Access point travando com uso do captive portal
-
Bom dia. Gostaria de saber se alguém já passou por esse problema. Tenho em minha rede um captive portal ligado a sete access point para autenticação da rede wifi. Acontece que um desses access point vive travando tendo que reiniciá-lo direto. Já troquei fiação, o próprio access point por outros que funcionam normalmente e nada. O interessante é que esse ponto de acesso é o que mais usuários logan. Sendo assim gostaria de saber o que pode estar de errado. Cheguei a pensar se o pfsense tem algum limite de autenticação de usuários no captive portal e desta forma travaria o ponto de acesso. Grato pela atenção. Vale lembrar que o pico de acesso simultâneo de usuários no captive portal é de 200 usuários e que nesse access point em questão logan simultaneamente uma média de 100.
-
Já verificou nas especificações do fabricante quantos acessos simultâneos o aparelho em questão suporta?
-
Tive problema semelhante. AP Intelbras WIN240.
Para muitas conexões tem que usar AP profissional. -
Pode ser limite mesmo do aparelho. Eu uso aqui aparelhos da OIWTECH, pra mim são mais em conta e já tive registros de 54 MAC´s agarrados em um só AP.
Pode ser aquecimento. -
Qual ap ou roteador vocês indicariam para eu usar? Outra dúvida, o pfsense com uso do captive portal tem algum limite de usuários autenticados simultâneos?
-
Se não quer ter dor de cabeça usa ubiquiti. https://www.ubnt.com/products/
Que eu saiba o captive portal não tem limite, vai depender mais do seu hardware.
-
Olhando o código do captive portal, ele tem um limite de regras criadas para os usuários/ips autenticados, mas não me lembro a quantidade.
Pesquisando no fórum, a informação é que não tem limite de usuários.
-
Pois é Marcelo essa minha situação está muito estranha. Troquei o roteador que tava travando por outro que não apresentava problema e agora tá travando também. Já fiz diversos testes com cabos e roteadores e nada. Troquei o switch que faz o compartilhamento dos aps e roteadores e também não tive êxito. O negócio tá esquisito.
-
Qual a quantidade de usuários conectados?
-
Neste ap específico simultaneamente conectam uns 60 usuários.
-
Num total tenho 7 aps na rede. num total de 100 a 150 usuários
-
Qual o AP?
-
Fidenco, vc esta usando ticket ou Usuário e senha? Quem é o gateway desses aps, o próprio pfsense? Tive um problema parecido com ap de menor porte que não suporta vlans, nos que suporta eu coloquei a vlan de administração dos equipamentos diferente da vlans de usuários e eles não travam. Quanto a numero de usuários pode ficar tranquilo que estou usando com pico de 300 users. Neste momento 199. Segue imagem anexada
-
Tenho AP Dlink DAP 1360 e roteadores TPlink funcionando como ap modelo WR2543nd.
Caro Max, estou usando usuário e senha o gateway é o próprio pfsense. Tenho um pfsense só para funcionar com o captive portal. Esta situação realmente é muito estranha. Os outros pontos de acesso funcionam normalmente e somente este dá problema tendo que ligar e desliga-lo constantemente. -
Eu estou sem como criar um lab, mas faça o seguinte no captive portal tem opção de vc cadastrar o mac para acesso direto, pegue o mac da interface que fala com pfsense como gateway cadastre na lista ou allowed ip addresses e retorne o resultado. Acredito o captive portal gera alguma coisa no arp do equipamento que faça ele travar.
-
Ok vou tentar este procedimento e te reporto.
-
Mas nesse caso os usuários não passariam pela autenticação do captive portal e não posso deixar assim.
-
Qual ap ou roteador vocês indicariam para eu usar? Outra dúvida, o pfsense com uso do captive portal tem algum limite de usuários autenticados simultâneos?
Uso Unifi da Ubiquiti ;)
-
Eles vão passar…..a não se que vc esteja roteando as conexões ou algo desse tipo, se é o pfsense que ta entregando o IP aos devices eles vão passar pelo portal.
-
Bom dia amigos
Compramos o ap ubiquiti unifi e instalamos aqui na empresa realmente ele é muito bom. O que o corre é o seguinte: quando ele chega ao limite de 50 usuários conectatos e autenticados no captive portal neste ap ninguém consegue mais conectar nele. Se desabilito o captive portal o numero de conexão aumenta e mais de 60 usuários conectam e navegam sem problema. Minha dúvida então é saber se o captive portal limita estas conexões pois como falei quando desabilito ele os usuários conseguem conectar