Nat para outra faixa de ip, ou usar ip externo
-
@MauricioRocha said in Nat para outra faixa de ip, ou usar ip externo:
@mcury fiz como você indicou, no numero do ip coloquei o meu ip publico, e ao tentar acessar através do meu ip publico a porta especifica não funcionou.
Opa, não é o IP público, é o IP interno..
Se o IP interno do servidor é 192.168.100.199 por exemplo. é esse IP que você põe lá.
Dentro da rede, o IP público não será usado, só será usado por pessoas que vierem pela Internet, pelo port forward. -
@mcury ok desculpe, seria então o próprio ip do pfsense? ou no caso eu poderia colocar direto o Ip lá do ginásio, onde está o dvr?
-
@mcury ok desculpe, seria então o próprio ip do pfsense?
Mauricio, o IP do DVR dentro da sua rede, deve começar com 192.168.x.x, ou 172.16.0-31.x ou 10.x.x.x, certo ?
Esse IP, que é interno e não roteável na Internet, é o IP que você deve por lá, e não o IP do pfSense. -
@mcury Agradeço a paciência, cai de cabeça na rede, nunca tinha gerenciado então faço muitas perguntas bobas as vezes até porque se eu estragar, vou ter que me descabelar pra arrumar kkkk, então fiz o correto agora acredito eu, coloquei o ip do roteador que está com o dvr no dns, agora basta descer até a rede que está em outra faixa de ip, e tentar acessar normalmente pelo ip do roteador correto?
Obrigado mesmo pela atenção!
-
@mcury Agradeço a paciência, cai de cabeça na rede, nunca tinha gerenciado então faço muitas perguntas bobas as vezes até porque se eu estragar, vou ter que me descabelar pra arrumar kkkk, então fiz o correto agora acredito eu, coloquei o ip do roteador que está com o dvr no dns, agora basta descer até a rede que está em outra faixa de ip, e tentar acessar normalmente pelo ip do roteador correto?
Obrigado mesmo pela atenção!
Tem outro roteador atrás do pfSense ?
A rede onde o DVR está conectado não é a mesma rede da interface do pfSense ? Essa mesma pergunta feita de outra forma, o gateway do DVR é o ip do pfSense ou é esse outro roteador atrás do pfSense ? -
@mcury o roteador está na mesma faixa de ip do pfsense, tudo passa pelo pfsense
-
@mcury o roteador está na mesma faixa de ip do pfsense, tudo passa pelo pfsense
Não foi essa a pergunta, estou falando do DVR pois se o gateway do DVR não for o IP da interface do pfSense, você vai precisar além da configuração de DNS acima, uma rota estática no pfSense dizendo que essa rede está atrás de outro roteador.
É só olhar a configuração de IP do DVR e ver se na parte de gateway, vai ter IP, máscara, gateway, e confirma se onde está o gateway, é o IP do pfSense ou não. -
@mcury Blz Obrigado pro ser tão claro, o dvr está com ip fixo 192.168.0.10 e gateway 192.168.0.1
o roteador que ele está instalado esta na configuração
Ip estático 192.168.1.230 gateway 192.168.1.253 (que é o meu pfsense).Respondendo a pergunta, no dvr o gateway não está o do pfsense, mas no roteador está.
Como proceder agora?
-
@mcury Blz Obrigado pro ser tão claro, o dvr está com ip fixo 192.168.0.10 e gateway 192.168.0.1
o roteador que ele está instalado esta na configuração
Ip estático 192.168.1.230 gateway 192.168.1.253 (que é o meu pfsense).Respondendo a pergunta, no dvr o gateway não está o do pfsense, mas no roteador está.
Como proceder agora?
Abre o prompt do DOS, digita nslookup, nesse comando vai pedir para você digitar um endereço, digite o endereço que você usa para acessar o DVR externamente e confirme se a resposta vai ser o IP 192.168.0.10.
Se for, a parte de DNS está concluída e você já deve ter acesso.
Se o DNS estiver OK e o DNS não funcionar, pode ser regra de firewall ou pode ser a rota. -
@mcury A toca do coelho kkkkk Nas seria o pfsense? kkkk
ao digitar nslookup no dos ele avisa servidor padrão dns.google
digitei o ip+porta para acesso externo as cameras, e não localizou ..Alterei a configuração para o dns ficar o do pfsense, no nslookup então apareceu pfsense.localdomain usando meu ip publico ele mostra o nome do provedor de interenet, usando o ip do roteador onde está o dvr, que seria 192.168.1.230 ele não encontra dominio...
-
A toca do coelho kkkkk Nas seria o pfsense? kkkk
Erro meu, kkkkk, DVR, eu estou trabalhando em um NAS e acabei misturando as coisas, corrigi lá para DVR
ao digitar nslookup no dos ele avisa servidor padrão dns.google
Altere o DNS dessa máquina para o IP do pfSense na mesma rede.
