_moreira
          last edited by

Tomas Waldow, sim, o log está habilitado.

• T
            tomaswaldow
            last edited by

Deixa ver se entendi, está com o Sarg e o Lightsquid instalado e não o Squid?

Tomas @ 2W Consultoria

• I
              iury_moreira
              last edited by

Eu estou com o Sarg, o Squid e o Lightsquid instalados  :P Isso pode ser um fator que está impactando?

• T
                tomaswaldow
                last edited by

Tem que ver se realmente o Squid está gerando log dos acessos.
                Veja na aba "RealTime" no Squid se os acessos estão sendo registrados.

Depois deixa só o Lightsquid e faça a configuração e testes que é mais simples, se não gostar depois tente usar o Sarg se precisar de relatorio mais completo. Para a maioria dos casos o Lightsquid atende muito bem.

Não faz sentido você ter dois geradores de relatório.

Tomas @ 2W Consultoria

• I
                  iury_moreira
                  last edited by

Entendi, reinstalei os pacotes, optando por um deles, de primeira deixei apenas o lightsquid mas o erro "Could not find report index…" voltou a acontecer, assim que desinstalei e instalei novamente o squid, esse erro também voltou a ocorrer. Eu não sei o porque, parece que os diretórios não estão corretos, parece que salva os relatórios em um e busca em outro. :P

-> Tem alguma versão do pfsense que esteja 100% funcional com qualquer versão do Sarg/Squid/Lightsquid?
                  -> Devo instalar o pfsense diretamente em uma vmware ou instalo uma distro do linux e depois instalo o pfsense nela?

Se caso isso ajude, quando instalo o sarg, li a respeito que o diretório deveria vir assim-> /usr/pbi/sarg-i386/local/sarg-reports/ mas para mim vai só até sarg-i386, o diretório local e seus subdiretórios não são criados :(

• T
                    tomaswaldow
                    last edited by

Eu estou usando a versão 64 bits, pra mim está mais estável e não tenho problema.

Não entendi sua pergunta: Devo instalar o pfsense diretamente em uma vmware ou instalo uma distro do linux e depois instalo o pfsense nela?

o pfSense é um sistema operacional, não é um pacote, você não instale ele em Linux.

Tomas @ 2W Consultoria

• I
                      iury_moreira
                      last edited by

É que eu vi muita gente dizer que instalava pelo ubuntu, até achei estranho porque o pfsense é pelo FreeBSD, imaginei que poderia ter alguma versão pra SO.

-> Sua versão é a 2.2 64 bits?

Vou tentar fazer o que você disse e ver se dá certo.

• I
                        iury_moreira
                        last edited by

Desinstalei todos os pacotes, deixei apenas o squid e o sarg, fui em realtime e tentei gerar mas não deu certo.

Quando fui em Services > Proxy Server apareceu o erro:

"Warning: dir(/usr/local/etc/squid/errors/): failed to open dir: No such file or directory in /etc/inc/pfsense-utils.inc on line 432 Fatal error: Call to a member function read() on a non-object in /etc/inc/pfsense-utils.inc on line 433"

:o

• T
                          tomaswaldow
                          last edited by

Se puder tente fazer uma nova instalação, pois não está normal essa instalação.

Tomas @ 2W Consultoria

• I
                            iury_moreira
                            last edited by

Exclui uma máquina virtual, comecei outra do zero.

-> Instalei o PfSense 2.2.2;
                            -> Instalei o Squid;
                            -> Instalei o Sarg;
                            -> Fui em Services/Proxy Server, e setei o botão "Enable logging". O log store directory está como /var/squid/logs;
                            -> Configurei o Sarg, fui em View Report e: "Erro Could not find report index file";
                            -> Busquei essa solução https://forum.pfsense.org/index.php?topic=89485.0;
                            -> Fui em view report e: "Erro Could not find report index file";

Já estou ficando desanimado com o pfsense :(

• T
                              tomaswaldow
                              last edited by

Veja, o Squid não é um pacote do core do pfSense, então é um problema com o pacote em si, do Sarg.

Faça mais um teste. Remova o Sarg, instale o Lightsquid. E tente gerar os realtorios.
                              Se der erro faça este procedimento: https://doc.pfsense.org/index.php/Lightsquid_Troubleshooting

Se não der certo me mande uma mensagem privada que vou tentar te ajudar.

Tomas @ 2W Consultoria

• I
                                iury_moreira
                                last edited by

Você fala remover o squid? Porque pra gerar relatório precisaria do Sarg de qualquer forma não é ?

• T
                                  tomaswaldow
                                  last edited by

Squid é o proxy, Sarg é um gerador de relatorios. Eu falei para remover o Sarg e instalar outro gerador que é o Lightsquid.

Tomas @ 2W Consultoria

• I
                                    iury_moreira
                                    last edited by

Voltei no começo da instalação novamente, com o Pfsense mais atualizado possível, com o squid, squidguard e sarg 2.3.9 instalados. Quando vou no diretório /usr/local/sarg-reports não há nenhum arquivo, quando tento acessar o diretório /usr/pbi/sarg-i386/local/sarg-reports para fazer aquele link simbólico e tal a pasta sarg-reports desse diretório não existe. Foi feita alguma atualização para que não criasse essa pasta mais? Alguém sabe onde estão sendo gerados os relatórios?

O erro que ocorre é:
                                    "Error: Could not find report index file.
                                      Check and save sarg settings and try to force sarg schedule."

• T
                                      tomaswaldow
                                      last edited by

Marque todas as opções padrão(com yes na descrição) e tente gerar o report novamente.

Se você instalou a versão 64 bits o diretório é outro: ln -s /usr/pbi/sarg-amd64/local/sarg-reports /usr/local/sarg-reports

Tomas @ 2W Consultoria

• I
                                        iury_moreira
                                        last edited by

Instalei a versão 32 bits mesmo, marquei as opções como (yes), fui na aba view report e deu erro, fui em schedules dei um force update, voltei na aba view report e erro novamente. Com sarg -x eu consigo saber se está gerando os arquivos com os relatórios ?

• T
                                          tomaswaldow
                                          last edited by

Sim.

Tomas @ 2W Consultoria

• A
                                            analista-m
                                            last edited by

Amigo também tive grandes problemas com o Sarg e Squid no Pfsense, segui vários tutorias e sem sucesso sempre me retornava o erro LC_ALL.

Estou utilizando a versão 2.1.5 32Bits, minha solução de contorno foi usar Squid + Lightsquid, rodou perfeitamente.
                                            caso a dica seja valida, segue o totorial que usei para minha configuração.

https://www.youtube.com/watch?v=9Ck0d9DGfis

OBS: A unica diferença da minha configuração para a do vídeo, é que uso proxy transparente, porem com proxy autenticado também funcionou perfeito.

At
                                            Max  ;)

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.