Patch captive portal do squid3 no pfsense 2.2.5
-
Com as recentes mudanças e "mutações" dos pacotes, a função de patch do captive portal para impedir acesso direto ao proxy antes da autenticação do captive portal foi removida.
Para não deixar os sysadmins que estão no pfsense 2.2.5 sem essa importante correção, segue abaixo o patch a ser aplicado via pacote system patches.
OBS1: Se o seu squid usa portas diferente da 3128 e 3129(ssl), altere a linha $local_service_ports no patch antes de aplicar.
OBS2: Depois de corrigir o arquivo, é preciso entrar nas configurações do captive portal e salvar para gerar as regras de acesso com as devidas correções.
Description: Captive_portal_patch
Patch Contents:
--- captiveportal.225.inc 2015-12-09 18:43:50.000000000 -0200 +++ captiveportal.inc 2015-12-09 19:28:27.000000000 -0200 @@ -539,6 +539,10 @@ EOD; $rulenum = 65310; + /* Deny direct access to local services before captive portal authentication */ + $local_service_ports="3128,3129"; + $cprules .= "add {$rulenum} skipto 65314 ip from any to table(100) {$local_service_ports} in\n"; + $cprules .= "add {$rulenum} skipto 65314 ip from table(100) {$local_service_ports} to any out\n"; /* These tables contain host ips */ $cprules .= "add {$rulenum} pass ip from any to table(100) in\n"; $rulenum++;
Base Directory:
/etc/inc/
-
Boa tarde Marcello,
Primeiramente parabéns pelas grandes conquistas que trazem vc e toda a comunidade do fórum…
Queria saber qual o procedimento para configurar o captive portal agora nesta nova versão, se muda alguma coisa além deste patch e se é possível eu setar o squid não transparente com wpad.dat e captive portal e se há algum tutorial na comunidade.
Desde já agradeço a atenção.
-
Com as recentes mudanças e "mutações" dos pacotes, a função de patch do captive portal para impedir acesso direto ao proxy antes da autenticação do captive portal foi removida.
As "mutações" estão brabas mesmo e a educação nas conversas lá estão … humm... "vamo q vamo" !
-
-
Queria saber qual o procedimento para configurar o captive portal agora nesta nova versão, se muda alguma coisa além deste patch e se é possível eu setar o squid não transparente com wpad.dat e captive portal e se há algum tutorial na comunidade.
A única coisa que mudou foi o patch, o resto continua como era nas versões anteriores.
-
Marcello,
Tentei realizar os procedimentos para configurar o squid com captive portal encontrados no fórum, mas não obtive sucesso.
Estou tentando implantar squid3 + squidguard + captive portal, porém o squid não está em modo transparente, eu configurei o DHCP e DNS para enviar a configuração de proxy por WPAD.
Os navegadores recebem o arquivo proxy.pac ou wpad.dat e realmente acessam o proxy, porém quando ativo o Captive Portal e autentico o usuário pela interface http://pfsense:8000, o cliente não consegue navegar e o Squid para de funcionar.
Poderia me auxiliar neste problema ou me responder se não é possível realizar este cenário?
-
Testado e funcionando, obrigado.
Sabe dizer se o arquivo informado na interface do Squid, que diz para baixar no Git está funcional?
-
Qual arquivo? Não estou com um pfsense perto agora para conferir.
-
Qual arquivo? Não estou com um pfsense perto agora para conferir.
Oi Marcello, o texto no Squid é esse:
This feature was removed - see Bug #5594 for details!
If you were using this feature, double-check '/etc/inc/captiveportal.inc' content for sanity.
Get a sane copy of the file from pfSense GitHub repository if needed.
O Arquivo é: https://github.com/pfsense/pfsense/blob/RELENG_2_2/etc/inc/captiveportal.incObrigado.
