Aplicativo do Serpro
-
@jcgeraldi passa sim, de URL e hosts.
-
Bom dia pessoal, alguém conseguiu encontrar alguma solução para esse problema? Eu uso o squid e não utilizo o wpad, já efetuei todas as liberações de URL e porta no squid mas não tem jeito do assinador Serpro funcionar, esse problema começou na versão 4.0.2, na versão 3 nunca tive esse problema.
-
@fabianodsp Bom dia
Consegui resolver hoje esse problema (pelo menos acessou o assinador), então vamos por partes.
**Configuração no proxy, liberei os seguintes endereços para não precisar autenticação (uso proxy autenticado):
estaleiro.serpro.gov.br
serpro.gov.br
assinador-desktop.serpro.gov.br
assinadoc.estaleiro.serpro.gov.br
assinador.estaleiro.serpro.gov.br
arquivos-desktop-assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.br
assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.br
router-ha.estaleiro.serpro.gov.br
assinador-desktop.serpro.gov.brConfiguração no Firewall (uso o iptables):
$IPTABLES -A FORWARD -s 192.168.0.0/24 -p tcp -d arquivos-desktop-assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.br -j ACCEPT
$IPTABLES -A FORWARD -p tcp --dport 65166 -j ACCEPT
$IPTABLES -A FORWARD -p udp --dport 65166 -j ACCEPTConfiguração nas Opções da Internet:
Em não usar servidor proxy para endereços iniciados por:
127.0.0.1;arquivos-desktop-assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.brAqui resolveu. Também não sei dizer se em virtude de alguma modificação/atualização do Assinador agora esta funcionando.
-
@ricardo-rocha maravilha meu nobre, aqui funcionou, no firewall eu já tinha feito as liberações, agora ao colocar todos os endereços na regras do proxy e as exceções dentro de opções de internet ele funcionou perfeitamente, obrigado pela ajuda.
-
@ricardo-rocha Muito obrigado, me ajudou bastante. Estava já aqui na empresa sem saber o que fazer.
-
Pessoal, aqui eu fiz um outro teste com aplicativo "serpro-signer-4.0.2.jar" por dentro da pasta e funcionou normalmente.
-
@fcosta Olá, poderia nos dizer o que você fez por favor?
-
@dfnsiplus Verifiquei que depois da instalação do aplicativo do Serpro, dentro da pasta Assinador Serpro/lib existe um aplicativo "serpro-signer-4.0.2.jar" este aplicativo executei na máquina e não deu erro mas quando entrei no site do ECAC da Receita Federal para assinar a procuração, informou que o aplicativo assinador não estava instalado e tinha que baixar. Então que eu fiz não funcionou.
-
@fcosta
Como proceder em redes corporativas, com domínios, AD, GPO ETC, e faz uso de servidores proxy para controle dos conteúdos de internet.
Para o meu cenário, após muitos testes, a solução encontrada foi está abaixo:
Passos a seguir:
1- usar o instalador original 4.0.2 do assinador SERPRO;
2- e corrigir para false o valor de -Djava.net.useSystemProxies em "C:\Program Files (x86)\Assinador Serpro\signerDesktopAgent.bat".
O atalho padrão Assinador SERPRO, aponta para C:\Program Files (x86)\Assinador Serpro\exec_assinador.vbs, que chama signerDesktopAgent.bat, o qual define variáveis de ambiente e parâmetros para inicializar o serpro-signer-4.0.2.jar.
Detalhe quanto ao atalho original - em signerDesktopAgent.bat existe uma definição fixa para que a máquina virtual java faça uso de proxy do sistema, e por isso o atalho original não funciona em nosso ambiente.
Não garanto que funcione em todos os ambientes, mas no nosso está funcionando perfeitamente. -
Coloquei como resolvi em: https://forum.netgate.com/topic/178610/aplicativo-assinador-serpro-n%C3%A3o-funciona-em-rede-que-faz-uso-de-proxy/2
-
@clebio-salarolli Eu fiz a alteração para false o valor de -Djava.net.useSystemProxies e estava habilitado o proxy no navegador , entrei no site do ECAC da Receita Federal e pedir para assinar uma procuração e apareceu o seguinte erro anexo. , mas o aplicativo está instalado e executado normalmente. Bom quando eu tirei o proxy do navegador ele assinou automaticamente a procuração.
-
@fcosta Prezado, referente a esta parte operacional eu não saberia lhe orientar, pois sou da TI, ou seja, eu não operacionalizo o sistema.
Mas eu gostaria de saber o seguinte, antes da orientação que foi passada, você não esta conseguindo acesso o assianador SERPRO. -
@clebio-salarolli Para assinar os documentos funciona depois que fiz a alteração para false o valor de -Djava.net.useSystemProxies, o aplicativo montou normalmente, mas para assinar documentos do ECAC da Receita acontece este erro.
-
@fcosta veja se este link lhe ajuda
https://ravel.com.br/blog/erro-no-assinador-serpro-no-ecac/
https://toutti.com.br/ajuda/index.php?qa=1454&qa_1=instalar-assinador-serpro-do-e-cac-e-processo -
@ricardo-rocha said in Aplicativo do Serpro:
Configuração nas Opções da Internet:
127.0.0.1;arquivos-desktop-assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.br@Ricardo-Rocha
Com a sua solução funcionou aqui, porém eu ja havia aplicados varias outras soluções deste topico e, fiquei em duvida se a sua solução funcionou devido a combinação de outras soluções passadas.
Como eu administro o pfsense de outras empresas, resolvi fazer o teste com somente a sua informação e notei que para resolver o problema basta fazer:Configuração nas Opções da Internet:
127.0.0.1;arquivos-desktop-assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.br -
@hercules-roris Prezado, mesmo com todas as outros orientações disponiveis na internet, em meu ambiente não funcionava, só quando apliquei a configuração que disponibilizei aqui, que obtive sucesso.
Pode ser que no seu ambiente, funcione com outras configurações, como você menciounou. -
Boa Noite, pessoal
Venho aqui, dividir com vocês, como eu conseguir resolver o problema do assinador quem tem rede com proxy.
Primeiramente edit o arquivo "signerDesktopAgente.bat", num bloco de notas e mude a palavra TRUE para FALSE Djava.net.useSystemProxies=true para false, salve o arquivo e depois instale o navegador Firefox, que é um navegador independente e desmarque a opção de proxy e utilize o sistema para ECAC da receita que irá assinar as procurações normalmente neste navegador e os outros arquivos para assinar como PDF e outros irá funcionar também.
-
@Clebio-Salarolli, deu certo aqui, valeu.