Varias VLANs na mesma Interface LAN
-
Boa tarde, Pessoal.
Gostaria de saber se posso e como fazer o seguinte cenário:
Minha rede atualmente é: 1 firewall, 2 Switches não gerenciáveis, 4 APs Ubiquiti.
Precisava criar 5 vlans, onde duas teriam DHCP, uma para uso padrão interno da clínica e outro para para rede de pacientes.1 - Posso passar todas essas vlans pela mesma interface lan? Equipamentos com ipfixo se comunicando normalmente pela sua vlan correspondente e se comunicando com as outras. Se sim, como posso fazer?
2- Posso passar os DHCPs pela mesma lan mas um dos dhcps só seriam usados nos APs e na rede que especifiquei essa vlan?
3- Caso não na resposta anterior, eu conseguiria configurar um dhcp separado dentro do unifi apenas para esse rede de pacientes e ela se comunicar com o firewall sem se comunicar com o resto?
Desculpa qualquer pergunta boba e obrigado!
-
Salvo engano são 12bits para vlan, dessa forma vc teria algo entorno de 4000 vlans por porto compatível.
Vc precisa de switch compatível com VLAN para que ele consiga distribuir conforme a sua necessidade.
Ou se vc tiver mais placas de rede ou portas no seu Firewall, vc poderia usar essas portas. -
@maxpresi Olá, primeiro passo é instalar e configurar um switch gerenciável. A partir daí, você poderá criar as suas VLANs no firewall e configurá-las no switch, exemplo:
VLAN_Administrativo;
VLAN_Médicos;
VLAN_Pacientes;
VLAN_Impressoras.Cada VLAN terá sua faixa de IP que será gerenciada via DHCP.
A comunicação entre elas, deverá ser tratada na aba "Firewall\Rules". No fórum tem bastante material sobre como criar e gerenciar VLANS.
Espero poder ter ajudado de alguma forma.