Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PFSense com VLAN e Multilink

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 3 Posters 2.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      danilocaisnetwork.com.br
      last edited by

Galera,

Estou homologando o PFSense para ser usado como firewall. Estou com o seguinte cenário:

Servidor com 2 NICs;
      Switch Cisco 2950 with 48 portas 10/100 e 2 10/100/1000.

Este servidor recebe 4 links de internet na interface WAN através de vlans:
      1 PPPoE
      1 DHCP (cable modem)
      1 estatico
      1 estatico

Estou seguinte a documentacao do site que descreve o procedimento, mas está acontecendo o seguinte:

Link PPPoE: funciona blz
      Link DHCP (cable): nao consegue receber IP
      Links estáticos: aparece as entradas ARP, mas nao consigo nem pingar no IP das interfaces, estando na mesma Vlan.

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • J
        johnnybe
        last edited by

Você reiniciou os modens dos provedores e também o pfsense após a configuração das interfaces?
        Já me aconteceu isso numa topologia muito mais simples, com apenas uma wan a cabo.

you would not believe the view up here

• D
          danilocaisnetwork.com.br
          last edited by

Já sim. O interessante é que se eu faço o procedimento com a interface física (sem o uso da subinterface) funciona perfeitamente.. mas quando quero fazer com a subinterface + vlan, nao funciona.

Estou desconfiando que pode ser a NIC que nao suporta VLAN. Estou instalando num servidor IBM xSeries 346, com uma placa broadcom.. nao é possível que um servidor desse (4 anos fabricacao) nao tenha suporte a isso.

Hoje vou fazer uns testes com um PC normal que tenho para testes. Posto aqui o resultado.

Valeu parceiro!

• JackLJ
            JackL
            last edited by

@danilo@caisnetwork.com.br:

Já sim. O interessante é que se eu faço o procedimento com a interface física (sem o uso da subinterface) funciona perfeitamente.. mas quando quero fazer com a subinterface + vlan, nao funciona.
            Estou desconfiando que pode ser a NIC que nao suporta VLAN. Estou instalando num servidor IBM xSeries 346, com uma placa broadcom.. nao é possível que um servidor desse (4 anos fabricacao) nao tenha suporte a isso.
            Hoje vou fazer uns testes com um PC normal que tenho para testes. Posto aqui o resultado.

@danilo,

Certamente não tem haver com o suporte do NIC em relação as tuas VLANs. Afinal para a placa de rede isso é transparente, correto?
            Pelo que percebi vc está fazendo VLAN Trunk e entregando tudo via cabo UTP (conexão local) no PFSense…

Procure "assinar as interfaces de rede", no console do PFSense (ambiente texto). Pelo que você menciona, pode ser um apenas um problema de negociação de velocidade da interface de rede com a outra ponta (switch). Quando vc (RE)assina a interface, ela volta a negociar a velocidade nominal de trabalho fim-a-fim. ;-)

Abraços!
            Jack

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com
            Soluções: https://conexti.com.br

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.