NO-IP E DNS DINAMICO
-
Alguém me ajuda, por favor, boa tarde!!
Tenho um servidor com duas WANs, WAN2 opera como tier1 e WAN1 opera como tier2. Elas estão configuradas corretamente no grupo de failover, usamos tbm OpenVPN na rede, então tive a ideia de configurar o no-ip para me ajudar com a VPN. O que está acontecendo é que, quando desativo a WAN2, o IP do DNS dinâmico (no-ip) não atualiza para a WAN1.
O pfSense reconhece a mudança e eu consigo navegar na internet normalmente, mas o no-ip não atualiza. Se eu clicar em editar e depois em salvar, aí ele atualiza para a WAN ativa. Alguém sabe como corrigir isso?
Observação: Se eu habilitar a WAN2, o no-ip atualiza automaticamente para a WAN tier1 sem intervenção manual. -
@Erick2129 no dyndns tem duas opções para selecionar a source interface (interface de origem), coloca o gateway group nas duas.
Aqui funcionam mas uso o duckdns. -
@mcury é pago ou funciona igual ao no-ip?
-
@Erick2129 said in NO-IP E DNS DINAMICO:
é pago ou funciona igual ao no-ip?
É gratuito. Basicamente igual o no-ip.
Em relação ao no-ip, você colocou os gateway groups nessas duas opções aqui ?
Interface to Monitor e Interface to send update from ?
Caso sim e o problema persista, verifique se há algum log que você possa compartilhar durante o chaveamento de DNS, mas altere o FQDN ou troque por **** antes de postar aqui no forum.
Ou simplesmente use o duckdns que eu nunca tive problema.
-
@mcury no tipo de serviço ali o meu está o No-ip(free) mas vou testar com esse outro que você falou
-
no tipo de serviço ali o meu está o No-ip(free) mas vou testar com esse outro que você falou
Opa, ignore o Service Type, o duckdns usa o CUSTOM, o no-ip vai usar o no-ip mesmo.
Mostrei para você observar se o gateway group está no Interface Monitor e no Interface to send update from.
Nesses 2 campos, você põe o gateway group -
@mcury mas é isso, no "no-ip" não tem essas duas funções, somente a primeira interface de monitorar.
-
mas é isso, no "no-ip" não tem essas duas funções, somente a primeira interface de monitorar.
verdade..
tenta o duckdns pra ver, no meu sempre funciona.
é tranquilo de criar conta lá, pode usar conta do google ou até do github. -
@mcury resolvido, eu entrei no Shell do pfsense
Procurei o crontab e coloquei esse comando*/5 * * * * root usr/bin/nice -n20 /etc/rc.dyndns.update
-
J johnpoz moved this topic from Firewalling
-
*/5 * * * * root usr/bin/nice -n20 /etc/rc.dyndns.update
Opa, que bom que resolveu.
Esse agendamento cron vai atualizar a cada 5 minutos independente se o link caiu, oq significa que se tiver uma queda, pode demorar até 5 minutos para atualizar o IP.
Normalmente isso não seria necessário, me pergunto se tem um bug na implementação do no-ip ou se é algo específico aí no seu setup.