Speedy Business, erro na WAN
-
Olá pessoal,
Sera que alguém poderia me ajudar, eu estou aprendendo sobre o pfSense agora. Fiz uma instalação em casa usando 1 WAN PPPoE, 1 LAN e OPT1 para o Capitive Portal, configurei tudo e tudo funcionou perfeitamente. Quando levei o PC pra empresa, mudei a WAN pra DHCP, pois lá é IP Fixo (ETHoA ou algo assim) do Speedy Business, e não funciona mais nada. Se eu plugar o cabo do modem no meu PC, o modem atribui via DHCP o IP Publico na NIC do meu PC, no pfSense tb atribui o IP correto se eu plugar, porém o gateway fica como "link#3" e a internet não funciona. Não consigo pingar nenhum endereço da internet a partir da WAN.
Alguém já passou por isso?
Obrigado,
Ricardo

-
Opa seguinte qual a versão que tais usando? Outra coisa que podes tentar é colocar esse ip fixo.
-
Olá Rafael,
Estou usando a versão 1.2.2, eu já tentei colocar o ip fixo e não funciona também, ai quando eu clico em Status>Interface o campo gateway some.
-
ué que estranho, por acaso a máscara da sub-rede está correta? Coisa simples sei mas as vezes passa despercebido, faça um teste com a versão 2, ou com a 1.2.3
-
Cara não se esqueça do scriptzinhu basico de autenticacao speedy business infelizmente tem autenticacao assim a telefonica consegue vender + LP hehe ….. eu fiz um scriptzinhu se quiser posso passar de boas !
Depois é só editar o velho config.xml hehe e meter a cron lá ...
se tentar fazer a cron direto num rola já tentei rs rs .... o script não roda se num for colocar os paremetros no xmlValew Abraços ...
-
John, aqui não precisa autenticar, mas de 30 em 30 dias aparece aquela janela do speedyzone, ai eu coloco a senha e pronto, só aparece depois de 30 dias.
Então Rafael, testei com a versão 2.0 e funcionou com IP Fixo. O que eu fiz, criei um Gateway na lista de gateways só pra IPV4 e deixei o IPV6 desabilitado, ai funcionou, eu não quis deixar esta versão funcionando, pq ainda é alpha e não funcionou o Captive Portal. Mas eu acho que tudo esta relacionado com o IPV6 mesmo, alguém sabe como desabilitar o IPV6 direto no pfSense?
Abraço e obrigado pelas respostas.
Ricardo -
Então Doutor dessa autenticação mesmo que eu to falando ! :) … para não ficar dando dor de cabeça ... pensa se fosse remoto etc e ai ? ...
Abraços a todos ! -
po mas que bela shit essa speedy eim ta loco!
-
É realmente é um coco o Speedy Business …. falo isso porque uso ! ... rs infelizmente não tenho outra tecnologia disponível na região
Bizarro eu implementei a autenticacao em uma maquina virtual de teste com o 2.0 e rolou de boas !!! quando da um cat lá no /etc/crontab ta lá a cron bonitinha que agente adiciona no config.xml agora na versao 1.2 não ta rolando ....... na versao 1.2 tem que fazer algo a mais sera ?! dar um boot nele ... talvez ?!
E ta em produção =(
Abraços a todos
-
Ola pessoal, estou contribuindo para a comunidade pois passei por isso esses dias em uma empresa, realmente aparece o link #2, ou link #3 de acordo com a configuracao da placa ou seja wan ou opt1, definir manualmente as configurações de ip sem ser por DHCP, e adicionar o script de envio de login e senha via post.
usando o script de autenticação do BRMA resolve, e adicionar no crontab a verificacao de 10 em 10 min.
