Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Malta tuga??

Portuguese
    15
    34
    24.5k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      moo
      last edited by

presente  ;D

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • F
        ffugita
        last edited by

Olá. Sou do Brasil e espero poder participar dessa comunidade!

Valeu!  ;D

• R
          rds_correia
          last edited by

Ahh, afinal sempre há mais Tugas e à mistura Brasileiros :D.

@ffugita
          Esta secção do forum é para a comunidade de utilizadores que falam Português.
          Dado que no Brasil a lingua oficial é o Português claro q és sempre bem vindo ;).
          Tu e todos os que queiram intervir em Português, seja lá qual for a sua nacionalidade.
          Aquilo que precisamos é de ideias e opiniões e de esclarecimentos de dúvidas que sejam colocadas por outros utilizadores no ambito do projecto pfSense ou dos sistemas operativos *BSD e dos seus "ports", "packages", etc…

@todos
          Alguem que esteja a utilizar SBCs Soekris tipo net4501 com o pfSense?
          Se sim, que tal acham?
          Já alguem experimentou a funcionalidade Host AP do pfSense?
          Não tenho nenhuma placa miniPCI 802.11a/b/g para experimentar mas neste Natal estava a pensar em comprar uma.
          Mas tenho um amigo Porto-Riquenho que tem e experimentou e que diz que ao fim de 24 horas a WRAP dele "se passou" completamente e que teve de lhe fazer um reboot.
          Ao mesmo tempo ele tem vindo a experimentar as imagens OpenBSD que estão neste site.
          Com essas imagens ele tem estado a correr a WRAP dele em modo Host AP sem problemas há mais de 1 mês e com velocidades espectaculares.
          Sendo assim não percebo porque é que os devs da pfSense e da m0n0wall passam a vida a dizer que não há nada como comprar um Access Point e de o ligar à OPT1.
          Se o meu amigo consegue velocidade e fiabilidade com a imagem OpenBSD porque é que a pfSense e a m0n0wall não conseguem?
          Eu pensava que era um problema dos *BSD e que o modo Host AP só funcionava bem em Linux mas os testes do meu amigo provam exactamente o contrário com OpenBSD…
          Alguem com opiniões acerca deste assunto?
          []'s

pfSense 2.2.4 running on a HP DL385 G5
          WAN bce(4) + LAN em(4) + OPTn em(4) with 10 VLANs + Snort + PPTP VPN soon to be trashed by OVPN

• K
            KiFFuSeR
            last edited by

Estou integrado numa rede wireless communitária em que usamos PC's genéricos e placas CM9 em modo Host AP e BSS com m0n0wall 1.2b7 e tudo funciona às mil maravilhas e com bons speeds numa rede com cerca de 25 utilizadores. Os nodes wireless chegam a ter uptime de semanas, indo abaixo apenas quando a EDP faz das suas, nunca foi necessário fazer reboot a nenhum deles. A rede gera bastante tráfego, sobretudo FTP. Apenas há um cliente ligado a 54Mbits e consegue sacar a cerca de 2200KB/s com um Linksys WAP54G em modo client. Os restantes clientes estão ligados a 11Mbits e têm um troughput acima dos 700KB/s, que é o limite para 802.11b. O backhaul entre nodes está feito a 5Ghz e apenas medi velocidade no momento da instalação, cerca de 3000KB/s.

A minha apreciação geral é que funciona muito bem, já era para ter feito upgrade para pfSense para tirar partido nas novas features e do novo driver ath, mas infelizmente ainda não houve tempo.

http://fungus-wireless.blogspot.com

• M
              moo
              last edited by

Até agora não tenho nenhum pfsense em produção, apenas alguns testes e com tudo wired num amd-300 com 3 interfaces de rede. Tenho uma soekris net4801 com openbsd e um prism2.5 mini-pci a funcionar com hostap e só tenho a dizer bem so setup (authpf para autenticação e ipsec). Relativamente ao pfsense talvez compre mais card flash e coloque na soekris por uns dias para ver como se comporta.

