Pfsense + VLAN TAG Projeto rodando
-
Ola pessoal,
Gostaria de mostrar como o meu Pfsense esta rodando e ajudar o pessoal que queria fazer algo parecido.
Tenho na empresa Pfsense instalado em uma maquina DELL Desktop P4 2.6Ghz e 512MB + HD 40,
Ele esta rodando da seguinte maneira.
4 Placas Fisicas =
3x WAN
WAN 1 = Virtua 8MB
WAN 2 = Virtua 4MB
WAN 3 = GVT 1MB IP FIXO1x LAN (COM 7 INTERFACES VIRTUAIS USANDO VLAN TAG,100,200,300,400,500,600,700)
VLAN 100 - 10.10.1.1/24 = Internet
VLAN 200 - 10.10.2.1/24 = Rede servidores
VLAN 300 - 10.10.3.1/24 = Computadores do usuários Ethernet
VLAN 400 - 10.10.4.1/24 = Dispositivos de rede
VLAN 500 - 10.10.5.1/24 = Computadores de usuários Wireless
VLAN 600 - 10.10.6.1/24 = Rede VPN
VLAN 700 - 10.10.7.1/24 = VOIPTodas as redes locais se falam entre si e acessam a internet de forma direta usando todas as conexões WAN com LOAD BALANCE.E bem simples basta criar uma regra no firewall e mudar o gateway e por o LOADBALANCE que vai esta listado na listas de gateways.
No caso das VLAN TAG, tenho um switch gerenciável e botei na porta que esta ligado no pfsense os tag nela com todas esses IDs, já no pfsense crie uma interface virtual baseada na LAN e botei uma ID de vlan nela.
Na verdade isso aqui não e bem para ensinar a fazer e sim dar uma noção que e possível, ate eu mesmo me surpreendi com os recursos possíveis com o Pfsense 1.2 Stable.
Gostaria de também dar a ideia de passar esses recursos todos com interfaces e gerenciamento para VMWARE ESXi será que alguém tem uma idéia, tenho tentado aqui mais sucesso pois o VMWARE aceita apenas 4 interfaces por VM que no meu caso chegam a 7Virtuais com mais 4 físicas.Quando uso o Pfsense e ponho TAG na porta que no caso estaria nas mesma condições do meu pfsense instalado em uma maquina física não consegue funcionar, acho que o VM não permite passar os TAG das VLANs
Gostaria que o pessoal comentasse a respeito.Obrigado a todos e ao pessoal do desenvolvimento do Pfsense que são geniais.
-
Muito legal, tens uns equipamentos eim, esses swithcs gerenciaveis são um sonho de consumo, mas os pobres mortais aqui se contentam com uns dlink e encore simples, mas parabéns ae pelos testes. 8)
Ei Ronaldo tens msn por acaso, precisava trocar umas idéias ae, essa sua solução ae pode ser que eu venha a adotar em um cliente, se quiseres e tiveres vontade de conversar fico agradecido desde já.
-
Caro Ronaldo,
Estou iniciando no pfsense e você tem a solução do que eu estou procurando. Tem como você disponibilizar um pequeno tutorial no que se refere as vlans e as rede virtuais? O meu ambiente é bem parecido com o seu.
Obrigado,
Marcos -
Ola pessoal,
Gostaria de mostrar como o meu Pfsense esta rodando e ajudar o pessoal que queria fazer algo parecido.
Tenho na empresa Pfsense instalado em uma maquina DELL Desktop P4 2.6Ghz e 512MB + HD 40,
Ele esta rodando da seguinte maneira.
4 Placas Fisicas =
3x WAN
WAN 1 = Virtua 8MB
WAN 2 = Virtua 4MB
WAN 3 = GVT 1MB IP FIXO1x LAN (COM 7 INTERFACES VIRTUAIS USANDO VLAN TAG,100,200,300,400,500,600,700)
VLAN 100 - 10.10.1.1/24 = Internet
VLAN 200 - 10.10.2.1/24 = Rede servidores
VLAN 300 - 10.10.3.1/24 = Computadores do usuários Ethernet
VLAN 400 - 10.10.4.1/24 = Dispositivos de rede
VLAN 500 - 10.10.5.1/24 = Computadores de usuários Wireless
VLAN 600 - 10.10.6.1/24 = Rede VPN
VLAN 700 - 10.10.7.1/24 = VOIPTodas as redes locais se falam entre si e acessam a internet de forma direta usando todas as conexões WAN com LOAD BALANCE.E bem simples basta criar uma regra no firewall e mudar o gateway e por o LOADBALANCE que vai esta listado na listas de gateways.
