Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Como liberar corretamente sites específicos?

Portuguese
    3
    4
    555
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • C
      Cavalcante
      last edited by

Ola, bom dia!

Sou analista de sistemas com pouco conhecimento em suporte, mas gerencio um firewall usando o PFSense 2.3.2.

Na minha rede, tenho um grupo de maquinas que devem acessar apenas alguns sites. Entao, fiz uma primeira regra liberando o ip dos sites especificos (descubro o ip usando o comando ping) e uma segunda bloqueando o resto. O problema eh que ocorrem algumas dificuldades, por exemplo: o site 1 abre, mas nao abrem as imagens; o site 2 demora muito para abrir, etc…

Entao, por favor, como descobrir o que falta para funcionar corretamente?

Regra 1: Liberado    IPv4  *        IpGrupoInterno    *    IpGrupoExterno    *
      Regra 2: Bloqueado  IPv4  TCP    IpGrupoInterno    *    *                          *

Obrigado!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • K
        KFellipe
        last edited by

@Cavalcante:

Ola, bom dia!

Sou analista de sistemas com pouco conhecimento em suporte, mas gerencio um firewall usando o PFSense 2.3.2.

Na minha rede, tenho um grupo de maquinas que devem acessar apenas alguns sites. Entao, fiz uma primeira regra liberando o ip dos sites especificos (descubro o ip usando o comando ping) e uma segunda bloqueando o resto. O problema eh que ocorrem algumas dificuldades, por exemplo: o site 1 abre, mas nao abrem as imagens; o site 2 demora muito para abrir, etc…

Entao, por favor, como descobrir o que falta para funcionar corretamente?

Regra 1: Liberado    IPv4  *        IpGrupoInterno    *    IpGrupoExterno    *
        Regra 2: Bloqueado  IPv4  TCP    IpGrupoInterno    *    *                          *

Obrigado!

Bom dia,

Algo que me ajudou bastante foi a utilização do TCP Dump para verificar todas as conexões que estão sendo requisitadas e retornadas do site, você consegue encontrar os comandos em qualquer site, e aqui no forum também tem alguns tópicos relacionados a isto.

Também é bom verificar os endereços de domínio que compõe o site pressionando F12 no navegador, como por exemplo no site do forum.pfsense.org, os domínios necessários para acesso a todo o conteúdo aparecem como na imagem, onde é necessário somente a liberação com o domínio forum.pfsense.org.

Leve em consideração que o trabalho que está fazendo necessitara de uma manutenção grande nas regras de firewall se você for bloquear e liberar especificamente para cada site, eu recomendaria a criação de três regras base que devem ficar em baixo de todas, que são as seguintes:

Regra 1: Liberação da porta 53 (resolução de nomes DNS)
                    Liberado - IPv4 UDP - LAN net - * - * - 53 (DNS)   
        Regra 2: Liberação da porta 80 (HTTP)
                    Liberado - IPv4 TCP - LAN net - * - * - 80 (HTTP)
        Regra 3: Lieberação da porta 443 (HTTPS)
                    Liberado - IPv4 TCP/UDP - LAN net - * - * - 443 (HTTPS)

E acima destas regras você realiza o bloqueio para os hosts específicos que necessita.

![domínios site.JPG](/public/imported_attachments/1/domínios site.JPG)
        ![domínios site.JPG_thumb](/public/imported_attachments/1/domínios site.JPG_thumb)

• C
          Cavalcante
          last edited by

Muito obrigado! Vou seguir suas orientações para ver se consigo fazer melhor. E qualquer coisa volto a postar.

• empbillyE
            empbilly
            last edited by

Dessa forma tu vai ter trabalho dobrado sempre. Agora que tem poucos sites a bloquear, fica mais tranquilo. O problema é quando isso começa a crescer. Sugiro já ir dando uma olhada no squid pra esse tipo de bloqueio.

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.