• Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login
Netgate Discussion Forum
  • Categories
  • Recent
  • Tags
  • Popular
  • Users
  • Search
  • Register
  • Login

PFSENSE 2.7.2 COM ERRO 1 VEZ NA SEMANA NA PORTA LAN

Portuguese
3
7
776
Loading More Posts
  • Oldest to Newest
  • Newest to Oldest
  • Most Votes
Reply
  • Reply as topic
Log in to reply
This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
  • H
    hpurper
    last edited by Jun 17, 2024, 12:55 PM

Galera, precisando de uma ajuda e queria saber se alguem passando por isso ou já passou.

Tenho um Pfsense que atualmente atualizei para últma versão 2.7.2-Release (amd64) e o que ocorre é 1 vez na semana a porta LAN fica travado e só volta reiniciando o servidor.

Qualquer PC da rede não consegue encontrar com ping a porta LAN e já testei direto da console do PFsense e nem ele consegue efetuar um ping para própria porta lan...rs
    Parece q sumiu da máquina.

Quem esta conectado na VPN permanece, teste de ping OK para serviçoes externos.
    Tenho 2 portas WANs q ficam OK, apenas a porta LAN morre.

Na versão anterior 2.6.0 não ocorria o problema, funcionava perfeitamente.
    Bem liso sem nenhuma falha.

Meu cenário atual é o mesmo, não mudei configurações.

Servidor DELL físico com 3 Placas de rede dedicadas para a VM do Pfsense. Estou vitualizando com Hyper-V

2 portas WAN com loadbalance e 1 porta LAN
    OpenVPN 1.9.2
    snort 4.1.6_17
    squid 0.4.46
    squid guard 1.16.19
    light squid 3.0.7_3
    Não uso DNS, DHCP
    No LOG de Sistema não consigo encontrar nada diferente e não observo nenhum erro antes de parar a porta LAN.

Já troquei o cabo da porta LAN para Switch e a porta da Switch tb, mas o problema permaneceu.

Alguem tem alguma dica ? Voltaria p versão 2.6.0 ?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
    • K
      Klayson Coutinho
      last edited by Jun 17, 2024, 2:56 PM

Bom dia, estou com esse mesmo problema. usando a mesma versão também, porém eu não cheguei a testar se tenho acesso a ele na porta WAN. Mas vou fazer o teste, mas tenho esse mesmo problema não é toda semana, mas começou em alguns clientes nosso da empresa está acontecendo esse mesmo erro e são o mesmo cenário.

M 1 Reply Last reply Jun 17, 2024, 2:58 PM Reply Quote 0
      • M
        mcury @Klayson Coutinho
        last edited by Jun 17, 2024, 2:58 PM

placa realtek ?

caso sim, tente o driver alternativo, ou preferencialmente, troque a placa por uma Intel.

dead on arrival, nowhere to be found.

K 1 Reply Last reply Jun 17, 2024, 3:08 PM Reply Quote 0
        • K
          Klayson Coutinho @mcury
          last edited by Jun 17, 2024, 3:08 PM

@mcury vou observar e tento realizar a troca, mas engraçado que antes não estava, mesmo já com a versão 2.7.2. como o firewall ele estava quase 1 ano sem reiniciar, coloquei no cron para reiniciar a cada 7 dias e deixei 1 firewall que travou para sem o teste de reiniciar a 7 dias para ver se vai travar novamente e caso travar eu troco a placa.

M 1 Reply Last reply Jun 17, 2024, 3:17 PM Reply Quote 0
          • M
            mcury @Klayson Coutinho
            last edited by Jun 17, 2024, 3:17 PM

@Klayson-Coutinho said in PFSENSE 2.7.2 COM ERRO 1 VEZ NA SEMANA NA PORTA LAN:

@mcury vou observar e tento realizar a troca, mas engraçado que antes não estava, mesmo já com a versão 2.7.2. como o firewall ele estava quase 1 ano sem reiniciar, coloquei no cron para reiniciar a cada 7 dias e deixei 1 firewall que travou para sem o teste de reiniciar a 7 dias para ver se vai travar novamente e caso travar eu troco a placa.

eu tive problema com realtek tb, teve um cliente que tive que trocar, não teve jeito.
            no outro, eu troquei o driver no Domingo e agora estou monitorando para ver, ela simplesmente parava de entregar dhcp...

para ver se é realtek, é só ver se ela começa com re, re0, re1...
            pciconf -lv vai te mostrar mais detalhes.

para trocar o driver, basta fazer isso:

pkg install realtek-re-kmod

echo 'if_re_load="YES"' >> /boot/loader.conf.local
            echo 'if_re_name="/boot/modules/if_re.ko"' >> /boot/loader.conf.local

Maiores informações:

https://forum.netgate.com/topic/179777/best-driver-for-realtek-8111hn-for-pfsense-2-7dev/2

Outra coisa que vale ressaltar, que não sei se fizeram, é que quando você roda o snort ou suricata, é sugerido que desative o offloading.

https://docs.suricata.io/_/downloads/en/suricata-4.0.4/pdf/
            https://forum.netgate.com/post/1144821

H 1 Reply Last reply Jun 17, 2024, 6:03 PM Reply Quote 0
            • H
              hpurper @mcury
              last edited by Jun 17, 2024, 6:03 PM

@mcury @Klayson-Coutinho

Verifiquei aqui o comando pciconf e não são Realtek, segue print abaixo:

login-to-view ![alt text](image url)

M 1 Reply Last reply Jun 17, 2024, 6:19 PM Reply Quote 0
              • M
                mcury @hpurper
                last edited by Jun 17, 2024, 6:19 PM

@hpurper said in PFSENSE 2.7.2 COM ERRO 1 VEZ NA SEMANA NA PORTA LAN:

Verifiquei aqui o comando pciconf e não são Realtek, segue print abaixo:

Infelizmente não tenho experiência com virtualização da pfsense. Vou deixar que outro membro da comunidade tente te ajudar nessa parte.
                Achei que poderia ser a questão do realtek, mas parece que não.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                5 out of 7
                • First post
                  5/7
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.