Placa de Rede ficando Offline
-
Boa tarde,
Tenho um pfsense (Versão 2.5.2) com 3 placas de rede (1 Lan, 1 Link Dedicado, 1 Banda Larga), a placa onde fica a banda larga está funcionando normalmente e de repente ela fica Offline e só volta a funcionar quando reinicio o pfsense.Fica com o Status abaixo.
Alguém tem idéia do que pode ser ou já passou por alguma situação assim?
Atte.
-
-
Vai em Status/Interfaces e veja se seu PPPOE esta conectado. Depois olha nas configurações se ele esta para discar por demanda .
Olha tb no Gatway dessa conexão, em IP Monitor, testa com um IP do google por exemplo. -
@fernandoojr9 como a sua conexão é via pppoe pela operadora Algar, verifique se o mtu é diferente do default 1500, pois tinha um cliente nosso com Algar que para estabilizar o link e parar de ficar reportando esse mesmo problema seu tivemos que alterar na interface de rede para um mtu no valor de 1492 onde para nós isso foi resolvido e o link parou de ficar OFF.
-
Eu fiz um teste aqui, fui em atribuições e fiz a inversão das interface que estava a Algar com a rede local. Após algumas horas minha rede local travou eu consegui entrar no servidor pela rede WAN e reiniciei o pfsense e voltou a funcionar normalmente.
Então o problema não está na configuração do pppoe. Talvez um defeito na placa vou pegar uma outra para efetuar um teste.
-
@fernandoojr9 já ocorreu comigo.
Algumas coisas que fiz e resolveram o problema:
System/Routing/Gateways editei o o gateway e alterei Data Payload para 56 (tem a ver com o ping)
Este foi o procedimento que definitivamente parece ter sido a solução.
Uma solução mais feia foi, neste mesmo lugar, desativar o monitoramento deste gateway. Na verdade o link não cai "de verdade", só que o pfSense por algum motivo enxerga como se tivesse caído. Então, se você desativar o monitoramento ele fica online.
-
@hugoeyng então eu desativei o monitoramento na quarta, foi quando reiniciei, pensei que tinha resolvido, mas agora a tarde caiu novamente.
Eu desativo e ativo a placa novamente mas só volta se eu reiniciar o servidor, ai pode funcionar 2 horas ou 2 dias até cair.
-
@fernandoojr9 Tente Data Payload = 56
-
-
@hugoeyng Bom dia!
A placa voltou a ficar Offline.
-
@fernandoojr9 Uma das coisas que percebi quando isto ocorria com o meu pfSense é que apenas ocorria com uma determinada operadora. No meu caso a Oi.
Estou tentando lembrar se fiz alguma coisa a mais do que alterar Data Payload.Para mim acontecia na placa de rede onde entrava o roteado
-
@hugoeyng Entendi, fiz um teste e troquei a placa de coloquei ela como minha LAN e também aconteceu e mais rápido....
Acho que pode ser algo na placa.
-
@fernandoojr9 Qual é a placa de rede amigo ?
-
@ismarcs Estou usando uma TP-Link Gigabit TG-3468
-
@fernandoojr9 said in Placa de Rede ficando Offline:
@hugoeyng Entendi, fiz um teste e troquei a placa de coloquei ela como minha LAN e também aconteceu e mais rápido....
Acho que pode ser algo na placa.
Não creio que seja algum defeito e sim algum parâmetro na configuração do gateway ao qual a placa é vinculada. Um dos parâmetros abaixo.
-
@hugoeyng pq esse 56 ?
-
@ismarcs é a quantidade de bytes que um sistema Linux envia com um ping.
Enquanto o Windows envia 32 bytes
-
@hugoeyng teste com "0 " ou 1
-
@fernandoojr9 Tem algumas coisas sobre essa placa TG-3468 e o PFsense nao funcionando bem.
-
@ismarcs eu mudei para 56 por indicação de alguém, neste forum.
-
@ismarcs acredito que tenha relação com a tua operadora, mais do que relação com a placa de rede.
Quando o problema aconteceu comigo, eu tinha uma placa de rede realtek e 3com.