Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PFSense não atualiza para a Versão 2.7.1.

Portuguese
    1
    1
    761
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J
      JosephAmaral
      last edited by

Boa tarde a Todos!
      Sou novo na comunidade, então já peço desculpas caso cometa alguma falta.

Durante este final de semana comecei a ter uma série de problemas após uma atualização de pacotes.

Possuo um PFSense em um cliente com duas VPNs configuradas, uma onde ele é servidor e outra onde ele é cliente. Ele tem o Client Export instalado que foi atualizado no sábado onde onde após eu instalei e configurei o PF Blocker NG (configurações básicas seguindo o passo a passo do Wizard pós instalação).
      Após a instalação, o caos se iniciou, os algoritmos de criptografias sumiram, as VPNs pararam de funcionar, eu não conseguia mais abrir o gerenciador de pacotes e vi que nos outros servidores constavam a atualização do sistema da 2.7.0 para a 2.7.1, mas neste a atualização não aparecia.
      Mesmo restaurando o backup (anterior a instalação ou do mês passado) não funcionava. Tive que formatar a máquina e retornar o backup.
      Até aí, o problema parecia estar resolvido, porém, quando voltei a instalar os pacotes necessários, instalei o Zabbix Agent, oPFBlocker NG e o Client Export as VPNs continuaram funcionando normalmente, mas o "Zabbix_agentd" e o "pfBlockerNG DNSBL service" não sobem. Fora que a máquina não atualiza e o Package manager não apresenta nenhum pacote.

OBS1: Ao formatar a máquina eu tentei usar o PFSense 2.7.1, mão o mesmo não funcionou e a outra ISO que eu tinha era do PFSense 2.6.0, utilize-a e fiz o update para a versão 2.7.0 após o término de instalação. A 2.7.1 até aparece na guia Update, mas não habilita para download.

OBS2: Em um teste que fiz em uma VM, vi que a 2.7.1 não subia, somente funcionou quando eu habilitei o TPM no hyper-V. Pretendo realizar um teste daqui a pouco no Proxmox.

OBS3: Ao tentar reinstalar o Zabbix e o PFBlocker, tenho o erro de retorno: "Current pkg repository has a new PHP major version. pfSense should be upgraded before installing any new package."

Então, sigo com as questões:

• Há alguma exigência de tecnologia para o PFSense 2.7.1? (Já procurei, mas até o momento não achei nada informando)
      • Caso não haja como fazer o Upgrade para a 2.7.1, existe a possibilidade de atualizar o PHP manualmente para que os pacotes voltem a funcionar?
      • Tem alguma forma de fazer o downgrade dos pacotes para a versão compatível com o sistema?

Preciso deixar tudo funcionando, mesmo que seja de forma momentânea, até mudarmos a máquina.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • stephenw10S stephenw10 moved this topic from General pfSense Questions on
      • First post
        Last post
      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.