Para que o DNS funcione, você vai precisar entregar o IP do pfSense como DNS por DHCP para as máquinas, ok ? -
@mcury Blz, aqui o que eu fiz no dns como você indicou Ignora a descrição kkkk depois eu ajusto corretamente.
já alterei na minha maquina para o pfsense, então agora devo alterar também no roteador onde está conectado o dvr isso? Na verdade não conectamos diretamente com o dvr, pois está configurado o nat no roteador para poder acessar o dvr remoto.
-
@MauricioRocha O nome exemplo.meudominio.com foi um exemplo apenas, ok ?
Nesses campos, devem ficar o nome do DVR e o domínio. Mas não compartilhe aqui no fórum o nome verdadeiro, ok ?então agora devo alterar também no roteador onde está conectado o dvr isso?
Esse outro roteador, o ideal seria que ele estivesse em modo bridge, para que não criasse outra rede atrás dele. Mas, vai dar trabalho agora você alterar o IP de tudo ai na rede, então vamos seguir dessa forma.
Repita o teste de DNS agora sugerido no post acima, para o nome do DVR, altere lá no DNS do pfSense onde está exemplo.meudominio.com para o nome e domínio do DVR.
-
Nesses campos, devem ficar o nome do DVR e o domínio.
-> blz mas não tem domínio nenhum para mim colocar, só se colocar o próprio ip.
Esse outro roteador, o ideal seria que ele estivesse em modo bridge, para que não criasse outra rede atrás dele.
-> O problema é que aqui está se esgotando o numero de Ips, e neste roteador além do dvr tem também funcionários acessando, via celulares e computadores.
Repita o teste de DNS agora sugerido no post acima, para o nome do DVR, altere lá no DNS do pfSense onde está exemplo.meudominio.com para o nome e domínio do DVR.
verifiquei novamente no dvr, apenas tenho o ip e não tenho dominio. Para acessar o dvr eu preciso acessar o roteador em que ele está conectado, e o roteador é quem vai me direcionar para o dvr, não tenho como acessar o dvr diretamente pois ele é visível apenas através do nat no roteador, para poder acessa-lo por exemplo eu preciso digitar o ip do roteador + a porta especifica que foi configurada
-
Nesses campos, devem ficar o nome do DVR e o domínio.
-> blz mas não tem domínio nenhum para mim colocar, só se colocar o próprio ip.
Esse outro roteador, o ideal seria que ele estivesse em modo bridge, para que não criasse outra rede atrás dele.
-> O problema é que aqui está se esgotando o numero de Ips, e neste roteador além do dvr tem também funcionários acessando, via celulares e computadores.
verifiquei novamente no dvr, apenas tenho o ip e não tenho dominio. Para acessar o dvr eu preciso acessar o roteador em que ele está conectado, e o roteador é quem vai me direcionar para o dvr, não tenho como acessar o dvr diretamente pois ele é visível apenas através do nat no roteador, para poder acessa-lo por exemplo eu preciso digitar o ip do roteador + a porta especifica que foi configurada
Como é o acesso a partir da Internet ?
Não é essa a sua intenção ? usar o mesmo nome que se usa na internet para acessar o DVR localmente ?
Então, é esse nome que deve resolver para o IP do DVR. Dentro da mesma rede não se usa port forward.
Se o acesso não funcionar direto pelo IP, a gente altera o IP de DNS que ele atualiza para o IP do roteador e usa o portforward mesmo pois o mesmo já está funcionando. -
@mcury para acessar externamente, fora da rede, usa o ip publico + a porta especifica que via nat o pfsende indica para o roteador que indica para o dvr.
Internamente só uso o ip do roteador + porta
mas o meu problema está que no local que precisam de acesso tem dhcp também, então o ip é outro, apesar de que daquele computador especifico (que está em outra faixa de ip) eu conseguo acessar o pfsense, eu não consigo acesso ao roteador em que está o dvr
-
para acessar externamente, fora da rede, usa o ip publico + a porta especifica que via nat o pfsende indica para o roteador que indica para o dvr.
Internamente só uso o ip do roteador + porta
Ok, então acho que perdemos muito tempo na parte de DNS, eu não sei como assumi que você usava DNS para acessar o DVR externamente, então você tem IP público estático, e usa ele para acessar a partir da Internet, OK. E localmente, você está tentando usar o IP direto (192.168.0.10) e a porta.
O próprio pfSense consegue pingar o IP do DVR ? Confirme em Diagnostics Routes, se tem uma rota para a rede 192.168.0.0 lá por favor.
-
Tenta esse procedimento aqui: NAT reflection
Já que o acesso de fora funciona, esse procedimento deve ser o suficiente. Vai usar o IP externo para acessar de dentro da rede também. -
blz, mudamos o foco então
Diagnostics Routes
Em rotas, tenho o 192.168.1.0/24 e também 192.168.1.253, mas 192.168.0.0 eu não tenho
O Ip local que eu tento acessar é 192.168.1.230
a minha primeira tentativa foi usar o nat reflection, mas não funcionou, vou postar uma foto aqui, porque talvez eu tenha feito algo errado
-
@MauricioRocha Nessa regra, altere o destino para WAN address ao invés de LAN address e veja se funciona.
Use o IP da WAN para acessar. Isso vai fazer com que o pacote passe pela LAN, chegue na WAN (sem sair para a Internet), e volte.