Captive Portal - liberar trafego apenas para mac cadastrado
-
Prezados, boa tarde.
É possível fazer a liberação de trafego apenas para os MACs cadastrados e um bloqueio para os demais?
Percebi que ao cadastrar MACs no captive portal e selecionar as ações "Pass" e "Block" funciona perfeitamente, mas pra um MAC não cadastrado o acesso [é liberado por padrão. Eu queria fazer justametne o contrário. Se o MAC não estiver cadastrado como "Pass" fica impedido o tráfego.OBS: Não gostaria de trabalhar com autenticação por usuário, nem radius nem outra coisa. Apenas por MAC.
Obrigado.
-
por padrão, se tudo estiver corretamente configurado, dentro do captive portal, os endereços que não estiverem cadastrados como "pass" vão receber um IP do DHCP mas não vão navegar. eles serão direcionados para sua página de logon, onde você pode decidir de que forma fará a liberação. Apenas lembrando que o MAC identificado no CP será aleatório por padrão (falando de celulares e dispositivos móveis). Então se o usuário "esquecer a rede"e adicionar novamente ele poderá mudar.
-
@ricardopeu
bom dia.Obrigado por responder. Não era bem isso q eu tinha perguntado.
Eu queria é que, se um mac não estiver cadastradado, a maquina sequer pegasse IP.
Tipo um bloqueio por mac cuja politica padrao fosse: se mac nao cadastrado, maquina fica fora da rede.
Mas pelo que eu estudei aqui não tem como.
Em tempo, sobre mac aleatório no wifi é possível "fixar" o mac indo na configuracao da conexao e mudando para "mac do telefone", nos samsungs ou desligando a funcao mac aleatorio do iphone, ou desligando a funcao mac privado dos motorola. -
@marcoafm então talvez você consiga controlar isso no DHCP. Já experimentou deixar a range pequena com um IP? Lembrando que conectar os clientes será um pouco mais trabalhoso pra ambas as partes...
-
@marcoafm olá, sim é possível permitir o acesso a internet/rede apenas com os macs autorizados, faça o seguinte processo:
Na interface de rede em DHCP, ative a opção "Allow known clients from only this interface", desse modo apenas os equipamentos que estiverem com o mac cadastrado pegarão IP, do contrário ficarão com o IP 169.XXX.XXX.XXX. Espero ter ajudado