Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PFSense e Virtual Box

Portuguese
    2
    4
    641
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • P
      pedrohb
      last edited by

Bom dia pessoal!
      Estou inciando meus teste com PFSense e minha rede e o seguinte (via virtual box)
      WAN = DHCP
      LAN = IP Static
      Placas em Modos Bridge em interface wifi e cabeada.
      Placa com Intnet, para rede internar, nesse modelo seitei um ip statico.

Porém não consigo mais acessar meu PFsense via web de jeito nenhum. Por nenhum ip eu consigo acessa-lo via web, nem alterando de interface.
      Eu precisaria acessa-lo sem internet, ou seja, sem roteador ADSL.

Alguma dica ?

Obs: SO debian 9 (caso tenha alguma configuração no propio SO para aceitar isso).

Desde já Obrigado a todos!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        jorlando
        last edited by

Para seu notebook acessar o painel você precisa mudar a regra no firewall para permitir acesso via WAN, já que seu a máquina onde você roda o Vbox está recebendo IP no mesmo range do DHCP da Wan

Sua rede local no virtualbox vai estar inacessível. Para acessá-la você teria que criar rotas estáticas apontando para o IP WAN do pfsense e respectivas regras para redirecionar as portas 443, 80 e 22 para a LAN do pfsense.

• P
          pedrohb
          last edited by

Me de um exemplo de configuração neste sentido.

Obrigado!

• J
            jorlando
            last edited by

Minha utilização:

• Notebook rodando Virtualbox. IP: 192.168.10.123

No Virtualbox:

• pfsense virtual: IP WAN: 192.168.10.200
                                        IP LAN: 10.10.10.1

• Linux virtual: IP LAN: 10.10.10.107

Se eu quiser fazer alterações no pfsense virtual preciso inicializar as duas máquinas (pfsense e Linux) e acesso o webconfigurator através do Linux virtual utilizando o endereço 10.10.10.1 na janela de endereço do browser.

Ok, isso funciona, mas agora preciso fazer essas alterações através de máquinas na minha rede local 192.168.10.xxx. Preciso então criar uma rota para a rede 10.10.10.10 para o IP WAN do pfsense virtual. No windows o comando é o seguinte:

route add 10.10.10.0 mask 255.255.255.0 192.168.10.200

Acesse a console colocando 10.10.10.1 na janela do browser.

Na primeira vez que fizer isso, faça com as as duas máquinas virtuais, já que o pfsense irá bloquear acessos externos à sua rede LAN. Entre na console e adicione as regras necessárias no firewall (use o botão + para adicionar como Easy Rule)

Você pode também fazer o mesmo para que o acesso seja direto na WAN do pfsense, mas isso é uma má idéia em termos de segurança, então pra que treinar fazer isso, não é mesmo?

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.