Relativamente às imagens do openbsd desse site tenho a dizer que o melhor é comprares um card flash writer e criares tu as tuas imagens à medida  ;)

Uma coisa que gostava de ver no pfsense era mais packages, meti-lhe os ports do freebsd mas alguns deles são bem problemáticos. Também tentei substituir o php que vem de raiz com o pfsense (sem muitas das funções que estou habituado a usar) e deu barraca  :-[

btw, nice fungus network  ;D

Abraço

• M
                moo
                last edited by

já agora, alguém já comprou alguma coisa aqui? http://www.yawarra.com.au/
                portes, alfândega? vale a pena mandar vir de lá alguma coisa?

tou a pensar comprar uma WRAP mas não sei onde  :'(

thanks

• R
                  rds_correia
                  last edited by

@moo:

Relativamente às imagens do openbsd desse site tenho a dizer que o melhor é comprares um card flash writer e criares tu as tuas imagens à medida  ;)

Pois mas, sabes, o problema é que sei muuuito pouco sobre *BSD e não creio que tenha capacidade para fazer isso sózinho sem ajuda ou sem manuais bem elaborados.
                  Sabes de algum sitio onde possa encontrar documentação bem elaborada para fazer a minha própria imagem?
                  @moo:

Uma coisa que gostava de ver no pfsense era mais packages, meti-lhe os ports do freebsd mas alguns deles são bem problemáticos. Também tentei substituir o php que vem de raiz com o pfsense (sem muitas das funções que estou habituado a usar) e deu barraca  :-[
                  [/quote]
                  Tou a ver…
                  Ainda por cima as imagens "embedded" da pfSense não trazem suporte de packages...
                  Espero que os devs mudem de ideias qd chegarmos à 1.0stable.
                  @moo:

Nope, nunca encomendei nada de lá nem do netgate.com.
                  Aliás quem encomenda os SBCs é um primo meu e ele manda vir directamente da fonte http://www.pcengines.ch/order1.php?c=2 ou http://cortexsystems.dk/shop/net4801_en/.
                  Quanto a portes não faço a menor ideia.
                  []'s

WAN bce(4) + LAN em(4) + OPTn em(4) with 10 VLANs + Snort + PPTP VPN soon to be trashed by OVPN

• K
                    KiFFuSeR
                    last edited by

@moo:

thanks

A Yamarra penso que é na Austrália, vindo de lá deve ficar carote. Eu mandei vir da tronico.net na Alemanha, os portes ficaram em 30€, mas foi algum material, WRAP's, outdoor box, radios CM9, pigtails, antenas, etc

• R
                      rds_correia
                      last edited by

@KiFFuSeR:

A Yamarra penso que é na Austrália, vindo de lá deve ficar carote. Eu mandei vir da tronico.net na Alemanha, os portes ficaram em 30€, mas foi algum material, WRAP's, outdoor box, radios CM9, pigtails, antenas, etc

Yep, a Yamarra é na Austrália.
                      Beeeiim!! Ó KiFFuSeR comé q te entendes com a shop da tronico.net?
                      Não vejo um boi daquilo…
                      Prontos, dá pra ver os modelos e os preços mas eu nunca ia conseguir encomendar nada de lá...
                      Já agora, granda Fungus network!! :D
                      Dêem-lhe Tugas que eu agora vou ver o jogo do FCP.
                      Inté

• K
                        KiFFuSeR
                        last edited by

Tb não percebo nada de alemão, mas tratei de tudo em inglês através da troca de emails com o Dennis.

• M
                          moo
                          last edited by

@rds_correia:

@moo:

Pois mas, sabes, o problema é que sei muuuito pouco sobre *BSD e não creio que tenha capacidade para fazer isso sózinho sem ajuda ou sem manuais bem elaborados.
                          Sabes de algum sitio onde possa encontrar documentação bem elaborada para fazer a minha própria imagem?

é muito fácil usar o script so chris, inclusivamente eles no site dizem que as criam com ele. O ideal é teres um sistema openbsd onde efectuares todo o processo, por defeito acho que ficas com um sistema de 16MB, para conseguires os 12MB que eles têm no site já precisas de um pouco de know how… se quiseres mais funcionalidades também vais precisar do mesmo know how. De qualquer forma para uma boa firewall a configuração default é óptima. No mesmo site encontras uma espécie de howto... de qualquer forma qualquer problema diz.

Vou ver se me decido então onde comprar a board...

Obrigado.