-
Não consigo chegar nessa tela para efetuar o que está descrito, pois meu captive portal parou de funcionar :)
-
Que a força esteja com voces! 8)
Estou com o Captive Portal funcionando o Squid funcionando como PROXY ATIVO,
Porem quando deixo o proxy marcado nas estações nao consigo autenticar no Captive Portal, e quando deixo desmarcado na estação nao consigo navegar na internet (Obvio por motivo de PROXY ATIVO)Segue um link com mais detalhes.
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=66809.75 -
Para ter acesso a pagina de autenticação do Captive Portal é necessário que seja feita uma consulta na porta 80, sou seja um site HTTP.
Você vai ter que criar uma exceção por exemplo um site da empresa para não passar pelo proxy e pode chegar ao pfSense na porta 80 e criar uma regra de firewall permitindo esse site. -
Grande Tomas
Contribuindo sempre.
Nesse caso teria que alterar a porta de autenticação do Captive Portal para a porta 80 também?
Teria algum post/link com alguns desses procedimentos?
ObrigadoPara ter acesso a pagina de autenticação do Captive Portal é necessário que seja feita uma consulta na porta 80, sou seja um site HTTP.
Você vai ter que criar uma exceção por exemplo um site da empresa para não passar pelo proxy e pode chegar ao pfSense na porta 80 e criar uma regra de firewall permitindo esse site. -
As "mutações" estão brabas mesmo e a educação nas conversas lá estão … humm... "vamo q vamo" !
A verdade é que deixaram os pacotes na mão de uma pessoa, arrogante e que faz o que quer.
Só olhar o que essa figura falou sobre o SquidGuard-Dev, depois saiu desativando funções que integram entre pacotes e ripando bibliotecas que "ninguém usa".
Engraçado que era pessoa é a mesma que discutiu até a morte com o Jim Thompson sobre a mudança de licença, mas está lá…
Enfim, estou fazendo a tradução mas o prospecto desanima, se você não faz parte do "clubinho" não tem voz, mesmo tendo razão.
-
Grande Tomas
Contribuindo sempre.
Nesse caso teria que alterar a porta de autenticação do Captive Portal para a porta 80 também?Não nada no Captive, mas na configuração de proxy do cliente ou pelo WPAD, não sei como faz hoje, e colocar um site na lista de exceções.
-
Esse site na lista de excecoes é o site que sempre vou ter que acessar primeiro pra surgir a tela de autenticacao do Captive Portal?
-
Sim, pelo tenha um.
-
Bom dia a todos.
Estou implementando um pfSense 2.2.6 + Portal Captive + Squid com autenticação no Portal Captive, quando ativo a autenticação o Squid fica reiniciando. Buscando no forum encontrei o tutorialdo Marcelloc, estou aplicando o patch mas mesmo assim o Squid fica reiniciando, gostaria da orientação e ajuda de vocês para ver onde estou errando.
Quando vou testar o Patch aparece uma mensagem "Patch can NOT be reverted cleanly (detail)". Quando clico em detalhes mostra o um erro:
Output of full patch revert test: /usr/bin/patch --directory=/etc/inc/ -f -p1 -i /var/patches/570cf2755b436.patch --check --reverse --ignore-whitespace Hmm... Looks like a unified diff to me... The text leading up to this was: -------------------------- |--- captiveportal.225.inc 2015-12-09 18:43:50.000000000 -0200 |+++ captiveportal.inc 2015-12-09 19:28:27.000000000 -0200 -------------------------- Patching file captiveportal.inc using Plan A... Hunk #1 failed at 539. 1 out of 1 hunks failed while patching captiveportal.inc done
Devo me preocupar com esta mensagem?
Seguem imagens do pacth e do erros.
Obrigado pessoal.
Abs
-
Fiz o procedimento…e não aparece nem a tapa....
-
Marcello, o patch como está pode ser aplicado a versão 2.3?
Caso não, pode nos orientar qual procedimento que pode ser feito?
Obrigado.