pfSense 2.6 muito lento com Vlans
-
Bom dia pessoal.
Tenho o seguinte cenário:
- Server HP Proliant GL360, 12GBRAM, 2 proc intel Xeon Quad, 6 placas de rede intel gigabit
- 3 links de internet em failover
- 55 VLANs
- nic1, nic2, nic3 => placas de rede para os links de internet
- nic4 => VLAN rede lan
- nic5 => VLAN rede wireless
- nic6 => VLAN rede MPLS (53 Vlans)
Na versão 2.5.2 e anteriores, uma vez que este ambiente utiliza pfSense desde a versão 2.3, não havia qualquer problema ou instabilidade no uso de VLans, no entanto ao efetuar o update para a versão 2.6, notamos lentidão exagerada no sistema, sendo impossível o uso desta versão neste mesmo ambiente.
O que verificamos:
- ao iniciar as vlans, o processo pfctl fica em 99% de uso
- a console web trava
- o acesso via ssh trava
- gateways wan com exagerada latência (acima de 800ms)
O que já foi feito:
- Instalação nova do pfsense 2.6, importando o backup da versão 2.5.2
- Update do firewall para da versão 2.5.2 para 2.6
- Instalação nova do pfsense 2.6, criando todas as regras novamente (sem importar nada)
- Nada surtiu efeito.
Para que o ambiente voltasse a funcionar, foi necessário reinstalar a versão 2.5.2 e restaurar backup da mesma.
Obs1: o server não é virtualizado
Obs2: as vlans são entregues ao pfSense através de roteador da operadora em circuitos MPLSAlguém se deparou com esse problema em cenário semelhante?
Desde já agradeço a atenção.
-
Boa tarde,
Me deparei com um dos problemas mencionados! Ao realizar qualquer alteração no firewall ou routing, meu pfSense exibe picos de 800ms a 1500ms nos meus 3 links. Como o pico ocorre nos três links, acaba que a configuração failover não funciona, deixando os hosts sem acesso à internet por alguns instantes.
Este problema iniciou após a realização do update da versão 2.4 para 2.6. Muitos dos testes mencionados também realizei em meu ambiente e a única conclusão que tomei foi que, quanto mais regras no floating e interfaces vinculadas às mesmas o problema se intensifica.
Com relação a este tópico, alguma novidade?
Desde já agradeço pela ajuda.