Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Comunicação de duas redes de mascaras diferente em mesmo ambiente.

Portuguese
    2
    22
    966
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • F
      fabianodsp @mcury
      last edited by

@mcury said in Comunicação de duas redes de mascaras diferente em mesmo ambiente.:

@fabianodsp cara, tá certinho, o que me chamou atenção foi o DNS que você está usando o 10.23.0.2 e não o gateway. Mas isso não vai ser um problema se o alias "compartilhamento" tiver a porta 53 nele.

Você pode fazer uma captura de pacote ?
      Deixa a máscara em /20 mesmo, abre o pfSense, pela GUI, Diagnostics -> Packet capture

Aí põe seleciona a WIFI, e em destination IP, põe o IP que você está tentando acessar na LAN.
      Protocolo põe TCP e destination port põe 445 (assumindo que você está usando o SMB).

Ai simula um acesso e retorna aqui pra gente entender melhor oq está acontecendo.

No aliases de compartilhamento eu deixo as portas 137, 138, 139 e a 445, porém eu posso adicionar a 53, o que eu acho estranho é que seu eu colocar essa rede na máscara /24 e sem mudar as regras passa a funcionar tudo, tanto o acesso as pastas dos servidores, como o Ping.

Segue as capturas, essa eu fiz como vc descreveu.

d8d6f8cb-6edf-42ad-923b-63de4e4c4f64-image.png

Essa deixei a captura de pacotes para todas as portas só com o IP de destino.

a9f350a2-9049-4e9f-8f33-6b0f032f0d76-image.png
      5423fc80-9e74-4d4f-866d-cc4158f6a447-image.png

M 1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        mcury @fabianodsp
        last edited by

@fabianodsp said in Comunicação de duas redes de mascaras diferente em mesmo ambiente.:

No aliases de compartilhamento eu deixo as portas 137, 138, 139 e a 445, porém eu posso adicionar a 53, o que eu acho estranho é que seu eu colocar essa rede na máscara /24 e sem mudar as regras passa a funcionar tudo, tanto o acesso as pastas dos servidores, como o Ping.

Como você está usando o DNS na outra rede, precisa permitir a 53 tb.
        Se não estiver usando AD, pode deixar o campo DNS em branco no DHCP, que o pfsense vai entregar o IP da interface dele onde tem o Unbound (DNS Resolver) escutando.

A captura foi feita na interface de destino, certo ? Onde o host 10.23.0.2 reside, certo ?
        Caso sim, podemos ver que o firewall está entregando o pacote para o destino e o mesmo não responde as solicitações.

dead on arrival, nowhere to be found.

M F 2 Replies Last reply Reply Quote 0
        • M
          mcury @mcury
          last edited by

Pode ser que o host 10.23.0.2 esteja sem gateway configurado (acho improvável pois não teria internet e também a comunicação quando em /24, tb não funcionaria).
          Pode ser que o firewall do OS do 10.23.0.2 esteja permitindo apenas 192.168.0.0/24 e não 192.168.0.0/20.

F 1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • F
            fabianodsp @mcury
            last edited by

@mcury

@mcury said in Comunicação de duas redes de máscaras diferente em mesmo ambiente.:

Pode ser que o host 10.23.0.2 esteja sem gateway configurado (acho improvável pois não teria internet e também a comunicação quando em /24, tb não funcionaria).
            Pode ser que o firewall do OS do 10.23.0.2 esteja permitindo apenas 192.168.0.0/24 e não 192.168.0.0/20.

O host 10.23.0.2 tem gateway sim, eu o utilizo ele como o DNS em toda minha rede e no firewall do Windows desse host já tá liberado o ping e o acesso a pastas e impressora.

0c95962f-9d8c-4cad-9e64-50c2ca2fec9f-image.png

Uma coisa que percebi é que se eu usar o ping do pfSense saindo da rede 192.168.0.0/20 ele funciona normalmente para o destino da rede 10.23.0.0/24.

0936f383-78d4-4daa-9654-7ea255ea1550-image.png

• M
              mcury @fabianodsp
              last edited by mcury

@fabianodsp Nesse último ping, altera o endereço de origem para a LAN e confirme se o host responde.

1- Verifique o firewall nesse servidor 10.23.0.2 (Windows defender ou qualquer outro que você por ventura possa ter instalado). Imagino que exista uma regra que permita o 192.168.0.0/24 de acessar mas não a rede 192.168.0.0/20
              2- Caso o item 1 esteja OK, verifique através do comando route print ou netstat -rn, se tem alguma rota para a rede 192.168.0.0. Não deve existir rotas para essa rede uma vez que o servidor 10..23.0.2 tem gateway e vai usar a rota default para devolver o pacote.

• F
                fabianodsp @mcury
                last edited by

@mcury said in Comunicação de duas redes de mascaras diferente em mesmo ambiente.:

@fabianodsp said in Comunicação de duas redes de mascaras diferente em mesmo ambiente.:

Como você está usando o DNS na outra rede, precisa permitir a 53 tb.
                Se não estiver usando AD, pode deixar o campo DNS em branco no DHCP, que o pfsense vai entregar o IP da interface dele onde tem o Unbound (DNS Resolver) escutando.