Entao vamos lah
Arquivo /root/bin/authspeedy.sh
#!/bin/sh ############################################################################### # SPEEDY BUSINESS - HOWTO # ############################################################################### # Autor : Edison Figueira Junior - <efigueira@brc.com.br># Mantenedor: BRconnection - http://www.brc.com.br # Data : 18/08/2003 - 07/10/2002 # Vers\xe3o : 2.0 # Copyright : LIVRE - Este script/howto pode ser alterado/modificado e # redistribuido, mantendo-se apenas a identifica\xe7\xe3o do Autor e Mantenedor. # A Telefonia em Setembro/Outubro de 2002 decidiu que os SPEEDY - BUSINESS com # IP fixo dever\xe3o ser autenticados. # Essa autentica\xe7\xe3o diferentemente do SPEEDY HOME n\xe3o utiliza o pppoe. # Foi desenvolvido um mecanismo de autentica\xe7\xe3o propriet\xe1rio, porem muito # simples de se implementar. # # COMO FUNCIONA !!! # ----------------- # # Quando um pacote de rede (TCP/IP) \xe9 enviado para a internet atraves do SPEEDY, # o roteador da TELEFONICA verifica se tem o bit Host-Key esta setado para a sua # conex\xe3o, caso contrario o roteador desvia sua requisi\xe7\xe3o para uma p\xe1gina de # login. # Essa pagina hoje esta trabalhando na porta 85, porem n\xe3o deixa de ser protocolo # http. # Dois campos deste formul\xe1rio devem ser preenchidos: Login/Senha. # O Campo login dever ser preenchido da seguinte forma: login@provedor.com.br. # Esse login/senha tem que ser obtido com o seu provedor. # COMO AUTOMATIZAR A CONEXAO COM LINUX ? # -------------------------------------- # Usu\xe1rios do BRmultiaccess que possuem qualquer tipo de contrato, e que tenham # a versao 3.6-2 ou superior, ser\xe3o atualizados automaticamamente, bastando # apenas configurar o login e a senha em Conf >> Speedy Business, os que nao # possuem contrato poder\xe3o baixar a atualiza\xe7\xe3o atraves do site # http://www.brc.com.br. # Os usu\xe1rios de Linux no geral podem utilizar o script que segue abaixo: ## ChangeLog # 18/03/2003 - incluido a nova URL de autentica\xe7\xe3o, a anterior ainda nao foi removida # pois ainda existem SPEEDY com autenticacao nessa URL. ## ChangeLog # 22/03/2003 - A vers\xe3o 2.0 apresentou problemas com o RedHat7.1. # Foi alterado a estrutura das vari\xe1veis para "postagem" # dos dados atrav\xe9s do lynx e agora o teste de conectividade # se baseia no ping. Caso o ping retorne "100% packet loss" # \xe9 realizado a autentica\xe7\xe3o e caso contr\xe1rio, n\xe3o. # # Testado ok com Lynx Vers\xe3o 2.8.4dev.16 (01 Jan 2001) USERNAME="usuario@terra.com.br"; ### Coloque o seu login aqui nesta variavel ### PASSWORD="senha"; ### Coloque aqui sua senha nesta variavel ### URL_TEST="200.176.3.142"; #USERNAME="internet@speedy.com.br"; #PASSWORD="internet"; #URL_TEST="200.204.0.10"; POST_DATA="username=$USERNAME&password=$PASSWORD"; RET_TEST=`/sbin/ping -c1 $URL_TEST |/usr/bin/grep '100% packet loss'`; # Verifica conectividade com a internet if [ -z "$RET_TEST" ]; then #echo "Ja esta conectado !"; exit 0; else echo "Conectando ..."; echo -e $POST_DATA |/usr/local/bin/lynx --dump --accept_all_cookies -post_data http://200.171.222.93:86/wsc/servlet/logon.do?CPURL=&username=$USERNAME&pas sword=$PASSWORD&bInternet=internet; fi</efigueira@brc.com.br>
no crontab:
*/10 * * * * /root/bin/authspeedy.sh
Espero ter ajudado.
-
Obrigado pela dica de autenticação do Speedy tenho um script aqui porem não funciona no FreeBSD em linux funciona ….
Não conheço de FreeBSD pode ser o caminho então ? Porque o script que estava testando usar estava dentro de outro diretório dentro de /usr/local/sbin/speedy.sh e não rola de jeito nenhum ... :(
Ele roda porem não autentica ... rodando ele na "mão" ele funciona no BSD tranquilo isso que eu achei estranho ! ...
Outra coisa é trocar o shell estava lendo o Handbook e não funcionou como estava falando lá ... não consegui alterar o shell padrão instalei antes ele via pkg_add -r tudo certinho + não funciona a troca
Obrigado pela ajuda !
Abraços a Todos