[ RESOLVIDO ] Dispositivos não conseguem pingar GW
-
Bom dia Pessoal!
Precisava de uma ajuda de sempre deste forum!
Tenho uma interface LAN onde nela possuo 2 redes uma 10.2.0.0/24 com a vlan unttaged e outra 10.4.0.0/16 fechando tag com SW. Ja Ja criei os range no DHCP e os dispositivos ja conectam e pegam seus IPS.
O anormal é que não consigo dar um ping no GW da rede 10.4… que seria o 10.4.0.1. Ate fui no DHCP e coloquei o GW para apresentar.
Quando acesso a rede via windows e dou um ipconfig ele recebe o GW e se dou um route print aparece a rede 0.0.0.0 jogando no 10.4.0.1.
Entre os dispositivos desta rede eu consigo dar ping visto que também não preciso do GW, mas se tento navegar não funciona e como coloquei um captive portal nao cai nele visto que esta publico no IP do GW.
Alguém saberia o que posso estar errando? Ja criei uma regra no floatting liberando tudo...
OBS: Apenas o meu celular consegue dar ping no GW e funciona agora os outros 10 que testei não funciona.Grato a quem poder ajudar.
-
Monitora via tcpdump se o pacote está chegando na vlan.
Uma configuração que costumo fazer é deixar todas as redes da placa com vlan tag. Sei que a RFC permite configurar como você fez, mas históricamente, já tive problemas com configuração de vlan untag + vlan tag na mesma interface.
-
Monitora via tcpdump se o pacote está chegando na vlan.
Uma configuração que costumo fazer é deixar todas as redes da placa com vlan tag. Sei que a RFC permite configurar como você fez, mas históricamente, já tive problemas com configuração de vlan untag + vlan tag na mesma interface.
Marcelloc, obrigado pela dica, vou testar aqui..
Outra coisa que reparei, será que pode ser um problema mesmo MAC nas duas redes? Se for isso como poderia alterar? -
Ola,
Apenas para retornar, consegui resolver o problema.
Fo preciso fechar a tag nas duas redes no pfsense e depois de um reboot subiu tudo certo.Grato.