Nova interface
-
Bom dia,
Preciso criar uma rede no pfsense separada da minha rede atual (192.168.15.0/24), tenho uma appliance com 4 interfaces sendo que 3 delas já estão em uso então decidi usar a quarta interface para separar da minha atual, então tentei primeiramente criar uma vlan(10.0.50.1/24) usando a quarta interface e segui o básico (criei, habilitei interface, criei regra em rules permitindo any to any e habilitei o DHCP na vlan) porém não tenho um switch l3 é apenas um switch comum então imaginei que fosse pegar pegar IP nos equipamentos simplesmente plugando no switch ou direto no terminal porém nada disso aconteceu, simplesmente não pega IP e nem colocando manualmente consigo comunicar com firewall pela VLAN então deletei a vlan decidi criar uma nova interface normal(192.168.50.1/24) e segui mesmo processo(habilitei interface, regra, dhcp) reiniciei firewall liguei na porta 4 e nada não consigo obter IP que configurei na interface 4, alguém pode me dar uma luz nessa, agradeço a atenção! -
@david_lfe Existem switches que são “vlan aware” você consegue passar atribuir a vlan para portas específicas. Tem uns bem em conta da TP-Link, só a interface é ruim.
Sobre a sua interface deveria estar funcionando. Tenta comparar com a outra LAN. Seria basicamente Static IPV4, IPV4 192.168.50/24.
Confere se não marcou as duas últimas caixas na interface, Block private networks and loopback addresses, Block bogon networks.
Vê se não tem nada nos logs.