Virtualização
-
Olá! Trabalho em uma empresa com aproximadamente 30 máquinas. Configurações normais: Roteador , Switches e Windows Server.
Gostaria de instalar o PfSense em uma máquina virtual e administrar todas as máquinas da rede. Temos uma máquina disponível que atualmente está virtualizando o sistema de ponto da empresa. Gostaria de instalar o PfSense nesta máquina. Já sei como efetuar a instalação do PfSense normalmente , mas estou com dificuldade em como a máquina virtual irá receber o sinal DSL e distribuir para o resto das máquinas. Para virtualizações , sempre usei o VirtualBox ,mas posso usar qualquer outra, desde que atenda a necessidade. -
Eu pessoalmente não virtualizaria o pfsense como firewall de borda. Mas isso vai de cada um. Sempre tem suas vantagens e desvantagens.
-
Virtual box é para laboratório, mais ou menos como é o VMware workstation.
Se na empresa você não tiver um windows server para hyperv ou um linux para o xen, continue com o virtual Box mas entendendo as limitações.
Para configurar a adsl no ambiente virtual, use uma outra placa de rede nesse computador ou defina os ips da adsl e pfSense estáticos com o dhcp do modem adsl desativado.
Mas recomendo esse setup apenas para testes.
-
Nós usamos o Windows Server na empresa.O problema é que eu não tenho a disponibilidade de adquirir uma máquina para ser única e exclusivamente para o Firewall.
-
Então faça com o VirtualBox, ele é licença free, em com 2 placas de rede da para rodar o pfSense virtualizado em rede!!!
Só trabalhar com as placas em modo Bridge. -
se vc tem windows server, não tem motivo nenhum pra usar virtualbox.
utilize então hyper-v, que é homologado
-
se vc tem windows server, não tem motivo nenhum pra usar virtualbox.
utilize então hyper-v, que é homologado
+1
-
Vou seguir a dica e instalar no Hyper-V, alguém pode indicar um bom tutorial de instalação e configuração a partir do Hyper-V,uma vez que irei usar o Hyper-V como roteador de todo o meu servidor.
Agradeço! -
Achei esse aqui pesquisando rapidamente no Google
http://andrepaulok4.hospedagemdesites.ws/wordpress/index.php/2015/11/28/instalar-pfsense-no-hyperv-server-2012/
-
do passo 21 em diante do tutorial eu não entendi a necessidade