A captura foi feita na interface de destino, certo ? Onde o host 10.23.0.2 reside, certo ?
                Caso sim, podemos ver que o firewall está entregando o pacote para o destino e o mesmo não responde as solicitações.

Liberei a porta 53 naquele aliases porém não deu certo e antes eu tinha capturado a saída da placa de rede da LAN2(Wi-Fi) mas agora eu fiz na LAN1 10.23.0.0

d6174cbf-6d13-4c73-8a52-2d42e222feb6-image.png

• M
                  mcury @fabianodsp
                  last edited by mcury

Liberei a porta 53 naquele aliases porém não deu certo

Só faltou olhar o firewall do sistema em questão, pela captura anterior, o firewall está entregando o pacote para o servidor e o mesmo está dropando.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                  • F
                    fabianodsp @mcury
                    last edited by

@fabianodsp Nesse último ping, altera o endereço de origem para a LAN e confirme se o host responde.

1- Verifique o firewall nesse servidor 10.23.0.2 (Windows defender ou qualquer outro que você por ventura possa ter instalado). Imagino que exista uma regra que permita o 192.168.0.0/24 de acessar mas não a rede 192.168.0.0/20
                    2- Caso o item 1 esteja OK, verifique através do comando route print ou netstat -rn, se tem alguma rota para a rede 192.168.0.0. Não deve existir rotas para essa rede uma vez que o servidor 10..23.0.2 tem gateway e vai usar a rota default para devolver o pacote.

1- No firewall do Windows não encontrei uma opção que permita liberar a rede /20 mas lá existe uma regra que libera qualquer ping para ele e para acessar pastas compartilhadas e impressoras.

2- Esse servidor é o meu AD e DHCP, será que preciso cirar essa rota dentro do escopo dele? Segue a tabela de roteamento.

b93a7d7c-e6fc-4728-9c59-0b36c1aaf96d-image.png

• M
                      mcury @fabianodsp
                      last edited by

1- No firewall do Windows não encontrei uma opção que permita liberar a rede /20 mas lá existe uma regra que libera qualquer ping para ele e para acessar pastas compartilhadas e impressoras.

Se já está permitido, o servidor deveria responder.

2- Esse servidor é o meu AD e DHCP, será que preciso cirar essa rota dentro do escopo dele? Segue a tabela de roteamento.

A tabela de roteamento está correta, sem rota específica, ele vai devolver para o gateway 10.23.0.4 que é o correto.
                      Notei que está usando o Hyper-V, já verificou se o problema não é com ele ?

• F
                        fabianodsp @mcury
                        last edited by

A tabela de roteamento está correta, sem rota específica, ele vai devolver para o gateway 10.23.0.4 que é o correto.
                        Notei que está usando o Hyper-V, já verificou se o problema não é com ele ?

Eu tenho um servidor que não tá no Hyper-V e mesmo assim não funciona nada nem o Ping nem a pasta compartilhada, negócio tá estranho demais 😅

• M
                          mcury @fabianodsp
                          last edited by

Eu tenho um servidor que não tá no Hyper-V e mesmo assim não funciona nada nem o Ping nem a pasta compartilhada, negócio tá estranho demais 😅

está sim.. rsrs

Tenta instalar o wireshark em um PC nessa rede 10.23.0.0, e põe no filtro: icmp

138e2b43-6e11-4c0f-aca9-0ac6bf258ae0-image.png

Depois tenta pingar de qualquer PC na rede 192.168.0.0/20 para confirmar que de fato, o firewall está entregando o pacote para a rede 10.23.0.0

• F
                            fabianodsp @mcury
                            last edited by

está sim.. rsrs

Tenta instalar o wireshark em um PC nessa rede 10.23.0.0, e põe no filtro: icmp

138e2b43-6e11-4c0f-aca9-0ac6bf258ae0-image.png

Depois tenta pingar de qualquer PC na rede 192.168.0.0/20 para confirmar que de fato, o firewall está entregando o pacote para a rede 10.23.0.0

Eu tenho wireshark na minha maquina que faz parte da rede 10.23.0.0, segue o print

8094e525-8722-45ad-960e-bf3ed7e16fef-image.png

• M
                              mcury @fabianodsp
                              last edited by mcury

@fabianodsp Bem, não vemos a resposta do ping (echo reply) saindo da máquina 10.23.0.2 de volta para o host 192.168.2.5.

Isso confirma que o firewall (pfsense) está sim entregando o pacote vindo do host 192.168.2.5 para o 10.23.0.2 e que não há resposta.

• F
                                fabianodsp @mcury
                                last edited by

O que to achando é que de fato a rede do 10.23.0.0 está rejeitando a resposta, por enquanto vou resolver outros problemas aqui no trabalho e deixar esse problema em standby, muito obrigado pela @mcury, sou muito grato. Até mais.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                                • First post
                                  Last post
                                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.