Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Msn no load balance

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 4 Posters 4.9k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • P Offline
      persaud
      last edited by

Olá pessoal… estou com um problema na minha rede em relação ao msn.. tenhu um pfsense fazendo load balance de um link da Embratel de 512k e um link da Velox de 1mb e outro servidor pfsense fazendo o squid desses dois links..

Eu quero q o msn da minha rede acesse usando propriamente o link da velox e nao usando os dois no load balance.. eu quero q a conexao do msn passse soh pelo link da velox.... quero saber se eu tenhu q configurar isso no servidor do squid ou no servidor do load balance!?? e quais sao essas configuracoes!!

Obrigado.. agradeço o retorno!!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • F Offline
        Flubber
        last edited by

Você vai configurar nas Rules para o trafego da porta 1863 passe pelo link da Velox, no PF do Load Balance.

Só por curiosidade, pq instalou dois servidores PF Sense ??

• P Offline
          persaud
          last edited by

cara…eu nao consegui de jeito nenhuma colocar o squid pra gerenciar as duas conexoes.. ele soh gerencia a conexao da wan.. OPT1 ele nao enxerga...eu vejo no traff grafic q nao passa nada pelo OPT1 soh pela wan quando o squid ta ativado!
          ae eu tive q fazer o server squid pra passar os dois...
          aproveitando essa pergunta q tu fez.. tu sabe fazer o squid enxergar o load balance no mesmo servidor?!?!???!

• F Offline
            Flubber
            last edited by

Qual interface está seleciona no seu Proxy Server (Squid) ?? Aparentemente eu perguntei pois não vi necessidade criar dois servidores para isso, não utilizo o Load Balance ainda, estou para adquirir um link para testar.

Você usa proxy transparente ??

Tipo o que eu verifiquei quando você libera suas portas LAN, você irá selecionar por qual Gateway vai sair o trafego, neste caso se o link seu da Velox cair, o Msn não vai funcionar automaticamente, você terá mudar o Gateway manualmente.

• P Offline
              persaud
              last edited by

certo em relação ao load balance eu pesquisei no forum e vi alguns topicos em relacao a isso.. e todos disseram q tem q ser feito um outro server pra fazer o squid..por q quando eu seleciono a interface LAN pra gerenciar o squid soh consegue pegar a conexao da wan e nao dos dois links entende!!!
              soh q uma vez cheguei a perguntar de um amigo meu ele disse q conseguiu fazendo com q o squid force a identificação dos dois links no mesmo servidor soh q ele nao me explicou como se faz =p

eu uso proxy transparente sim!!

e quando eh feito o load balance eh criado um outro gatway e nao mais o default ae eu seleciono lah nos Rules da LAn q a saida vai ser pelo gateway do load balance e nao mais pelo default..

em relacao ao msn eu to ciente q se o link da velox cair o msn nao acessa mesmo…mas isso eh muito dificil acontecer...mas facil o link da embratel cair... jah to desde o começo do ano com velox e nao caiu nenhuma vez!!!

se voce fizer o teste com o load balance no mesmo servidor do squid vc me fala se vc conseguiu..

Obrigado!!!

• P Offline
                persaud
                last edited by

tava fazendo os testes aqui.. nao deu certo nao.. ele continua passando normal pello balanceamento
                eu fiz assim:
                Proto  Source  Port  Destination  Port        Gateway        Schedule  Description
                TCP          LAN net  *      *          1863  200.245.196.129                msn

eu ateh fiz o teste bloqueando colocando o gatway default e bloqueando a porta..mas mesmo assim ele conecta.. eh como se nao tivesse fazendo efeito!!!

• R Offline
                  rafael.cardoso
                  last edited by

por causa do proxy transparente, esses msn novo da vida ae além da porta 1863 ele usa a 80 pelo que percebi na empresa que fiz uns testes

Respect is Everything!

• F Offline
                    Flubber
                    last edited by

@rafael.cardoso:

por causa do proxy transparente, esses msn novo da vida ae além da porta 1863 ele usa a 80 pelo que percebi na empresa que fiz uns testes

Ele também usa a porta 80, mas se você bloquear a 443 ai não conecta mesmo. Eu falo pq uso proxy transparent por enquanto e não conecta de jeito nenhum. Hoje as portas que você tem que liberar são as 443 e 1863, as demais que ele utiliza não fazem falta. (Consultei esse link da Microsoft http://support.microsoft.com/kb/927847/pt-br ). O pfsense pra mim em questão de regras só precisa de mais uma coisa, liberar portas não só por IP mas também por dominio, ai fica show.

• H Offline
                      heitor.lessa
                      last edited by

O que o flubber disse está corretissímo, os novos msn´s além da porta 1863-1864 utilizam-se da porta 80 para evitar os bloqueios.

A melhor forma para resolver esta questão é criar uma VM somente com o MSN, através do pfSense use o sniffer (tcpdump) ou via WebGUI -> Packet Capture, e coloque na opção host ou src (tcpdump) o IP da VM, logo que começar o sniffer tente conectar-se ao MSN, após conectar-se pare o sniffer e veja os logs, constará os endereços IP´s que o mesmo percorreu para se conectar, faça isso mais de uma vez para ver se não há mais de 2 ou 3 endereços.

Depois de capturados além da regra da LAN para qualquer destino na porta 1864-1864, faça a regra:

Source  Destination                          Gateway
                      LAN      IP´s que capturou ou Alias      Gateway que quer sair.

;)

Qualquer outra dúvida poste.

Att.
                      Heitor Lessa
                      Blog -> http://tinodiaadia.wordpress.com

• P Offline
                        persaud
                        last edited by

eu fiz o teste do "Packet Capture" e toda vez enchergava  a porta 443, 1863 e as vezes os 1864 pra cada porta era designado um ip diferente eu fiz uns 5 testes de captura de pacote ele mostrou mais de 15 ips diferentes e essa lista nao parava de crescer….

eu tentei fazer o teste de bloquear somente as portas 443, 1863 e 1864 que sao essas portas q aparece sendo capturadas pelo "packet capture" mas mesmo assim ele passa tranquilo......
                        eu tentei colocar os ips tambem..mas acontece q ele sempre muda de ip... entao eh praticamente impossivel...

lembrando q quero fazer o teste de bloqueio pra ter certeza q ta funcionando as regras q criei a minha intenção eh fazer com que essas portas e ips passem por um link soh no meu balanceamento..mas antes quero saber quais sao os dados da regra...

Obrigado..aguardo retorno!!

• H Offline
                          heitor.lessa
                          last edited by

Pelo visto a versão do MSN é a 2009 né?

Eu não precisei bloquear mais o msn, ou efetuar qualquer alteração.

Mas, se for o 2009 creio que somente a regra de firewall não vai ajudar muito, tendo em vista que são diversos IP´s que o mesmo conecta.

Em conjunto com as regras (Crie um alias para todos os ip´s que encontrar.) crie acl´s usando mime type em Custom Options no squid caso o tenha.

A mais antiga e usada de todas na época que eu precisava efetuar o bloqueio é:

acl msn rep_mime_type ^application/x-msn-messenger$
                          http_reply_access deny msn

Vou ver se amanhã consigo fazer o download do msn e sniffar pra ver se consigo bloquear e te falo, já que é a dúvida de muitos aqui no forum.

Att.
                          Heitor Lessa
                          Blog -> http://tinodiaadia.wordpress.com

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.