Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Alta latência no PfSense 2.6.0 em uma máquina Virtual com Windows 2012 R2

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    2 Posts 2 Posters 975 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • H
      hpurper
      last edited by

Olá, Eu utilizo o PfSense 2.6.0 em um servidor fisico DELL e não tenho nenhum problema.

Nessa semana estou tentando virtualizar em um servidor Windows 2012 R2 com Hyper-V.

Estou adicionando 2 placas de rede externa no Virtual Switch do Hyper-V.
      Restaurei o XML do meu pfsense fisico e teoricamente veio todas as configurações.

OpenVPN funcionou legal, mas quando tento acessar a internet a velocidade fica bem ruim e então comecei a pesquisar: cabo, switch, placa de rede, etc.
      Aparentemente o problema está na interface LAN, com tempo alto de resposta.

Teste de ping simples com 32 bits que em qualquer servidor retornar igual ou menor de 1ms, no PfSense virtual começa com resultado = 1ms e dps de 8 ou 10 ele aumenta p 130ms, 165ms e volta p 1ms.

No servidor Win 2012 está totalmente atualizado os drivers, firmwares e bios.
      Tenho 4 portas rj45 onboad + 4 rj45 off em um broadcom que veio com servidor Dell Power Edge R530. Em qq interface física ocorre o mesmo problema.

Placas de rede estão associadas no virutal switch manager do hyper-v como externas.
      Já tentei habilitado e desabilitando a opção de compartilhar o adaptador de rede com o Host e o mesmo erro acontece. Com a opção habilitada, via o Host com Win 2012 eu tenho um IP que o realizando o ping não ocorre o problema.

Essa mesma interface no Hyper-V fiz associação para outra VM com Windows 10 e ficou bem estável, sempre igual ou menor q 1 ms.

Problema acontece apenas na porta LAN do PfSense virtual no Win 2012 R2.

Fiz um teste de levar essa VM, apenas copiando o VHDx para outro servidor DELL PowerEdge R540 com HyperV e S.O Win2022, neste caso o PfSense fica bem estável o ping.

Outro teste realizado foi efetuar o upgrade de versão para 2.7.0 de desenvolvimento, mas o mesmo erro acontece na porta LAN do PfSense.

Imagem em anexo com os testes de ping para a LAN do PfSense e para a mesma interface de rede no servidor.
      1.jpg
      2.jpg

Vocês tem alguma ideia ou dica ?

Obrigado

M 1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        mcury Rebel Alliance @hpurper
        last edited by

@hpurper Esse problema pode estar relacionado com o bug: Redmine #12827

A diferença aqui é que a sua latência não ocorre só a cada 15 minutos, o que sugere que você pode ter algum /etc/rc.filter_configure_sync acontecendo com mais frequência do que o bug mencionado acima, ou os problemas não estão relacionados.

Parece que o intervalo dos pacotes com delay é bem parecido, parece haver uma periodicidade..
        Eu ainda não sei o que está acontecendo, mas eu verificaria o cron para ver se tem algum rc.filter_configure_sync rodando a cada 10 segundos o que indicaria que é o bug acima.
        E caso fosse o bug, aplicaria o patch.

Além disso, verificaria o site abaixo para ajustes na placa de rede, tem uma parte lá de broadcom.
        https://docs.netgate.com/pfsense/en/latest/hardware/tune.html
        Outras pesquisas sobre a sua placa de rede onboard podem ajudar também, inclusive aqui no fórum.

dead on arrival, nowhere to be found.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • jimpJ jimp moved this topic from Problems Installing or Upgrading pfSense Software on
        • First post
          Last post
        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.