Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PfSense parou de atualizar a versão (2.7.0-RELEASE (amd64))

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 4.1k Views 2 Watching
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • P Offline
      PerinSupport
      last edited by

Caros, tenho um PfSense rodando faz alguns anos, ele simplesmente parou de atualizar, atualmente está em:

2.7.0-RELEASE (amd64)
      construído em Wed Jun 28 03:53:34 UTC 2023
      FreeBSD 14.0-CURRENT

Pelo que vi a versão da comunidade já se encontra acima de 2.8

Isso seria uma limitação técnica, ou "fim de vida" dessa versão base, ou seria um erro?

Grato desde já a quem puder me ajudar.

acamouraA 1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • acamouraA Offline
        acamoura @PerinSupport
        last edited by

@PerinSupport a versão 2.7.0 não irá aparecer de fato o branch para ser selecionado para ser atualizado para a mais recente a 2.8.1

Essa versão já teve seu fim de vida.

Eu lhe recomendaria fazer um backup das configurações deste firewall e subir um lab em outro equipamento já com a versão mais recente 2.8.1 e importaria o seu backup da 2.7.0 nele para validar se todos os serviços que ele roda na versão 2.7.0 funcionará 100% corretamente na versão mais recente 2.8.1

P 1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • P Offline
          PerinSupport @acamoura
          last edited by

@acamoura Saudações, primeiramente obrigado pelo esclarecimento, contudo gostaria de atualizar ao menos para a versão 2.7.2 Stable, visto que estou parado na 2.7 RC... porém não estou conseguindo atualizar, até aparece lá a versão 2.7.2 Stable pra selecionar, por;em sempre diz que já está atualizado.

acamouraA 1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • acamouraA Offline
            acamoura @PerinSupport
            last edited by

@PerinSupport ok, como não consegue realizar o processo de atualização pela webgui, recomendo antes dos procedimentos a serem tentados por sua conta e risco, realizar um backup completo das configurações do seu ambiente que está rodando na 2.7.0 em produção.

Feito o backup você pode iniciar os procedimentos abaixo para ver sei isso irá ser possível realizar a atualização para a versão 2.7.2

Acesse o menu do console via SSH ou diretamente no equipamento.
            No menu do console, selecione a opção 13. Se não for possível determinar a versão 2.7.2, continue para o próximo passo.
            Execute o comando: pkg-static upgrade

Se o pkg-static upgrade falhar com uma mensagem sobre "kernel mismatch version", execute o comando: pkg-static upgrade -f
            Clique Sim quando solicitado a ignorar o erro.
            Em seguida, execute o seguinte comando para redefinir o pfSense para a versão de referência: pkg-static set -v 0 pfSense-rc
            Execute o upgrade novamente: pkg-static upgrade

Caso a conclusão da atualização seja realizada com sucesso, aguarde o sistema reiniciar.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
            • First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.