Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Atualização do PfSense e Carp parando de funcionar

Portuguese
    2
    6
    804
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T
      tiagorg
      last edited by

Pessoal, tudo bem?
      Existe alguma recomendação quanto a atualização do PfSense quando ele está com CARP configurado?

Fiz a atualização do PfSense de Backup primeiro, verifiquei se o CARP estava sincronizando os dados e não estava. Mas, se eu derrubar o PfSense Master, o Backup assume sem problemas, só com as informações desatualizadas.

Vendo a falha na sincronização, resolvi retornar o PfSense Backup a versão anterior antes de mexer muito no ambiente a tal ponto que não consiga mais retornar e fique com falha no CARP para depois ter ainda mais trabalho.

Atualmente, ambos estão na versão 2.3.1-RELEASE-p5 e a atualização me levará a versão 2.3.4-RELEASE.

Resolvi atualizar somente por boa prática, mas, não há nada que me faça realmente atualizar.

Mantenho ambos na versão atual?
      Melhor atualizar? Se sim, algo a se fazer com esta falha no carp?

Abraços!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

São duas coisas distintas, Carp e sincronização dos dados.

Quando tentou salvar alguma coisa no fw principal, que erro recebeu do fw backup?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• T
          tiagorg
          last edited by

Por favor, poderia me informar onde consigo visualizar os logs dele? Infelizmente ainda não estou bem familiarizado com o pfsense.

Seria em diagnostics > states?

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

@tiagorg:

Fiz a atualização do PfSense de Backup primeiro, verifiquei se o CARP estava sincronizando os dados e não estava.

Onde verificou isso?

@tiagorg:

Por favor, poderia me informar onde consigo visualizar os logs dele? Infelizmente ainda não estou bem familiarizado com o pfsense.

Se não estive sincronizando, ele gera  alerta de erro no canto superior da tela.

• T
              tiagorg
              last edited by

Sim, sei do alerto no canto superior, ele só gerava se reiniciava o pfsense backup, não mais que isso.
              Verifiquei que a sincronização parou de funcionar pois, adicionei um computador no DHCP no pf master e não replicou para o backup.
              Também criei um usuário teste no master e não replicou no backup também.
              Ambos só voltaram a replicar quando retornei a versão anterior do pf backup.

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

@tiagorg:

Sim, sei do alerto no canto superior, ele só gerava se reiniciava o pfsense backup, não mais que isso.
                Verifiquei que a sincronização parou de funcionar pois, adicionei um computador no DHCP no pf master e não replicou para o backup.
                Também criei um usuário teste no master e não replicou no backup também.
                Ambos só voltaram a replicar quando retornei a versão anterior do pf backup.

Veja outras configurações alem do dhcp. altere um alias, uma regra, etc..

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.