Pfsense oscilando na rede
-
Pessoal, estou iniciando com o Pfsense, e caso esteja no local errado me perdoem de antemão.
Bom, estou com o seguinte cenário: temos um rede corporativa com um Switch Core Cisco, onde configurei uma Vlan 150 com escopo de rede 10.111.23.1/24, e no Switch L2, onde está conectado o cabo de rede da porta LAN do Pfsense, ativei a vlan 150 na interface que comunica com o Pfsense.
Meu Pfsense está virtualizado em um Proxmox, e a ideia é transmitir uma rede secundária com um link da Vivo Fibra em uma SSID específica que vai estar na mesma Vlan, ou seja, tenho dois links de internet, onde esse da vivo fibra vai passar pelo Pfsense para outros fins.
-
Na porta WAN vai o cabo de rede da Vivo Fibra, onde, o roteador não está em Bridge, logo o roteador da vivo está enviando DHCP para a porta WAN do Pfsense. Hoje a WAN está como DHCP.
-
De dentro do Pfsense eu consigo pingar para fora (pela WAN www.google.com), e também está pingando para os dispositivos da rede que se conectam ao Wi-fi, porém a internet não está chegando ao usuário final.
A internet ora funciona, pra não funciona, a parte de dhcp da rede está ok, pega IP, pega DNS com o IP do Pfsense, mas estou com este problema, e não sei se tem relação, mas o Capitve Portal também fica de ora funcionar, pra não.
Por fim, vi em um outro tutorial e não tive tempo de colocar em prática, mas vi uma sugestão de um caso semelhante em configurar uma DMZ no roteador da Vivo para o IP da porta WAN, e na porta WAN utilizar IP estático, mas não sei afirmar se é o meu caso.
Tenho que liberar mais alguma coisa pra isso funcionar de fato? Alguém com experiência que possa dar uma luz?
Roteador Vivo: 192.168.15.1
WAN: 192.168.15.7
LAN: 10.111.23.2
DNS: 8.8.8.8 e 8.8.4.4PS. As estações que conectam ao executar ipconfig /all informava as vezes o DNS com o IP do Pfsense (10.111.23.2) e neste caso senão sei se é o correto.
-
-