Lentidão console PFSense / link instável
-
Olá pessoal, estou enfrentando uma dificuldade já faz alguns dias e gostaria do auxílio dos senhores(as).
Tenho uma rede com 3 Pfsenses, segue topologia:
Equipamento 1 - função exclusiva de firewall, todos os links chegam nele.
Equipamento 2 - função de proxy, servidor dhcp, vpn, fixa ip, entre outras coisas, basicamente nesse estão todas as configurações e regras de rede.
Equipamento 3 - a função dele é basicamente para rodar uma internet com maiores privilégios e velocidade.
São 3 links ao total e todos chegam no primeiro equipamento que faz a filtragem de firewall e roteamento dos links para o equipamento 2 e equipamento 3.
A versão do equipamento 1 e 2 é 2.5.2 e a versão do equipamento 3 está na versão 2.4.5 (da erro ao atualizar pelo console).
Vamos ao problema:
Como dito o equipamento 3 é um equipamento que ser de proxy para uma internet com mais benefícios e velocidade, nisso eu estava enfrentando com problemas de wifi e comecei a verificar isso. Realizei algumas regras, fiz teste e nada resolveu...ai eu resolvi atualizar o equipamento 1. Após isso percebi que tudo mudou, até pra acessar o console web deles está lento, não pinga google do console web, o gráfico de tráfego fica oscilando bastante, mas a internet funciona, mesmo lenta...é como se alguma regra que não estivesse funcionando, começou a funcionar ou algo nesse sentido, tentei limpar cache, tentei verificar todas as regras, inclusive desativei alguns lixos, dei uma organizada, mas mesmo assim nada deixa estável a rede.
Quando começou esse problema, ao acessar o proxy do equipamento 3 aparecia esse erro Erro 111(net::ERR_TUNNEL_CONNECTION_FAILED), resolvi isso alterando uma configuração de gateway que estava errada, foi mudado de operadora a meses atrás e tinha ficado uma configuração com o gateway antigo, dai eu mudei pro gateway novo e o erro acabou, mas está instável, o engraçado é que não entendo como que funcionou com o gateway antigo rsrsrs.
Então assim senhores, tentei deixar o mais claro possível mas ainda sim acho que falta informação, vou ficar aguardando o auxílio de alguém e vou mandando demais informações conforme a necessidade.
Desde já obrigado!
-