No caso das VLAN TAG, tenho um switch gerenciável e botei na porta que esta ligado no pfsense os tag nela com todas esses IDs, já no pfsense crie uma interface virtual baseada na LAN e botei uma ID de vlan nela.
Na verdade isso aqui não e bem para ensinar a fazer e sim dar uma noção que e possível, ate eu mesmo me surpreendi com os recursos possíveis com o Pfsense 1.2 Stable.
Gostaria de também dar a ideia de passar esses recursos todos com interfaces e gerenciamento para VMWARE ESXi será que alguém tem uma idéia, tenho tentado aqui mais sucesso pois o VMWARE aceita apenas 4 interfaces por VM que no meu caso chegam a 7Virtuais com mais 4 físicas.Quando uso o Pfsense e ponho TAG na porta que no caso estaria nas mesma condições do meu pfsense instalado em uma maquina física não consegue funcionar, acho que o VM não permite passar os TAG das VLANs
Gostaria que o pessoal comentasse a respeito.Obrigado a todos e ao pessoal do desenvolvimento do Pfsense que são geniais.
Olá Rafael,
Eu possuo um pfsense com 4 placas de rede.
rl0=Wan
rl1= Lan
xl0= vlan 1 cabo ligado na porta 1 (tagged) switch 3Com 4200
xl1= vlan 1 cabo ligado na porta 1 (tagged) do segundo switch 3Com 4200Estou tentando rodar 44 vlans divididas em 2 switch´s
Já instalei o pfsense e já configurei as vlans nos switch´s - porta que comunica com placa xl0 e xl1 estão Tagged, demais portas que se comunicam com os clientes (computadores, roteadores, etc) estão Untagged.
Já consegui liberar acesso a internet para todas as Vlans. O que eu não estou conseguindo é isolar todas elas, ou seja, fazer com que cada vlan só troque pacotes com internet. Nenhuma vlan pode "enchergar" a outra.
Você teria alguma ideia para me dar?
Agradeço desde já.
Flanandorj
-
Uma idéia legal seria nós, no tempo livre, começar-mos a fazer uns tutoriais, simples mesmo, mas que fossem de fácil entendimento, tanto pra quem tá chegando quanto pra quem já está utilizando, o que vocês acham?
-
Legal, parabéns pela administração da sua rede. ;D
Possuo aqui na minha rede 4 interfaces.
2 WAN com Load Balance e Fail Over
1 Wifi com captiveportal open AP
1 Wifi fechadatudo funciona lindo, perfeito. Estou com problemas com o imspector. Não consigo
injetar mensagens nos MSN da rede.Algo assim: Quando vc abrir a tela do MSN o próprio IMSPECTOR colocaria a mensagem:
–->> O Administrador informa que toda conversa será monitorada <<---Fora isso o meu pfsense se comporta com um bom cão de guarda.
Ao nosso amigo das 44 vlans, crie regras no FW para dropar os pacotes entre as redes. deixando apenas o acesso a internet.
-
Ronaldo, legal você ter compartilhado o seu ambiente!
Quanto a parte de virtualizar (e pelo tempo que tem este tópico) gostaria de saber se você copnseguiu resolver o caso das 4 LANs.
Já tentou rodar em cima de XenServer? Pelo que sei ele vai até 7 VIFs (Virtual Interfaces).:)
Att.
-
Ronaldo,
Lindo ambiente! Parabens!!! ;)
Qual a versão do ESXi que voce está usando?
O ESXi3.5u4 tem essa limitação mesmo(Por conta de limitações de slots PCI virtuais??). Mas, o ESXi4.0 utilizando versão 7 do hardware virtual, suporta até 10 NICs virtuais do tipo E1000(Recomendável para o pfsense, pois continua suportando traffic shape e 802.1q por exemplo). Com os outros tipos de NIC virtual eu não sei dizer o limite.Quanto a repassar os quadros de VLAN intactos para a VM do PfSense, voce pode configurar o "Port Group" onde a NIC virtual esteja configurada com a seguinte VLAN ID: 4095. Acredito que só deva funcionar caso a NIC fisica do seu servidor suporte nativamente quadros de VLAN.
Em minha opnião e baseado no que voce escreveu, eu tentaria algo como a sua solução. Mais uma vez parabéns!
Espero que o texto te ajude. Abraços
Astor