Configurar Failover IPSec
-
Bom dia,
Eu tenho um túnel site to site da matriz(2 Links válidos) para a Filial(1 link válido), neste cenário, é possível configurar um failover ipsec na matriz? -
@D1MITRU said in Configurar Failover IPSec:
Bom dia,
Eu tenho um túnel site to site da matriz(2 Links válidos) para a Filial(1 link válido), neste cenário, é possível configurar um failover ipsec na matriz?Só por DNS.
Se tivesse 2 links nos 2 locais, poderíamos configurar IPsec VTI com OSPF ou BGP.No seu caso, crie um DDNS na matriz, e use ela no túnel.
Quando o link 1 da matriz cair, o DNS será atualizado e o túnel vai subir pelo link 2.
Mas isso demora um pouco, até alguns minutos para o túnel se estabelecer. -
@mcury Entendi, será que compensa fazer esse trabalho todo?
-
@mcury Outra dúvida, como eu criaria este DDNS e como configuraria nos 2 firewall? Nunca fiz algo do tipo
-
Entendi, será que compensa fazer esse trabalho todo?
Se você precisa de redundância quase que instantânea, eu colocaria mais um link na filial.
obs: Só pode ter CGNAT de um dos lados, o outro lado precisa chegar pacote pela WAN, pode ser tanto IP público direto na interface (preferível), ou como DMZ do modem com IPsec ALG habilitado no modem da provedora.
Outra dúvida, como eu criaria este DDNS e como configuraria nos 2 firewall? Nunca fiz algo do tipo
Eu uso duckdns.org para os meus, mas tem outros provedores desse serviço.
Verifique na aba do pfSense e escolha um, é simples.Você criaria um na matriz, criaria um gateway group de Failover e usaria esse gateway group para atualizar o dyndns, e usaria ele também no IPsec.
Do lado da filial, se você tiver IP público estático, você não precisa criar um dyndns para ela.
Caso o IP seja dinâmico, você vai precisar criar um para ela também.
Depois na configuração do túnel, você usa esse dyndns. -
@mcury Grato pela explicação.
Acredito que não irá valer a pena este trabalho.