• R
                            rds_correia
                            last edited by

Hmmm, tou a ver…
                            Já agora quais serão as principais diferenças entre o Flashdist e o Flashboot?
                            Do pouco que li, não sei porquê, fiquei com a sensação que o Flashdist usa o CF card em modo writable e que o Flashboot o coloca em read-only e que usa a RAM drive para toda a configuração.
                            Será que estou certo?
                            É que nesse caso o Flashdist é mau para os CF cards pq só se podem escrever x de vezes.
                            O que dizem?
                            []'s

• R
                              rds_correia
                              last edited by

@moo:

…No mesmo site encontras uma espécie de howto...

Boa não encontro o how-to  ???.
                              Dizes que o posso encontrar no site do Flashdist ou no site da Yawarra?
                              Obrigado.

• M
                                moo
                                last edited by

@rds_correia:

Hmmm, tou a ver…
                                Já agora quais serão as principais diferenças entre o Flashdist e o Flashboot?
                                Do pouco que li, não sei porquê, fiquei com a sensação que o Flashdist usa o CF card em modo writable e que o Flashboot o coloca em read-only e que usa a RAM drive para toda a configuração.
                                Será que estou certo?
                                É que nesse caso o Flashdist é mau para os CF cards pq só se podem escrever x de vezes.
                                O que dizem?
                                []'s
                                [/quote]

Para ser sincero nunca usei o flashboot. Relativamente ao flashdist ele usa o CF como read-only por defeito. Depois podes ir ao fstab e meter como readwrite. Se quiseres fazer alguma alteração na configuração também precisas de colocar antes como rw e depois novamente como ro. Os logs podes definir aquando da instalação se os queres fazer num syslog remoto ou na ramdrive.
                                Quanto aos CF morrerem ao fim de x escritas, não sei qual é esse x (creio que é bastante alto) mas posso-te dizer que tenho usado o meu constantemente como rw desde acerca de 7/8 meses e ainda não morreu  8)

@rds_correia:

@moo:

…No mesmo site encontras uma espécie de howto...

Boa não encontro o how-to  ???.
                                Dizes que o posso encontrar no site do Flashdist ou no site da Yawarra?
                                Obrigado.

aqui: http://www.nmedia.net/~chris/soekris/install.html
                                é só transpores as instruções do 4501 para a soekris que tiveres, basicamente só muda o config do kernel.

[[]]

• R
                                  rds_correia
                                  last edited by

Boa, tou a ver que não me consigo decidir quanto à solução que devia experimentar.
                                  Mas acho que com tanta popularidade vou optar pela Flashdist…
                                  Ah!, como é q eu deixei escapar essas instruções?
                                  Acho q andava mesmo à procura da palavra howto ???.
                                  Mas mesmo assim acho q não vou conseguir com essas instruções.
                                  Eu dpois digo qq coisa.
                                  Abraços

• F
                                    ffugita
                                    last edited by

@moo:

[/quote]

Desculpe mudar o assunto , mas qual versão do pfsense você utilizou para adicionar os ports? A versão developer?
                                    Estou tendo problemas parecidos….  :-[

• M
                                      moo
                                      last edited by

@ffugita:

Desculpe mudar o assunto , mas qual versão do pfsense você utilizou para adicionar os ports? A versão developer?
                                      Estou tendo problemas parecidos….  :-[
                                      [/quote]
                                      Sim, versão developer. Se também quiseres o php com pear, entre outros, usa os ports do próprio pfsense. Já consegui colocar lá o php como queria sem problemas. Relativamente aos ports do freebsd também é possível usar. O problema com o php dos ports do freebsd é que estourava com o Webgui… mas se usasses qualquer outro script teu já funcionava... a solução é usar a versão dos ports do pfsense. Para outros programas podes usar os ports do freebsd...

cya

• S
                                        spacemind
                                        last edited by

Mais um tuga aki :D

Sem Mais
                                        SpaceminD

• R
                                          rds_correia
                                          last edited by

@spacemind:

Mais um tuga aki :D

Sem Mais
                                          SpaceminD

Ah ganda maluco! e ainda por cima acabadinho de se registar. ;D
                                          Bem vindo a bordo spacemind :)

• K
                                            KaYs3r
                                            last edited by

e mais outro  :)

Space ta tudo?  ;)

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.